Depois de quase uma década dedicada aos filtros para camiões, autocarros, tratores agrícolas, empilhadores ou máquinas industriais, a Globalfiltros decidiu apostar na diversificação de produtos, comercializando agora baterias e lubrificantes para o negócio “pesado”.
TEXTO PAULO HOMEM
Quando há quase dois anos a revista PÓS-VENDA PESADOS esteve na Globalfiltros para uma primeira reportagem, ficámos logo com a certeza que voltaríamos. Já nessa altura, os gerentes Sérgio Vieira e Gualter Vieira tinham novos projetos para a empresa no que diz respeito a novos
produtos e representações.
De facto, a Globalfiltros já em 2017 tinha apostado nas baterias, representando a conceituada marca Tudor e entrando em 2018 com mais uma representação, neste caso os lubrificantes da Oleoblitz (apenas para aplicações em veículos pesados), marca pertencente ao universo Petronas. A especialização de dez anos em filtros, para aplicações em todo o tipo de veículos pesados (camiões, autocarros, tratores agrícolas, empilhadores, máquinas industriais, etc), permitiu à Globalfiltros granjear um enorme conhecimento deste setor, com uma grande especificidade fruto da multiplicidade de aplicações.
Também sempre foi apanágio da Globalfiltros trabalhar com produtos de qualidade. Desde a sua fundação, que a WIX (segundo maior fabricante mundial de filtros) assumiu protagonismo na empresa.
Mas como forma de complementar a gama de produtos e de atender a necessidades muito especificas de determinados clientes, foram também introduzidas na gama as marcas Parker Racor (especializada em filtros separadores de combustíveis com uma forte presença na componente hidráulica) e FleetGuard (que possui a mais completa gama em termos de filtração para maquinaria pesada).
NOVAS MARCAS
Seguindo a política que a Globalfiltros tem tido desde a sua fundação, a aposta em novas representações teria que se centrar na qualidade. É assim que aparece a marca Tudor, que segundo Sérgio Vieira é “a melhor parceria de negócios que poderíamos ter. É não só uma marca com uma história muito grande para contar e que fala por si própria, mas também é uma marca que oferece todo o tipo de garantias”.
Para além do preço e da qualidade, o serviço e a logística foram fatores considerados como importantes para a empresa avançar com a Tudor no mercado, ao qual se junta todo o conhecimento que a Globalfiltros tem do setor dos “pesados” e que poucos operadores em Portugal têm.
“Vejo muito mais vantagens que desvantagens em trabalhar com uma marca como
a Tudor”, refere Sérgio Vieira. “O negócio dos filtros é indissociável do negócio das
baterias. Aliás, também isso é válido para os lubrificantes, pois o caminho que leva
um filtro, uma bateria e um lubrificante para o cliente é exatamente o mesmo,
que é a logística”.
LUBRIFICANTES
A Oleoblitz é a aposta mais recente da Globalfiltros. Tal como nas baterias, também a Oleoblitz é uma marca com muita história (130 anos de vida) com “muita qualidade e com uma enorme margem de progressão no nosso mercado”, explica Sérgio Vieira.
O negócio Oleoblitz surge nesta empresa de Maia como uma parceria efetiva entre três empresas: a própria Globalfiltros, a Petronas (marca a que pertence a Oleoblitz) e a Sofrapa (representante oficial da Oleoblitz, que opera sobretudo no setor dos ligeiros).
“Existe um respeito mútuo entre os três parceiros, ficando a Globalfiltros com a responsabilidade de desenvolver o negócio da Oleoblitz nos setores em que opera ao nível dos veículos pesados, isto é, para aplicações Heavy Duty”, refere Sérgio Vieira. A gama Oleoblitz HD é concebida parautilização em camiões, máquinas agrícolas, máquinas de terraplanagem e obras publicas. A sua gama especializada inclui lubrificantes de motor, lubrificantes de transmissão, fluídos de travões, anticongelantes e fluídos de proteção. A tecnologia usada para os produzir é o resultado direto de constante investigação e conformidade com as normas de qualidade mais exigentes (ISO 9001-ISO TS 16949), num processo totalmente gerido pela Petronas nas suas diferentes fábricas. Tal como aconteceu nos filtros e nas baterias, também nos lubrificantes a Globalfiltros atravessou um processo de formação, onde foram aprofundados os conhecimentos técnicos deste produto.
“Em todos os produtos que comercializamos é nossa política termos conhecimento profundo daquilo que estamos a propor aos nossos clientes. Com os lubrificantes isso também acontece, até porque estamos a vender lubrificantes para máquinas e equipamentos onde nos é exigido esse conhecimento técnico”, refere Sérgio Vieira. E acrescenta: “apesar de ainda estarmos numa fase precoce em termos de comercialização da Oleoblitz, é nossa intenção intensificar a informação e a formação para os nossos clientes”.
Dada a grande complementariedade entre estes três produtos que agora comercializa, Sérgio Vieira diz que existem excelentes condições para potenciar o “cross selling” nas vendas, tendo a Globalfiltros apostado num aumento da sua equipa comercial e técnica, como vai continuar a apostar na logística e no call center, como formas de servir rapidamente os seus clientes. Refira-se que muito recentemente a Globalfiltros apostou na reformulação do seu website (www.globalfiltros.pt), onde já está retratada a nova fase da vida da empresa com estas novas representações.
Globalfiltros
Maia
Sérgio Vieira / Gualter Vieira
224 108 120
geral@globalfiltros.pt
www.globalfiltros.pt