Grande parte do material vendido pela DMS Trucks é recondicionado na própria empresa. Apesar de ser um operador multimarca, é no material Volvo que a empresa possui maior conhecimento.
TEXTO PAULO HOMEM
Nas peças desde 1990, Miguel Susano é desde 2007 o gerente da DMS Trucks, possuindo por isso um largo conhecimento do setor no que aos veículos pesados diz respeito.
O objeto social da empresa, que passava pela comercialização de peças e a reconstrução de diversos componentes, ainda hoje se mantém. “Temos vindo a notar que temos que apostar cada vez mais no material reconstruído, pois o material usado, nomeadamente motor, caixa de velocidades e diferenciais, são cada vez mais difíceis de vender. Apesar de tudo existem outros componentes em que a reconstrução não é viável, que vendemos como usados”, começa por referir Miguel Susano.
Para além do material usado e reconstruído que representam o grosso da atividade da empresa, a DMS Trucks aposta também na vertente das peças novas. Miguel Susano diz que “as peças novas têm vindo a ser introduzidas mais lentamente na empresa e com menores quantidades face ao material usado e reconstruído, pois não queremos concorrer com as casas que se dedicam especificamente às peças novas. Porém, como importamos muitas peças novas para a atividade de reconstrução, aproveitamos para depois fazer alguma revenda dessas peças novas”.
Uma das vantagens da DMS Trucks é que para a grande maioria do material reconstruído comercializado pela empresa, a reconstrução é feita internamente, nomeadamente ao nível do motor, caixa de velocidades e diferenciais. Ao nível das caixas de direção, a DMS Trucks recorre a outros operadores especializados na reconstrução deste tipo de componente, “que nos dão a garantia de qualidade da reconstrução e do produto que estamos a comercializar”, revela o gerente da DMS Trucks.
Grande parte do material que a empresa comercializa é da marca Volvo, reconhecendo Miguel Susano que “apesar de sermos uma empresa que trabalha o multimarca, sem dúvida que os componentes Volvo têm um peso relevante na nossa atividade, que é mesmo superior a 50%”.
Um dos aspetos fundamentais nos componentes recondicionados é a garantia dos mesmos. Neste aspeto, Miguel Susano diz que para o material recondicionado na DMS Trucks tem uma garantia de seis meses. Para além disso, o acompanhamento pós-venda está garantido por parte de DMS Trucks, seja em Portugal ou em localizações no estrangeiro.
NACIONAL E INTERNACIONAL
Apesar de estar presente na região de Leiria a DMS trucks é, de acordo com Miguel Susano, uma empresa de implementação nacional, com clientes um pouco por todo o país. “O passa-palavra é muito importante na nossa atividade. Atualmente temos um alargado leque de cliente muito fidelizados, nomeadamente a nível internacional”, explica o responsável da empresa, dizendo que “a componente de exportação é muito relevante na DMS Trucks, que atualmente representa 40% da nossa faturação, sendo o mercado francês um dos principais da nossa atividade. Existem também algumas empresas portuguesas, nossas clientes, que nos compram também muito material e que depois fazem exportação”.
Grande parte das vendas são feitas por telefone, sendo que a DMS Trucks possui ainda um balcão de vendas nas suas instalações (recentemente remodelado), onde também recebe alguns clientes.
TECNOLOGIA
Para Miguel Susano não existe muita preocupação com a crescente “eletronização” dos componentes dos veículos pesados que a sua empresa reconstrói. “Temos que ir acompanhado essa evolução e investir sempre por forma a dar resposta a todas essas questões. Do ponto de vista mecânico, nos motores e nas caixas de velocidades não existem assim tantas evoluções, e que nos próximos 20 anos ainda deveremos trabalhar com estas tecnologias. Contudo, sabemos que o futuro da tecnologia dos camiões será seguramente diferente”, refere Miguel Susano.
Para além dos transportadores de pequenas e média de dimensão, Miguel Susano refere que os principais clientes da DMS Trucks são sobretudo revendedores nacionais de peças, dizendo que “alguns dos meus concorrentes são também alguns dos meus principais parceiros”.
Miguel Susano
GERENTE DA DMS TRUCKS
Sendo uma empresa que faz do seu negócio principal a venda de material recondicionado, será lógico que para a DMS Trucks o recondicionado está em alta. “Não faço apenas esta análise para a minha empresa, mas por aquilo que vou avaliando pelo mercado. Vejo que algumas empresas deste setor, mesmo atualizadas do que a DMS Trucks, estão a tentar arranjar condições para trabalharem de forma mais profissional o material recondicionado”, refere Miguel Susano, mesmo reconhecendo que “não é fácil encontrar profissionais nesta área que tenham conhecimentos sobre o recondicionamento dos componentes. Por exemplo, todos os profissionais que temos na DMS Trucks foram totalmente formados por nós, mas sabemos que existe uma grande falta de técnicos especializados ao nível dos pesados”.
DMS Trucks
Leiria
Miguel Susano
244 870 050
dms@dmstrucks.com
www.dmstrucks.com
Artigo publicado na Revista Pós-Venda Pesados n.º 14, de fevereiro/março de 2018. Consulte aqui a edição.