O projeto Izirepair funciona agora em parceria com o SAPO, num serviço denominado Auto Sapo Oficinas.
Texto: Nádia Conceição
Criada em 2017, a plataforma Izirepair surgiu como um marketplace online, para facilitar a reparação e manutenção de veículos, com serviço opcional de recolha e entrega das viaturas, no qual é o cliente que escolhe a oficina onde pretende efetuar o serviço.
A PÓS-VENDA tem acompanhado este projeto, que está agora integrado na plataforma do SAPO, com a denominação Auto Sapo Oficinas, em funcionamento desde o passado mês de março. Ativa há cerca de dois anos, a IZIRepair procurou expandir-se e realizou uma parceria com a Auto Sapo.
“Entendemos que seria mais benéfico para ambas as partes estarmos juntos, em vez de atuarmos de forma isolada. Porque somos complementares. Antes, na IZIRepair, funcionávamos apenas como comissionistas do trabalho que angariávamos para as oficinas, não tínhamos uma componente de diretório. E agora temos um misto. O foco continua a ser a marcação de um serviço online, com orçamentos instantâneos, um serviço de recolha e entrega e pagamentos através do site. E temos também a componente de diretório, que, consoante os planos que temos, as oficinas podem optar se pretendem ter maior ou menos visibilidade na plataforma, com detalhes de contacto visíveis ou não, etc.”, explica Vítor Soares, fundador da IZIRepair.
Comissões
Atualmente existem quatro planos para o cliente oficinal. “As comissões variam conforme o plano, podem ir desde os 20%, em que não há mensalidade, mas no qual a oficina não terá tantas funcionalidades, passando por planos intermédios, pagos, com ou sem fidelização, com mais informações, em que a oficina já terá detalhes de contacto visíveis, destaque na homepage, fotografia, etc., até ao plano a pronto pagamento anual, com uma comissão de 5%, quando o serviço é adjudicado na plataforma”.
Plataforma
A Gestão do Produto, desenvolvimento tecnológico e a gestão da operação estão a cabo da IZIRepair. A oficina tem agora um backoffice aberto onde pode fazer a gestão dos pedidos, dos contactos, dos orçamentos e a execução do serviço. “Ou seja, é marcada uma revisão e, quando o carro chega à oficina, se for necessário acrescentar outro serviço, a oficina pode adicioná-lo diretamente na plataforma e atualizar o valor. Outra novidade é que, anteriormente, tínhamos um preço final único para o cliente num orçamento, e agora temos um intervalo de valores. As oficinas sentiam essa necessidade, porque, por vezes, os orçamentos tinham valores um pouco acima do que as oficinas fazem na realidade. E agora é definido um valor máximo, e depois a plataforma aplica uma regra em que cria um intervalo de valores com base nesse valor máximo. E a oficina assim pode jogar com essa margem e ter valores mais competitivos”.
Oficinas
Até ao final do ano, Vítor Soares explica que o objetivo são os 50 mil utilizadores por mês a utilizar a plataforma. “E temos também um objetivo de oficinas com orçamentação automática: até ao final deste ano, pretendemos ter, pelo menos, 500 oficinas a fazer orçamentação automática”. O responsável indica também que o objetivo imediato é conseguir uma cobertura geográfica abrangente dos grandes centros urbanos, em que o utilizador não tenha dificuldade em encontrar uma oficina perto de si. “Já iniciámos acordos com a Top Car e com a Create Business, que vão ajudar a preencher alguns Concelhos que estavam em falta. Também estamos a trabalhar com a rede Rino e há outras redes com as quais queremos também trabalhar. E continuamos a realizar contactos com oficinas independentes”. As vantagens para as oficinas independentes, segundo Vítor Soares, “passam por ter uma maior exposição e a possibilidade de ter mais clientes a entrar na oficina, e com isso aumentar a faturação. Também a poupança de custos e de tempo na orçamentação. Porque a plataforma suporta os custos de acesso a dados e de mão de obra. Para alguns tipos de serviço, em que se pode orçamentar automaticamente, é um custo de dados e mão de obra que as oficinas não têm”.
Vítor Soares – CEO IZIRepair
O futuro será a presença das oficinas neste tipo de plataformas?
Há aqui duas vertentes: se falarmos numa rede, esteja a oficina no interior do país ou numa grande cidade, se não tiver nenhum custo associado de entrada, nada terá a perder e poderá integrar a plataforma e aumentar o número de clientes. Ao nível da oficina independente, depende do grau de digitalização da própria oficina, se quer crescer, se precisa de angariar novos clientes, etc.
A plataforma poderá trazer outros serviços associados para a oficina?
Pretendemos que sim. Achamos que poderá mudar a forma como as oficinas se relacionam com distribuidores de peças e pode haver aqui uma facilitação digital e associada aos serviços que são marcados. A integração tecnológica não é difícil. De acordo com a Caruso, está a alterar-se a forma como se consultam os planos de manutenção: em vez de um plano anual para um determinado número de consultas, faz-se o pay per view. E aí, poderíamos ser um veículo para as oficinas. A curto prazo nada está previsto, mas há muita coisa que pode ser feita do lado do backoffice da oficina, por forma a ajudar a facilitar o trabalho da oficina, e para que esta tenha ganhos de eficiência e redução de custos. Há muito a fazer, mas irá também depender do rumo que o mercado automóvel seguir.
IZIRepair
Vítor Soares
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