Ver todas

Back

CNPR realiza formação de reparação e pintura em situação de furto

15 Outubro, 2019

A Comissão de Formação da Câmara Nacional de Peritos Reguladores/CNPR, através do seu Colégio Automóvel, realizou na Póvoa de Varzim, no final de setembro, uma ação de formação em reparação e pintura em situação de furto.

Esta Ação de Formação teve em atenção a recente vaga de furtos a viaturas com retirada de componentes destas, tais como volantes e manetes de velocidades, cujo exemplo recente são os assaltos amplamente divulgados pela comunicação social, nomeadamente a veículos de marca BMW que tem atingido com particular incidência o Norte e Centro do País.

Atendendo aos prejuízos significativos para a indústria seguradora por via do enquadramento de danos próprios das viaturas afetadas, o Colégio Automóvel da CNPR analisou o tema, tendo para o efeito o apoio do “Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel/CEPRA, sendo efetuada a análise detalhada aos trabalhos de reparação e pintura em situações desta natureza, sendo focados temas como:

• Identificação dos danos mais frequentes;
• Caraterísticas construtivas da reparação e pintura tendo em atenção a sua rendibilização económica;
• Componentes reparáveis e não reparáveis;
• Substituição otimizada de componentes com recurso a soluções disponibilizadas pelo mercado.

Atendendo a que a PSP/Porto está presentemente a combater este tipo de crime organizado, foi convidado o Comando Metropolitano do Porto, na pessoa do seu Comandante, Sr. Superintendente Paulo Pereira Lucas, o qual gentilmente atendeu à solicitação da CNPR delegando no Sr. Comissário João Ferreira de Soiema ( Responsável da 7ª Divisão de Investigação Criminal/EIC), a presença desta entidade no evento.

Esta Ação contou ainda com a participação do Engº José Vivas Moreira da BMcar (After Sales Coordinator), o qual abordou de forma incisiva os principais problemas técnicos resultantes de situações desta natureza apresentando soluções concorrentes à sua minimização.

PALAVRAS-CHAVE