A ZF acaba de apresentar a última geração do seu sistema de transmissão de automática para autocarros. O EcoLife 2 traz várias melhorias técnicas, sendo mais leve, mais eficiente, mais robusto e mais fácil de manter.
As melhorias mais significativas incluem uma economia de combustível possível, segundo a marca, de até 3%, função “start-stop” para todas as variantes de modelo e redução do desgaste, através de um conceito de refrigeração aperfeiçoado. A ZF também melhorou ainda mais os níveis de conforto, com uma melhor qualidade das mudanças de velocidade, por exemplo.
A ZF manteve o princípio básico de uma engrenagem planetária de seis estágios com conversor de binário e retardador primário, na segunda geração da transmissão EcoLife. Inúmeras modificações técnicas otimizam a nova versão da transmissão powershift, permitindo que os autocarros urbanos e interurbanos se movam suavemente com um binário de entrada até 2.000 nm, permitindo passagens de caixa suaves.
Um conversor de binário com um novo amortecedor de torção permite mudanças de velocidades suaves e rápidas. Também fornece todas as variantes de modelos do EcoLife 2 com uma função “Start-Stop” que permite poupar combustível. A ZF adaptou o conversor de binário e o amortecedor de torção, satisfazendo a tendência atual para baixas velocidades do motor e da transmissão, que são importantes para uma operação eficiente. O conversor de binário também transmite menos vibrações do motor, tanto à transmissão e como ao sistema de transmissão completo. Isto aumenta os níveis de conforto, minimizando o desgaste.
Há também uma novidade dentro da caixa de velocidades: a engrenagem planetária do EcoLife 2 torna possível aumentar a relação de transmissão total de 5.469 para 5.727, necessária para aumentar a transmissão de potência mecânica e, portanto, obter maior eficiência. Os engenheiros da ZF conseguiram reduzir ainda mais as perdas internas de transmissão aplicando um revestimento especial à embraiagem laminar. Este revestimento também otimiza o arrefecimento, que por sua vez reduz o desgaste.
Outra inovação no EcoLife 2 é o conceito de refrigeração. O permutador de calor em aço inoxidável, montado atrás da transmissão, agora é de três canais, integrando o sistema refrigeração da transmissão e eliminando a necessidade para um recipiente adicional. O resultado é uma redução de peso de cerca de 10 quilogramas e maior facilidade de manutenção.
Outras vantagens do EcoLife 2 advêm do sistema de controlo da transmissão. O software de controlo não é apenas responsável por mudanças de velocidades extremamente rápidas, suaves e confortáveis, mas também equipa a nova geração de transmissões de autocarros urbanos com uma função de paragem que contribui para a economia de combustível. Os clientes também beneficiam pelo facto de o software da transmissão também poder ser adaptado a uma variedade de diferentes características do motor. A ZF pode fornecer o EcoLife 2 com diferentes características de arranque, dependendo dos requisitos do cliente.
Outros benefícios incluem montagem e diagnóstico mais fáceis, para os quais a ZF também oferece pacotes de serviços preventivos através de suas oficinas internacionais parceiras de serviço.
O EcoLife 2 estará disponível para os clientes atuais da ZF no próximo ano, após o qual será disponibilizado ao restante mercado. Também está a ser desenvolvida uma variante do EcoLife 2 para autocarros de turismo, que cobre um intervalo de binário entre 1.700 e 2.800 nm.