A MAN Truck & Bus rcebeu, com o MAN Lion’s City 12 G, o “Selo de Autocarro Seguro” na competição dos “Prémios Busworld”.
No total, 21 autocarros de diversos fabricantes de todo o mundo foram avaliados pelo júri, composto por especialistas internacionais, bem como, especialistas de empresas de transporte e autocarros. O júri escolheu os vencedores em 10 categorias. Na categoria autocarro urbano “Seguro”, o MAN Lion’s City G passou todos os testes, estabelecendo novos padrões graças ao seu motor renovado E18 a gás, ao desenvolvimento do MAN EfficientHybrid e ao conceito de segurança.
“O autocarro urbano possui um sistema activo de assistência às manobras com detecção de pedestres. “Câmaras frontais e laterais monitorizam automaticamente o trânsito, especialmente em ângulos mortos, contribuindo assim de uma maneira eficaz para a prevenção de acidentes,” explicou Jan Aichinger, Responsável de Produto – Autocarros. O condutor é avisado visual e acusticamente das situações de perigo e colisões na área frontal e ao virar.
O sistema elétrico de tranca da porta do motorista também garante segurança quando o travão de mão não está acionado. Como complemento, um sinal sonoro de aviso, alerta o condutor para acionar o travão. O MAN Lion’s City está também equipado com um sistema de extinção de incêndios no compartimento do motor, bem como, uma tampa nesse mesmo compartimento controlada por sensor com bloqueio de arranque do veículo. Isto previne que o veículo não arranque com a tampa do compartimento do motor aberta. A tampa do depósito de combustível é também controlada por sensor. Se a tampa estiver aberta, a função “desligar motor” é automaticamente acionada.
Como padrão, o autocarro urbano MAN possui faróis com tecnologia LED, que iluminam ainda melhor a estrada. O aumento da segurança do condutor também é garantida com a opção de elevação do assento até 10cm. “Os ataques aos condutores são reduzidos devido à altura do banco. Outra vantagem é que o condutor tem uma visão muito mais alargada do veículo e da situação do tráfego” explica Jan Aichinger.
Em complemento aos inovadores sistemas de assistência, a estrutura resistente à torsão com protecção contra incêndio é um sinónimo de segurança máxima. Desta forma, o autocarro urbano já corresponde à norma mais rígida de protecção contra incêndio ECE-R 118.02. na classe 1 excedendo assim os requisitos legais. Os regulamentos para aumento da resistência ao capotamento são cumpridos de acordo com o regulamento de anti capotamento ECE-R 66.02. “O elemento central do regulamento é a definição de um espaço de sobrevivência em caso de capotamento. Para este propósito, a estrutura deve ser capaz de absorver significativamente mais energia, de forma, a manter um espaço de sobrevivência para os passageiros”. Para cumprir estes requisitos, componentes de aço de alta resistência foram integrados nos chassis dos veículos MAN. Além disso, o MAN Lion’s City está em linha com o teste de impacto do pêndulo, de acordo com o Regulamento Europeu ECE-R 29, que, atá à data, só era obrigatório para camiões. “Através de inúmeros ajustes ao compartimento do condutor, este fica ainda mais bem protegido em caso de colisão,” diz Jan Aichinger.
Com um comprimento de 12 metros, o autocarro vencedor MAN Lion’s City G com motor a gás apresenta uma série de motores E18 totalmente renovados. Comparado com o modelo anterior, o motor a gás oferece um elevado nível de binário com menor cilindrada, tornando-o mais potente e compacto ao mesmo tempo. Além disso, o modelo hibrido MAN EfficientHybrid, contribui para uma redução significativa de consumo de combustível e emissões. A função start/stop assegura paragens super silenciosas e livres de emissões no tráfego da cidade.