Ver todas

Back

TecAlliance e Create aceleram os processos com a faturação eletrónica

23 Março, 2020

A Create Business é um dos principais distribuidores de peças sobressalentes no mercado de pós-venda automóvel ibérico há mais de 16 anos. Recebe 100% das suas faturas eletronicamente através do módulo de faturação eletrónica Order Manager. Marcelo Lopes, Diretor de Informações na Create Business, explica porque é que as faturas eletrónicas legalmente válidas e em conformidade em termos de tributação são tão importantes para toda a cadeia de fornecimento.

Existem muitas razões porque todas as empresas devem mudar dos processos de faturas manuais em suporte papel para o processamento totalmente automatizado de faturas eletrónicas. As mais importantes vantagens são a poupança de custos nas contas a pagar e contas a receber, redução de erros, poupança nos custos de armazenamento e melhoria das relações com os clientes.

Proteja o ambiente e otimize os seus processos

A faturação eletrónica da TecAlliance é um dos principais módulos do Order Manager, a solução completa para toda a cadeia de fornecimento da indústria automóvel. A Create Business decidiu usar o módulo há vários anos para automatizar os seus processos de faturação. “Uma das principais vantagens do módulo de faturação eletrónica Order Manager é que temos um formato padronizado e uma única ferramenta para todos os emitentes e recetores de faturas. E a integração no nosso sistema ERP facilita tudo”, explica Marcelo Lopes. “As faturas eletrónicas são extremamente importantes de várias formas: Todos procurámos um estilo de vida sustentável e esta é uma forma muito fácil e rápida de resolver uma parte deste problema. E o fator tempo também é muito importante: Enviámos a fatura e o cliente recebe-a de imediato. As faturas eletrónicas aceleram este processo incrivelmente”, afirma.

100% – do lado seguro

“Hoje recebemos 100% das faturas eletronicamente através do módulo de faturação eletrónica Order Manager e refaturamos todos os nossos clientes e acionistas digitalmente, uma verdadeira inovação para nós”, afirma Marcelo Lopes. A conformidade com as regras de IVA é uma questão crítica, especialmente em Portugal, onde a legislação é muito restrita e existem imensos critérios que devem ser cumpridos para que uma fatura seja considerada como uma fatura eletrónica legalmente válida. O módulo de faturação eletrónica Order Manager transmite corretamente as faturas eletrónicas e cumpre todos os requisitos legais, como integridade de conteúdo, autenticidade de origem e legibilidade ou proteção de dados sensíveis.

“Para nós é extremamente importante receber uma fatura eletrónica legalmente válida e também receber um ficheiro TXML para trabalhar e enviar aos nossos clientes. Se não tivéssemos uma fatura eletrónica legalmente válida, a comunicação eletrónica não servia para nada. Podia ser bom ter, mas não contribuiria para uma verdadeira mudança na sociedade ou melhoria para as pessoas que trabalham muito com faturas. Por isso é muito importante para nós. O módulo de faturação eletrónica da TecAlliance facilita a nossa receção e envio de uma fatura eletrónica válida. Isso ajuda-nos a evitar muito trabalho que não se traduz em mais-valia para o nosso negócio e também evita o risco de não conformidade com a legislação fiscal local, juntamente com o risco associado de coimas e sanções”, afirma Marcelo Lopes.

Uma solução transfronteiriça

A Create Business distribui peças sobressalentes não só em Portugal, mas também em Espanha, Moçambique e Angola e precisa de estar em conformidade com a legislação local de cada um dos países em que opera. O módulo de faturação eletrónica Order Manager lida perfeitamente com a complexidade causada pelos diferentes formatos e requisitos legais das faturas digitais em diferentes países. “A nossa solução de faturação eletrónica é amplamente utilizada pelos principais fornecedores e revendedores do mercado pós-venda automóvel. A nossa solução está a ser usada por 80 fornecedores globais, que enviam faturas para mais de 6000 recetores em 65 países. Em Portugal, existem cerca de 250 recetores de faturas e esse número está em constante crescimento. Ficamos satisfeitos por podermos oferecer uma solução verdadeiramente consolidada que responde de forma perfeita aos requisitos do mercado pós-venda automóvel internacional”, afirma Ingrid Hanselmann, Proprietário de Produto Order Manager para faturação eletrónica na TecAlliance.

PALAVRAS-CHAVE