Ver todas

Back

Axalta conclui análise de alternativas estratégicas

7 Maio, 2020

A Axalta Coating Systems Ltd., um dos principais fornecedores mundiais de tintas líquidas e em pó, anunciou hoje que o Conselho de administração concluiu a análise de alternativas estratégicas anunciada anteriormente.

“Tendo em conta o deslocamento nos mercados mundiais causado pela pandemia do coronavírus, o Conselho de administração decidiu unanimemente que neste momento a conclusão da análise das alternativas estratégicas é do interesse dos acionistas da Axalta,” afirmou Mark Garrett, Chairman do Conselho de Administração e Chair da Comissão de Análise Estratégica da Axalta. “Esta decisão vem na sequência de meses de discussões exaustivas com várias partes interessadas. Embora o processo tenha sido concluído, o Conselho de administração continuará a avaliar todas as oportunidades para aumentar o valor acionista. Gostaria de agradecer Robert Bryant e a equipa de gestão pelo trabalho árduo no processo de análise e pelo excelente trabalho que estão a fazer a guiar a Axalta nesta crise mundial. Além disso, gostaria de agradecer os nossos colaboradores pelo empenho incessante e excelentes contribuições para o sucesso da Axalta.”

Robert Bryant, President e CEO da Axalta, comentou, “Desde o anúncio da análise estratégica em junho que registámos três trimestres consecutivos de resultados financeiros sólidos, incluindo lucros operacionais robustos e fluxo de caixa livre durante todo o ano de 2019. Este resultado sólido foi seguido de uma queda sem precedentes nos mercados mundiais no trimestre atual. Robert Bryant continuou, “Tal como anunciámos recentemente, tomámos medidas rápidas e decisivas para planear e abordar o impacto a curto prazo na procura dos clientes em determinadas áreas do nosso negócio. Isto inclui realizar ajustes na estrutura de custos da Axalta em toda a empresa. Acreditamos que as medidas que estamos a tomar, em conjunto com um balanço sólido e uma liquidez ampla, irão permitir-nos emergir desta crise numa posição de força. A nossa principal prioridade é a saúde dos nossos colaboradores, clientes e comunidades. Continuaremos a acompanhar a situação de perto e a tomar mais medidas conforme apropriado.”

Resumo do processo de análise estratégica

A 19 de junho de 2019, o Conselho de administração iniciou a análise de alternativas estratégicas para maximizar o valor acionista. Para realizar a análise estratégica, o Conselho de administração contratou a Evercore e a Barclays como consultoras financeiras, assim como Morrison & Foerster, Cravath e Swaine & Moore como consultores jurídicos. Além disso, o Conselho de administração criou uma Comissão de Análise Estratégica, presidida por Mark Garrett que inclui uma maioria de diretores independentes, para supervisionar o processo de análise. Durante a análise de nove meses, o Conselho de administração da Axalta, liderado pela Comissão de Análise Estratégica, explorou várias alternativas para maximizar o valor acionista, incluindo um processo de venda abrangente para a empresa, assim como a avaliação simultânea das estratégias operacionais, negócios subjacentes centrais e potencial de criação de valor intrínseco da Axalta. A Axalta e os respetivos representantes comunicaram com mais de 50 participantes, incluindo empresas nos setores de tintas, químicos e industriais, assim como patrocinadores financeiros nos EUA, Europa e Ásia em relação à potencial venda da empresa ou componentes do seu negócio. A Axalta celebrou acordos de não divulgação com 18 potenciais compradores para facilitar a diligência devida.

Após a avaliação exaustiva dessas várias alternativas, o Conselho de administração decidiu em consulta com os consultores financeiros e jurídicos que neste momento a realização contínua do plano estratégico da empresa é a melhor alternativa para maximizar o valor para os acionistas da Axalta.

PALAVRAS-CHAVE