No final de 2020, o projeto eFarm irá receber, da CaetanoBus, 2 unidades do H2.City Gold em Niebüll, na Alemanha, de modo a cumprir o projeto de uma rede de hidrogénio com origem em energias renováveis, que inclui a produção, transformação e distribuição do hidrogénio para frotas de veículos ligeiros e pesados.
Os autocarros H2.City Gold produzidos pela CaetanoBus irão circualr em várias linhas operadas pela empresa Autokraft GmbH, uma empresa do grupo Deutsche Bahn AG (DB).
Completamente zero-emissões e com duas portas, o H2.City Gold está equipado com a célula de combustível da Toyota. Devido à aplicação desta avançada tecnologia, este autocarro tem uma autonomia de 400 km com um único abastecimento, o que garante uma operação flexível para os seus operadores. Componentes como os tanques de hidrogénio, as baterias e a célula de combustível, que estão localizados no tejadilho, permitem um piso rebaixado e uma otimização do interior do veículo, tornando-o mais espaçoso e proporcionando uma experiência mais confortável aos passageiros.
Adicionalmente, o H2.City Gold responderá a diversos requisitos de segurança, de modo a que os passageiros e o motorista possam viajar de forma segura. Devido aos sensores de colisão e de fuga de hidrogénio, em caso de acidente, o fluxo de hidrogénio é cortado dos tanques.
“Esta encomenda é um passo importante para a concretização do maior projeto de mobilidade a hidrogénio verde na Alemanha – o eFarm. O projeto cooperativo, no qual estão envolvidos 20 parceiros regionais, incluindo reservas de energia solar e eólica, além de serviços públicos, foi iniciado pela GP JOULE em 2017. Uma infraestrutura de produção e fornecimento de hidrogénio para frotas de veículos está a ser desenvolvida. Cidadãos e empresas que pretendam comprar um veículo a hidrogênio têm o fornecimento de hidrogénio verde 100% garantido e gerado localmente a partir da energia eólica. Tivemos, também, o prazer de encontrar um parceiro confiável e orientado para o futuro, como a CaetanoBus, que nos convenceu desde o início com os seus autocarros inovadores, tecnologia e design atraente” – conta Ove Petersen, GP Joule CEO.
“A GP Joule está a desenvolver a maior rede de mobilidade a hidrogénio verde na Alemanha. Estamos muito orgulhosos de poder participar nesta iniciativa com o nosso autocarro a hidrogénio, e ajudar a criar um mundo mais sustentável no qual queremos viver” – afirmou Kohei Umeno, Diretor de Vendas da CaetanoBus.