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MAN aumenta gama de tração integral TGE

24 Julho, 2020

Como suplemento à gama de tração integral TGE existente, a MAN Truck & Bus está a introduzir uma nova versão com pesos brutos de 5,0 e 5,5 toneladas.

A MAN está a trabalhar com o especialista austríaco Oberaigner para as conversões dos veículos de tração integral que podem ser encomendados diretamente da fábrica.

Com as novas variantes TGE, que podem ser encomendadas agora, a MAN oferece veículos de tração integral configuráveis individualmente na gama de 3,0 a 5,5 toneladas de peso bruto do veículo. A gama existente de veículos ligeiros de tração integral como chassis, carrinhas ou miniautocarros está agora a ser complementada por camiões de 5,0 a 5,5 toneladas, que a MAN desenvolveu em conjunto com o especialista austríaco Oberaigner. As áreas típicas de aplicação incluem veículos de combate a incêndios e de emergência, transportadores municipais, veículos para a indústria da construção ou mesmo autocaravanas todo-o-terreno e miniautocarros com elevados requisitos de carga útil.

A característica comum dos novos camiões de 5,0 a 5,5 toneladas é um sistema permanente de tração a todas as rodas com tração a um único eixo frontal e caixa de transferência de três eixos com distribuição de potência dependente da carga entre os eixos (diferencial de Torsen). Se a tração diminuir num eixo, mais binário é automaticamente transferido para o outro eixo sem demora.

A base para as conversões é formada por furgões TGE standard ou chassis TGE com tração traseira, relação eixo traseiro de 4,7 para 1, pneus duplos e o mais potente motor diesel de 2,0 litros com 130 kW (177 PS) e 410 Nm de binário. As opções disponíveis incluem uma transmissão de seis ou oito velocidades e uma distância entre eixos de 3,640 ou 4,490 milímetros. Além disso, os furgões TGE podem ser equipados com pneus super simples como opção.

Não é necessário um aumento de nível para a conversão de tração integral, pelo que a altura de entrada permanece inalterada – uma clara vantagem quando utilizado como ambulância ou miniautocarro, por exemplo. O aumento do nível do veículo em 30 milímetros para aumentar a distância ao solo é, no entanto, possível como uma opção.

A carga útil também não é completamente afetada, uma vez que o peso adicional do sistema de tração integral é de apenas cerca de 130 quilos. Por exemplo, uma TGE de 5,5 cv de 177 cv com cabine única e distância entre eixos curta tem uma carga útil impressionante de cerca de 3.370 quilogramas, apesar da tração integral.

Com a gama 4×4 alargada, a MAN Truck & Bus oferece agora aos seus clientes ainda mais escolha para configurar o veículo certo para a sua aplicação. A anterior gama de tracção integral no segmento de carrinhas terminou com uma potência de tracção de 4,0 toneladas. Aqui, ainda é utilizada a tracção às quatro rodas inteligente, que reage automaticamente dentro de 0,084 segundos em caso de perda de tracção e transforma um veículo de estrada com tracção às quatro rodas dianteiras num veículo de tracção às quatro rodas.

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