Face às dificuldades logísticas e de produção causadas pela pandemia, a Borg Automotive vem enaltecer o facto de ter instalações de produção na Europa, o que se traduz num benefício para os seus clientes.
Muitos setores na Europa, incluindo a indústria automóvel, estão atualmente a ser afetados por um aumento exponencial dos preços de transporte e atrasos substanciais no que diz respeito à entrega de produtos vindos do Extremo Oriente. A Borg Automotive, representando as marcas: Elstock, DRI, TMI e Lucas, está a beneficiar do facto de possuir instalações de produção na Europa.
A pandemia global da Covid-19 teve várias consequências. Uma delas foi os despachantes terem de interromper uma grande parte dos seus carregamentos da Ásia para a Europa durante a primeira metade de 2020, devido às paralisações. Isto fez com que milhares de contentores vazios fossem deixados na Europa e nos Estados Unidos.
Quando a procura de bens da Ásia aumentou subitamente na Europa Ocidental, na segunda metade de 2020, também aumentou a concorrência entre os despachantes para a obtenção dos contentores, aumentando consideravelmente os preços e o tempo de espera.
Consequências para a indústria automóvel
A indústria automóvel é um dos setores afetados pelo aumento de preços e pelos atrasos, embora o efeito seja diferente de empresa para empresa, com base nos tipos de produtos, entre outros. Inseguranças e flutuações, como as mencionadas, criam tempos de espera mais longos e colocam sob pressão à capacidade de stock e à capacidade geral de entrega.
Em alguns casos, os problemas têm um efeito mais reduzido, sendo que noutros significam a perda de potenciais vendas.
Borg Automotive próxima dos clientes
A Borg Automotive é uma das maiores empresas da Europa de refabricação de peças automóveis. Eles refabricam nove grupos de produtos diferentes nas suas próprias instalações e têm clientes no mercado de OES e no mercado de pós-venda independente. Eles reconhecem o aumento dos problemas na cadeia de fornecimento europeia.
Ernst Kildegaard, Diretor da Cadeia de Fornecimento do Grupo, diz que “este é um desafio único que a nossa indústria e muitas outras estão a enfrentar atualmente. No entanto, realçou o efeito positivo de as nossas instalações de produção estarem localizadas na Polónia, Reino Unido e Espanha, ou seja, perto dos nossos clientes. Isto traduz-se em tempos de espera mais reduzidos e na capacidade de conseguirmos garantir um elevado nível de segurança e consistência no fornecimento. Desta forma, os nossos clientes têm a possibilidade de empatar menos capital em stock e de manter os níveis de stock relativamente baixos, sem que tal afete a sua capacidade de fornecimento de produtos aos seus clientes. Para além disso, a nossa capacidade de produção está orientada para conseguirmos efetuar o fornecimento a ainda mais clientes no futuro.”
É expetável que os problemas de transporte de produtos vindos da Ásia durem, no mínimo, até à segunda metade de 2021.