A formação em mecânica automóvel no IPCA, direcionada a veículos ligeiros e pesados, está dotada de equipamentos virados para o futuro da área automóvel.
TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO
O Curso Técnico Superior Profissional em Mecânica Automóvel da Escola Técnica Superior Profissional do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave surgiu para formar profissionais na área de mecânica, tanto de veículos ligeiros como de pesados, com formação teórica e prática que incide sobre a manutenção, diagnóstico, deteção e reparação de avarias. “A mecânica dos veículos pesados tende a ser mais atrativa para os estudantes, uma vez que se fazem mais reparações dos órgãos mecânicos e mecatrónicos em detrimento da mera substituição de peças, que acontece nos veículos ligeiros. Para além da dimensão do veículo em si, acresce que os pesados têm tecnologia de vanguarda, estando normalmente mais avançados quando comparados com os veículos ligeiros”, refere Filipe Chaves, diretor da ETeSP. O CTeSP em Mecânica Automóvel tem a duração de dois anos letivos, com estágio em contexto empresarial incluído, “para conciliar as competências operativas com um conhecimento científico, que estimule a procura pela melhoria e a perceção dos problemas em termos da manutenção e também gestão, com uma forte componente de multiplexagem e diagnóstico”, indica o responsável.
MECHATRONICS FACTORY LAB
As aulas do curso de Mecânica Automóvel são dadas, essencialmente, nas instalações do IPCA, no laboratório de mecânica automóvel do Mechatronics Factory Lab, inaugurado em outubro de 2020. O edifício com características industriais, proporciona novas e modernas condições para a formação em contexto prático, nas áreas da mecatrónica, mecânica, robótica, maquinação e gestão industrial. O espaço alberga uma oficina automóvel com as tecnologias mais recentes, estando equipada com meios de diagnóstico para veículos pesados, nomeadamente a BOSCH KTS 790 Truck e todas as ferramentas que permitem fazer reparações neste tipo de veículos. Os alunos têm à sua disposição três veículos com diferentes tecnologias de motorização e diferentes motores, inclusive um motor Wankel e todas as ferramentas necessárias, equipamentos para diagnóstico de ligeiros e pesados, equipamentos para controlo de sistemas de injeção, kits de limpeza e regeneração de filtros de partículas e sistemas eletrónicos para determinação de falhas elétricas, eletrónicas e de multiplexagem”.
No CTeSP de Mecânica Automóvel será dado cada vez mais enfoque na unidade curricular de motorização híbrida, por forma a acompanhar as constantes atualizações nas tecnologias de motorização elétrica “plug in” e das diferentes soluções propostas para células de combustível. Acompanhando a evolução do mercado no pós-venda e procurando dar resposta à crescente procura de técnicos superiores profissionais para a manutenção de veículos híbridos e elétricos, o IPCA oferece este ano a primeira edição do CTeSP em Mobilidade Híbrida. #Pensado também para a melhoria das qualificações existentes este CTeSP é lecionado em regime Pós-Laboral, permitindo fazer um reskilling e upskilling da mão de obra existente”, indica Filipe Chaves.
ESTÁGIOS
O IPCA identifica as empresas onde os estudantes irão estagiar, podendo estes indicar a entidade onde pretendem fazer a sua formação em contexto de trabalho. A grande maioria dos estágios dos alunos de Mecânica Automóvel realizam-se em oficinas multimarca, onde executam todas as tarefas de reparação preventiva e corretiva. “Temos tido estudantes a fazer o seu estágio na Auto Sueco de Guimarães e de Braga todos os anos desde a abertura do CTeSP em Mecânica Automóvel tendo acontecido também alguns estágios na MAN Truck & Bus Center TAR Braga”, refere Filipe Chaves. Para além de mecânicos, o CTeSP em Mecânica Automóvel prepara técnicos de mecatrónica, técnicos de diagnóstico, eletricistas e técnicos de apoio à gestão oficinal, logística e gestores de cliente, gestores de garantias e seguros, vocacionados para o serviço pós-venda. “A satisfação das empresas com o trabalho desenvolvido pelos estudantes durante o estágio concretiza-se numa elevada taxa de empregabilidade. Alguns estudantes optam
por prosseguir os estudos, e outros estão a trabalhar em oficinas e concessionários do setor automóvel”.
FILIPE CHAVES, DIRETOR DA ESCOLA TÉCNICA SUPERIOR PROFISSIONAL DO IPCA
Como avalia a formação automóvel em Portugal?
Tradicionalmente, Portugal forma bons técnicos para o setor automóvel. A formação do ensino profissional de nível 4 tem vindo a ser complementada com uma crescente formação de nível 5 (CET e CTeSP), e existe uma preocupação cada vez mais consciente com a qualidade dos conteúdos abordados, bem como das competências técnicas e de saber fazer e estar. Ao nível das licenciaturas e pós-graduações existem ofertas interessantes que permitem alimentar o mercado do pós-venda e sustentar uma indústria de fornecimento de peças para o setor automóvel. Neste momento, fruto da rápida evolução tecnológica e da adoção de novas tecnologias de motorização, será importante orientar formações nos diferentes níveis para estas novas realidades, acompanhando as necessidades do mercado.
Qual o futuro da formação no setor automóvel em Portugal?
Assistimos a uma elevada procura dos jovens pela mecânica automóvel, que tem sofrido uma evolução muito grande no sentido das novas tecnologias motoras para uma mobilidade mais ecológica, o que tem conduzido a uma crescente hibridização e eletrificação das soluções apresentadas pelos construtores de automóveis. Nesse sentido, o futuro reserva-nos uma maior aposta na formação em tecnologias híbridas, elétricas e também com célula combustível alimentada a hidrogénio. A par desta nova realidade, uma forte aposta na reparação de carroçarias, será importante para capacitar as empresas com técnicos capazes de enfrentar o futuro. Outra aposta importante será a formação na área das tecnologias de assistência à condução, condução autónoma e sistemas de interface com uma grande componente de programação e digitalização de plataformas integradas com redes de comunicação e computação, cruzando competências no âmbito da Inteligência Artificial, pois os veículos têm beneficiado de um enorme acréscimo nos meios computacionais de controlo e gestão do seu funcionamento. A formação de base, a todos os níveis, desde o ensino secundário ao ensino superior e profissional, terá que adaptar-se a estas novas tecnologias de uma forma modular, permitindo uma aprendizagem ao longo da vida, através de complementos lecionados pelos construtores de veículos e fornecedores de acessórios.
CTESP – Mecânica Automóvel
Duração 2 anos letivos
Estágio 840 horas
Horário 2.ª a 6.ª, das 9h00 às 18h00 – 18h30 às 23h
Equivalência Técnico superior profissional
IPCA
Barcelos
253 802 190
www.ipca.pt
Artigo publicado na Revista Pós-Venda Pesados n.º 32 de fevereiro/março 2021. Consulte aqui a edição.