Ver todas

Back

Cor é essencial na escolha de um novo veículo

28 Maio, 2021

De acordo com um inquérito aos consumidores sobre as “Preferências de Cores para Automóveis em 2021”, realizado pela Axalta, a cor é um fator determinante em 88% das decisões de compra de veículos.

Este inquérito visa analisar a relação entre a cor e as decisões de compra de veículos por parte dos consumidores. Mais de 4000 participantes com idades compreendidas entre os 25 e os 60 anos em quatro dos principais países produtores de veículos – China, Alemanha, México e Estados Unidos – afirmaram que a cor é um fator determinante em 88% das decisões de compra de veículos.

“A psicologia da cor é um importante fator influenciador nas decisões de compra de automóveis. Muitas vezes, a cor reflete a personalidade do proprietário do veículo,” afirmou Nancy Lockhart, Global Color Manager, Mobility Coatings na Axalta. “O que é interessante é que a elegância, a estabilidade e a positividade foram as características de cor predominantes pretendidas pelos entrevistados.”

O inquérito analisou as cores que os consumidores pretendiam ter nos respetivos veículos para compreender as possíveis tendências futuras. Embora os consumidores possam preferir ou desejar uma variedade de cores, as preferências individuais revelaram diferenças entre os países.

Além disso, o inquérito explorou as preferências em termos de acabamentos de tintas e efeitos de tintas. Os acabamentos de alto brilho foram claramente preferidos por todos os mercados entrevistados, exceto a China. Neste país, os resultados mostraram uma divisão quase uniforme entre os acabamentos de alto brilho e os acabamentos mate (48% dos entrevistados preferiu acabamentos de alto brilho em comparação com 52% que preferiu acabamentos mate). As preferências de efeitos de tintas nos mercados entrevistados não foram tão semelhantes como os resultados das preferências dos acabamentos de tintas. Os efeitos lisos foram a escolha preferida dos entrevistados nos Estados Unidos e na China, ao passo que os entrevistados na Alemanha optaram por efeitos perolados. Por sua vez, no México, os entrevistados escolheram efeitos perolados e metalizados rugosos como os seus efeitos de tintas preferidos.

A Axalta cria cores para responder às necessidades dos consumidores de automóveis em todo o mundo. A nova dinâmica nas preferências de cores entre os países e os tipos de veículos são analisados para permitir uma melhor previsão dos futuros modelos. “O desenvolvimento de cores novas e únicas que respondem às necessidades das preferências dos consumidores e marcas dos nossos clientes é um fator fundamental para compreender as tendências do mercado. É empolgante ver como as cores mais arrojadas estão a tornar-se cada vez mais populares com os consumidores. A preferência pelos vermelhos e azuis está claramente a aumentar. É possível que iremos ver mais cores na estrada com efeitos brilhantes num futuro não muito distante,” declarou Nancy Lockhart.

Há 68 anos que a Axalta elabora e publica o Relatório de Popularidade de Cores anual, o guia de cores para automóveis na estrada da indústria automóvel que se baseia nas vendas dos fabricantes de equipamento original (OEM). O Inquérito aos Consumidores sobre Preferências de Cores para Automóveis da Axalta baseia-se nessa experiência e liderança em cores, oferecendo novas perspetivas e conhecimento dos consumidores de automóveis em termos de relevância de cores e tintas.

Destaques por país do Inquérito aos Consumidores sobre Preferência de Cores para Automóveis da Axalta:

China: a cor é importante para 99% dos entrevistados na China na compra de um veículo. As cores preferidas são o branco (29%) e o preto (26%). O vermelho e o azul ficaram em quinto e sexto lugares. De acordo com os entrevistados, 64% mudaria de fabricante se não encontrasse a sua cor preferida. De entre os entrevistados, 93% são os próprios que decidem sobre a cor do veículo comprado, enquanto 7% recorre a terceiros para o ajudar na decisão.

Alemanha: entre os entrevistados na Alemanha, 83% afirmou que a cor é importante na compra de um veículo. 63% dos entrevistados são os próprios a tomar a decisão sobre a cor do veículo, enquanto 37% consulta a família no processo de tomada de decisão. O preto é a cor preferida com 32%, ao passo que o azul ocupa o segundo lugar com 16%. Os participantes alemães consideram que o preto reflete elegância e o azul representa estabilidade. Neste país, um pouco mais de um quarto dos entrevistados (27%) é proprietário de um veículo compacto preto.

México: para 90% dos entrevistados no México, a cor é um fator determinante na compra de um veículo. O vermelho é a cor preferida com 22% e é a principal escolha de ambos os géneros. 4 em 10 entrevistados no México afirmou que mudaria de fabricante se não encontrasse a cor que pretende. 64% dos participantes declarou ser proprietário de um automóvel sedan. De acordo com os entrevistados no México, o vermelho reflete uma personalidade elegante e o azul representa positividade.

Estados Unidos: 79% dos entrevistados nos Estados Unidos considerou que a cor é um fator importante na compra de um veículo, ao passo que quase metade de todos os entrevistados (46%) afirmou que a cor é muito ou extremamente importante. De acordo com os entrevistados nos Estados Unidos, 82% afirmou que a cor de um veículo é uma decisão individual e 53% dos agregados familiares tem mais de um veículo. Embora o preto seja uma tendência geral, os proprietários de camiões estão a escolher versões mais garridas do azul (n.º 2) e vermelho (n.º 3). Segundo os entrevistados nos Estados Unidos, o azul reflete positividade e o vermelho representa um espírito aventureiro.

Para mais informações sobre o Inquérito aos Consumidores sobre Preferências de Cores para Automóveis de 2021 da Axalta ou resultados dos inquéritos específicos aos países, visite www.axalta.com/color.

PALAVRAS-CHAVE