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Bosch fornece tecnologia industrial para a produção de baterias

A Bosch anunciou que está a disponibilizar às empresas equipamentos de fábrica para a produção de baterias de uma única fonte – variando de componentes individuais e soluções de software a linhas de montagem completas.

Um dos seus clientes-piloto é a Webasto, que está a equipar as suas fábricas de baterias com tecnologia Bosch. Conhecemos as baterias como a palma da nossa mão, tal como a forma como devem ser fabricadas”, afirma Rolf Najork, membro do conselho de administração da Bosch responsável pela tecnologia industrial. Ao entrar nesta área de negócio, a Bosch pretende aumentar a integração vertical na engenharia mecânica e, até 2025, gerar vendas anuais de cerca de 250 milhões de euros com equipamentos para produção de baterias. A Bosch utiliza também o seu know-how de produção nas suas próprias fábricas: na unidade de Eisenach, Alemanha, a Bosch está agora a lançar a produção em escala de baterias de 48 volts de segunda geração. A empresa está a investir cerca de 70 milhões de euros este ano na expansão das operações de produção locais.

O mercado é enorme: os especialistas preveem que a procura por baterias de íon-lítio irá aumentar de cerca de 200 GWh em 2019 para mais de 2.000 GWh até 2030 (fonte: BMWi, 2021). Atualmente, mais de 60 por cento dessa procura provém da eletromobilidade (fonte: VDMA, 2020). A Bosch disponibiliza um portfólio de soluções que variam de hibridização moderada de 48 volts a unidades totalmente elétricas e células de combustível. A empresa tem experiência no desenvolvimento de baterias para veículos, bem como para e-bikes, ferramentas elétricas e eletrodomésticos para cozinha, e possui uma ampla experiência em fabricação. A Bosch pretende usar este know-how para dar resposta à crescente procura. “A nossa suposição é que o mercado global de baterias crescerá até 25% ao ano. A Bosch está a fazer a sua parte para responder a essa situação”, diz Najork.

A Webasto é pioneira na produção de baterias. A empresa atua na área de eletromobilidade desde 2016 e, além de aquecedores de alta tensão e soluções de carregamento, centra também a sua atividade em sistemas de bateria para veículos eletrificados. A produção da bateria na fábrica da Webasto em Schierling, Alemanha, serve como modelo para as novas instalações de produção como a de Dangjin, na Coreia. O papel da Bosch é fornecer linhas de montagem automatizadas para soldar e colar as células de bateria. Para este propósito, são combinadas as várias funções de produção do módulo: a limpeza de células com inspeção de entrada, o processo de empilhamento, bem como um processo especial de soldagem a laser e inspeção de fim de linha para garantia de qualidade. Graças a um sofisticado conceito de linha, nenhuma contaminação por partículas ocorre durante o processamento. Os robots montam automaticamente as pilhas de células num procedimento de duas etapas que consiste em tecnologia de distribuição e soldagem a laser. Com um conceito de segurança abrangente, é então possível estabelecer a conexão elétrica do módulo de bateria usando um processo de soldagem a laser altamente dinâmico e preciso.

A Bosch acredita que a sua tecnologia industrial é o caminho a seguir também nas suas próprias fábricas. A fábrica da empresa em Eisenach produz baterias de 48 volts para a hibridização de automóveis de passageiros. Em veículos com motores de combustão, essas baterias garantem emissões mais baixas, especialmente nas cidades, e reduzem o consumo de combustível e as emissões de CO2 em até 15%. A segunda geração está agora a entrar em produção em grande escala em Eisenach. Durante a produção, mais de 90 componentes passam por mais de 100 etapas do processo. Os “ventos favoráveis” do elétrico para bicicletas vem da Hungria: desde 2015, a fábrica da Bosch em Miskolc fabrica baterias para e-bike de elevada performance que permitem um longo alcance e uma longa vida útil. Até que as baterias, em conjunto com a unidade e o ecrã, possam ser combinadas para formar um sistema de e-bike perfeitamente sincronizado, o processo de fabricação deve passar por cerca de 20 etapas. Isso inclui a inspeção de entrada para as células, módulo e embalagem do pacote e integração do sistema de gestão de bateria. A produção local totalmente automatizada garante padrões de alta qualidade, segurança máxima da bateria e cadeias de abastecimento estáveis para fabricantes de bicicletas elétricas. A Bosch apresentará as suas soluções para eletromobilidade na IAA Mobility em Munique (7 a 12 de setembro).

A Bosch atua como encarregado geral para a construção de fábricas e como fornecedor de componentes individuais e soluções de software. “Enquanto empresa líder de IoT e fabricante de máquinas de sucesso, oferecemos a oportunidade de personalizar a fábrica do futuro”, diz Najork. A Bosch desenvolve equipamentos, maquinaria, hardware e software para a fabricação de módulos de bateria e embalagens que são construídos a partir de células cilíndricas, prismáticas ou de bolsa e utilizadas em veículos elétricos. Os processos de aperto, soldagem e colagem são usados para ligar firmemente as células umas às outras. Dependendo dos requisitos, a Bosch pode fornecer linhas parcial ou totalmente automatizadas. Tecnologias de condução e controlo, estações de trabalho manuais projetadas de forma inteligente, sistemas de execução de manufatura (MES) para programação de produção, assim como software para conectar máquinas e sistemas também fazem parte do portfólio da empresa.

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