Ver todas

Back

Yokohama utiliza Inteligência Artificial para prever propriedades dos compostos dos pneus

10 Dezembro, 2021

A Yokohama anunciou que desenvolveu um sistema que utiliza a Inteligência Artificial para prever os valores das principais características dos pneus.

A empresa espera que a capacidade do sistema para conduzir um grande número de experiências virtuais lhe permita acelerar o desenvolvimento de novos pneus, reduzir os custos de desenvolvimento, e desenvolver pneus com melhor desempenho. O sistema também tornará mais fácil para engenheiros menos experientes o desenvolvimento de novos designs de pneus.

O sistema foi desenvolvido sob o novo conceito de utilização de IA da Yokohama, HAICoLab, lançado em outubro de 2020. O sistema utiliza IA para prever valores para as principais características dos pneus com base em dados introduzidos pelos projectistas de pneus, incluindo dados relacionados com especificações para parâmetros-chave de concepção de pneus tais como estrutura e forma, as propriedades físicas dos compostos e outros dados relacionados com materiais, e condições de avaliação. O novo sistema reduz a deterioração da precisão da previsão da IA que tende a ocorrer durante a concepção do pneu. Como o número e tipos de parâmetros de concepção possíveis diferem consoante a estrutura interna do pneu, é necessário criar bases de dados separadas utilizadas para a aprendizagem da IA, de acordo com as características estruturais do pneu.

A utilização deste sistema desenvolvido anteriormente, juntamente com o sistema recentemente desenvolvido para prever os valores das características específicas dos pneus, irá melhorar o desenvolvimento pela Yokohama de uma grande variedade de novos pneus.

O HAICoLab visa promover inovações digitais, facilitando esforços de colaboração que fundem a inspiração humana e a criatividade com a enorme capacidade de processamento de dados da IA. A Yokohama visa adquirir novos conhecimentos através da criação e recolha de dados com base em condições hipotéticas estabelecidas pelos humanos e depois aplicar a IA para prever, analisar e depois procurar o resultado mais óptimo. A Yokohama tem vindo a avançar com os desenvolvimentos tecnológicos, utilizando a IA nos seus processos de concepção e desenvolvimento de materiais e pneus. Por exemplo, em 2017 a Yokohama revelou uma nova tecnologia de desenvolvimento de materiais de borracha que aplica a informática de materiais e uma tecnologia de concepção de pneus que aplica a tecnologia informática. Sob o seu conceito HAICoLab, a Yokohama está a utilizar a IA para desenvolver produtos e serviços inovadores, bem como processos.

PALAVRAS-CHAVE