A Sogilub congratula-se com a superação de todas as metas definidas para 2021, com uma taxa de recolha que ficou 13% acima dos 100% exigidos, bem como a regeneração, 2% acima dos 80% requeridos.
O ano de 2021, a exemplo do anterior, pautou-se pela incerteza da evolução económica e social, em larga medida negativamente influenciada pela pandemia, que se refletiu nas atividades que produzem e consomem óleos novos e usados. Foi por isso mais um ano desafiante para a Sogilub, em que o SIGOU mostrou a sua resiliência, conseguindo resultados na recolha de óleos lubrificantes usados, só comparáveis com o ano de 2010 e únicos ao nível do encaminhamento deste fluxo de resíduos para regeneração.
No que respeita à reciclagem, foi também atingida a meta de 100%. Deu-se ainda cumprimento às metas de Sensibilização, Comunicação e Educação e de Investigação e Desenvolvimento, conforme definido pela Licença, com investimentos de 5% e 1%, respetivamente, em ações que envolveram transversalmente todos os intervenientes do sistema.
Os resultados obtidos evidenciam uma trajetória de crescimento consolidado, alicerçado em objetivos de desenvolvimento sustentável, orientados para a economia circular e para a melhoria contínua.