Ver todas

Back

Motul: Qualidade e proteção para os motores

22 Fevereiro, 2022

Com uma gama de lubrificantes abrangente para veículos pesados, a Motul desenvolve produtos cada vez mais eficientes na redução de consumos e emissões, ao mesmo tempo que aumenta a sua presença em Portugal.

A Motul, marca de referência na formulação de lubrificantes, iniciou atividade há mais de 165 anos e disponibiliza uma vasta gama de produtos para veículos pesados, incluindo lubrificantes, aditivos de limpeza, refrigerantes, lubrificantes de transmissão, entre outros. “Ao contrário dos veículos ligeiros, nos pesados, sendo a frequência de manutenção maior e a capacidade de reboque fundamental, assim como os motores maiores e que funcionam a velocidades mais baixas, a manutenção e óleos de motor têm de ser muito específicos. Neste sentido, a gama de lubrificantes para serviço pesado da Motul fornece protecção de alto desempenho e prolonga a vida útil dos motores de camiões em todas as condições. A gama de produtos abrange as especificações e aplicações rigorosas exigidas pelos fabricantes deste tipo de veículos”, indica a Equipa da Motul Ibérica. “Graças ao nosso compromisso com a inovação, conseguimos diferenciar-nos, tanto na qualidade dos produtos como no serviço aos nossos clientes”, indica a Equipa da Motul Ibérica, que adianta: “Além da qualidade e da abrangência dos nossos produtos, as ferramentas e campanhas de marketing e comunicação que disponibilizamos são um ponto forte da marca. A Motul Ibérica tem trabalhado para poder prestar o melhor serviço a todos os clientes, independentemente da sua localização”.

PRODUTOS
A Motul tem concentrado os seus esforços em “oferecer o catálogo de lubrificantes mais completo do mercado, procurando reduzir o consumo de combustível e lubrificantes, bem como cumprir os mais rigorosos regulamentos anti-poluição. A empresa trabalha em colaboração com os construtores para os ajudar a cumprir as restrições ambientais. “Temos um objetivo comum: reduzir as emissões, através do aperfeiçoamento tecnológico. Sabemos que temos de aumentar o investimento em I&D e ser cada vez mais exigentes neste aspeto. Todos os anos, surgem novas regulamentações, que exigem novas evoIuções tecnológicas.

Uma das mais recentes adições à gama de produtos da empresa foi o Tekma Mega+ 15W40, um lubrificante mineral, de alta qualidade, concebido para motores de veículos pesados como autocarros, camiões, veículos de obras públicas e máquinas agrícolas, motores estacionários, utilizando combustível com baixo teor de enxofre (≤ 50 ppm). “O óleo é adequado para todos os motores de frota mista que requerem SAE 15W-40, e é formulado para trabalhos em condições de carga e serviço muito severas, exigindo um óleo de motor ACEA E9 “Low SAPS”, e longos períodos de manutenção. O Tekma Mega+ 15W40 protege eficazmente os conversores SCR e os filtros de partículas. Proporciona limpeza e protecção do motor durante longos períodos de manutenção. Mantém os pistões limpos, controlando a formação de depósitos. O seu grau SAE permite-lhe ser compatível com unidades mais antigas, bem como com novas unidades que suportam este grau SAE 15W-40. Este produto completa uma vasta gama de óleos de cárter para veículos pesados, com os mais recentes regulamentos e níveis de qualidade totalmente atualizados”.

Para aumentar a eficácia do poder de limpeza de qualquer óleo de motor, a marca recomenda a incorporação de um tratamento com Motul Engine Clean+ na manutenção periódica, a cada duas ou três trocas de óleo. “Este aditivo limpa eficazmente as acumulações e possíveis obstruções que se formam no motor devido ao seu funcionamento normal”.

A Motul disponibiliza também o Diesel System Clean, “que assegura uma combustão mais limpa, livre de resíduos nos locais críticos. Entre os produtos para veículos pesados, a Motul tem toda uma linha de lubrificantes de transmissão que proporcionam uma proteção de alto desempenho e prolongam a vida útil das transmissões dos camiões, oferecendo uma vasta gama de viscosidades e qualidades para satisfazer qualquer necessidade de veículo”. A empresa tem também uma gama de massas lubrificantes de alta tecnologia para fornecer lubrificação extensiva, desde elementos externos, como cabos, rodas sobressalentes, até sistemas de lubrificação centralizada, com uma vasta gama de consistências. No que diz respeito aos refrigerantes, a Motul tem uma vasta gama dedicada exclusivamente aos veículos pesados. A gama de produtos de refrigeração Motul oferece também diferentes tecnologias, desde as convencionais ou clássicas a híbridos ou ácidos orgânicos (OAT), concebidos para satisfazer os requisitos da maioria dos fabricantes em matéria de refrigerantes.

FUTURO
A Motul está constantemente a melhorar os seus serviços. “Uma parte importante é a logística para os nossos distribuidores, em que procuramos oferecer um atendimento rápido, digitalizado e eficiente”. Outro dos nossos objetivos da Motul é aumentar a visibilidade da marca no nosso país. “A nossa intenção é continuar a crescer em Portugal. E faremos isso alavancando a marca Motul e a nossa rede de clientes. Queremos crescer na diversificação de categorias e gamas de produtos, diversificação de canais, abrangendo todo o país. Em Portugal pretendemos diversificar o nosso portfólio e continuar a crescer em quota de mercado”.

EQUIPA MOTUL IBÉRICA

Que tipo de apoio disponibilizam aos distribuidores em Portugal?
O projeto da Motul assenta na construção da confiança com o cliente, na proximidade comercial e em garantir a estabilidade do mercado. A formação tem sido sempre um dos grandes pilares do nosso negócio. Todos os anos temos o orgulho de poder formar mais de 2500 oficinas. A formação permite-nos estabelecer ligações estreitas com os profissionais do nosso setor. Aprendemos com eles e, ao mesmo tempo, a formação ajuda-nos a transmitir as vantagens dos nossos produtos a profissionais que desejam diferenciar-se pela qualidade e pelo atendimento premium.

De que forma a Motul ajuda as oficinas a aumentar a sua rentabilidade?
A Motul desenvolve produtos e serviços para oferecer um serviço premium, e, por isso, a oficina beneficia, oferecendo qualidade superior e serviço de excelência aos seus clientes. Além disso, a Motul oferece formação, promoções e serviços, para que as oficinas transfiram todos esses benefícios ao consumidor. Um exemplo disso é a linha de aditivos Motul, para ajudar as oficinas a oferecer um serviço premium completo e a transferir essas vantagens aos seus clientes. Outro exemplo é o projeto MotulEvo, em que fornecemos todas as informações, máquinas e produtos para a oficina poder realizar a manutenção das caixas automáticas, facilitando o processo, através de ferramentas e ampliando assim a sua oferta, que, de outra forma, não poderiam oferecer.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda Pesados n.º 34 de junho/julho de 2021. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE