Com o tema de fundo “#LikeABosch”, decorreu esta tarde a Convenção Ibérica da rede de oficinas Bosch Car Service, onde foram apresentadas as linhas mestras que a Bosch entende como sendo o futuro desta rede. Uma das novidades é um novo conceito de oficina.
Na fase inicial do evento, Norma Torres, Diretora de aftermarket da Bosch para Espanha e Portugal, evocou os 100 anos da rede Bosch Car Service, que a mesma não conseguiu comemorar (como pretendia) em 2021 por causa da pandemia. Para 2022, o foco da rede Bosch Car Service está no serviço ao cliente. “A conetividade e os dados tornar-nos-ão mais fortes”, disse Norma Torres, evocando que muitas das tecnologias existentes nos automóveis têm o nome Bosch.
No decorrer da convenção foram da dos alguns dados na evolução do parque, que segundo a Bosch se tornará mais “velho”, passando de 12,2 anos para 13,1 anos até 2025. Cerca de 93% do parque automóvel até 2025 utilizará motores a combustão (incluindo os híbridos), percentagem que desce para 86% até 2030, num mercado que não irá sofrer grandes evoluções nas suas vendas nos próximos anos.
Neste evento foram também divulgados os pilares estratégicos da rede Bosch Car Service, que passa por incrementar a cobertura, melhorar a experiência do cliente, incrementar a notoriedade da marca, assegurar colaborações com associados estratégicos, actualizar e fortalecer o modelo de negócio e implementar e consolidar o ecossistema digital.
Entre outras ferramentas digitais, uma das novidades apresentadas foi o Bosch Fleet Solutions, desenvolvida em parceria com a TecAlliance, que permitirá uma relação mais direta das frotas com a rede Bosch Car Service.
Subir um degrau
A partir de 2023 vão passar a existir novos requisitos para aderir à nova geração de oficinas Bosch Car Service. Trata-se de um novo conceito, tipo “Smart Oficina”, num modelo de negócio que se aproxima mais de um franchising. O acesso à rede será feito através de um quota variável, dizendo Raquel Marinho, coordenadora da rede que “queremos um futuro melhor e mais justo para a rede”.
Programa de gestão
Foi também dado um foco muito grande ao programa de gestão de oficinas que a Bosch Car Service tem disponível para todos os aderentes, que a própria Bosch Car Service quer implementar em cada vez mais oficinas da sua rede. “Estamos convencidos que será um fator diferenciador da rede quando todas as oficinas Bosch tiveram implementado este programa de gestão”, referiu fonte da empresa nesta Convenção.
Novo serviço
Para as oficinas Bosch Car Service foi desenvolvido a solução de diagnóstico remoto, que tem o nome REDI. Com este sistema qualquer oficina poderá ligar remotamente o carro e poder resolver algum problema que com o KTS (equipamento de diagnóstico) não foi possível.
Soluções para veículos elétricos, novos equipamentos e novos cursos de formação (com incidência também nos veículos elétricos) serão mais algumas das novidades que a Bosch preparou para a sua rede Bosch Car Service.
PRÉMIOS EXCELÊNCIA BOSCH CAR SERVICE
Oficina com melhor índice de qualidade – Auto Elétrica Pinto Lopes
Oficina com maior número de intervenções em renting – LD Auto – Ortigosa
Oficina com maior número de marcações em MyBCS 2021 – Central Mobility
Oficina com melhor avaliação em Google MyBusiness 2021 – FLS Motor
Maior empreendedor – Grupo Leiridiesel (LD Auto)