Matti Morri, Director Técnico de Serviço ao Cliente da Nokian Tyres, alerta para falsos mitos sobre a pressão dos pneus.
O responsável indica que a segurança na condução e a longevidade dos pneus podem ser melhoradas com um hábito que demora apenas alguns minutos: regulação da pressão dos pneus. A pressão dos pneus deve ser mais elevada no Inverno do que no Verão. É também necessário a pressão dos pneus também deve ser aumentada quando a carga é mais pesada do que o habitual. Indica ainda que muitas pessoas conduzem com pressões de pneus demasiado baixas, seja por razões de conforto de condução ou devido a crenças perigosas.
É mais confortável conduzir com uma pressão de pneu mais baixa?
Mais confortável, talvez, mas também mais perigoso. Um pneu com uma pressão demasiado baixa é demasiado flexível, o que o torna incontrolável. Esta é provavelmente a concepção errada mais perigosa sobre a pressão dos pneus. Há uma razão pela qual os fabricantes de automóveis e de pneus determinaram um nível de pressão de pneus recomendado que garante um desempenho seguro dos pneus, mesmo em circunstâncias extremas.
A pressão de ar suficiente causa desgaste no centro dos pneus?
Nos antigos pneus de camada cruzada, era possível ajustar o padrão de desgaste pela pressão dos pneus. Foi há mais de 30 anos, mas o mito persiste. O padrão de desgaste de um pneu moderno com cinto de aço não pode ser afectado pelo nível normal de pressão do pneu. Os pneus de tração são ligeiramente mais propensos ao desgaste central, porque a sua superfície central faz mais trabalho durante a aceleração. A superfície central faz mais trabalho durante a aceleração. Para que os pneus se desgastem uniformemente, devem ser trocados, ou seja, pneus traseiros por pneus dianteiros e vice-versa, sempre de forma atempada.
A pressão correcta dos pneus aumenta a sua vida útil?
Definitivamente. Quanto mais baixa for a pressão do pneu, mais a parede lateral do flanco do pneu se torna mais volumosa. O flanco é a parte mais fraca de um pneu, e a pressão correcta do pneu ajuda a reduzir furos, cortes e avarias. Se um pneu rola a uma pressão demasiado baixa em comparação com a carga, a sua forma é afectada em demasia durante a condução. A sua estrutura aquece, o que pode levar a fissuras entre os componentes. A vida útil de um pneu pode ser maximizada através da verificação regular da pressão do pneu. A pressão correcta dos pneus facilita o controlo do veículo, o que também reduz correcções de direção desnecessárias.
A pressão dos pneus dianteiros deve ser aumentada quando se puxa um reboque?
Esta é também uma crença recorrente, e a resposta é não. A pressão no eixo traseiro é a mesma que a pressão no eixo traseiro. A pressão sobre o eixo traseiro é o que precisa de ser aumentado quando se conduz para um destino de férias com uma carga pesada na bagageira, por exemplo, um reboque. na bagageira, por exemplo, ou ao puxar um reboque. O aumento do peso na barra de tracção aumenta a carga do eixo traseiro. aumenta a carga sobre o eixo traseiro. Uma pressão demasiado baixa dos pneus provoca uma sobreviragem em situações de curva. sobreviragem em situações de esquina. A extremidade traseira começa a mover-se incontrolavelmente, o que torna um veículo carregado difícil de conduzir.
Uma carrinha pode exigir uma pressão de pneus até 5 bar?
A construção mais robusta de uma carrinha pode levar a acreditar que a capacidade de carga dos seus pneus é suficiente, mesmo com uma pressão de pneu mais baixa. No entanto, para atingir a capacidade máxima de carga capacidade máxima de carga, o nível de pressão dos pneus da carrinha deve ser até 5 bar ou mesmo superior. A capacidade de carga refere-se ao número de objectos e pessoas que podem ser transportados no veículo. Se houver problemas estruturais nos pneus de uma carrinha, a razão é normalmente uma pressão de pneu demasiado baixa em relação à carga. Uma pressão de pneu mais elevada faz com que o pneu se sinta duro no início da condução, mas não é aconselhável enfatizar o conforto através de uma pressão de pneu demasiado baixa em detrimento da durabilidade e segurança dos pneus.
Pode um pneu cair da jante?
Sim, um pneu pode sair da jante durante a condução. Quando a temperatura cai dez graus, a pressão dos pneus baixa em 0,1 bar. As temperaturas de congelação também provocam o encolhimento do aro de aço. A temperaturas abaixo de zero extremamente baixas, um pneu com pressão demasiado baixa pode sair da jante se o carro atingir um lancil numa curva a alta velocidade, por exemplo. Quando a temperatura sobe, a pressão dos pneus aumenta. Uma pressão dos pneus demasiado alta não é motivo de preocupação: melhor demasiado alta do que demasiado baixa. A pressão dos pneus demasiado baixa aumenta a resistência ao rolamento, o desgaste dos pneus e o consumo de combustível, bem como a redução do manuseamento. Isto aplica-se tanto no Verão como no Inverno.