A Catflex comercializa em Portugal os produtos da MTE‐Thomson, marca que tem um representante no nosso país, responsável pela dinamização de alguns produtos por via da formação.
{ TEXTO PAULO HOMEM }
A MTE‐Thomson começou sua trajetória em 1957, com o nome de Metalúrgica Termo Elétrica, período que coincide também com o início da indústria automóvel no Brasil. Em 1975, a MTE associou‐se à Thomson International Co. para produzir termóstatos, consolidando‐se desde essa altura e, a partir daí, tornou‐se especialista em controlo de temperatura do motor. Em 1990 desenvolveu o Termistor NTC‐PTC, elemento importante na medição de temperatura e é o único fabricante na América Latina deste tipo de componente. Em 2000 lançou o Sensor Lambda concretizando a sua tecnologia em cerâmica automóvel.
Até ao momento a MTE-Thomson já produziu mais de 200 milhões de peças, não só como primeiro equipamento como peças para aftermarket, exportando os seus produtos para mais de 100 países. A MTE‐Thomson tem atualmente três fábricas no Brasil (todas no Estado de São Paulo), como um armazém na Flórida (Estados Unidos) e outro na Alemanha tendo, portanto, presença na Europa.
A sua gama de produtos é muito extensa, incluindo sensores de oxigénio, termóstatos, sensores de temperatura, termo-interruptores, sensor MAP, sensor TPS e sensor EGPS. Com esta oferta, a empresa brasileira disponibiliza cerca de 3000 referências de produtos cobrindo as áreas de controlo de temperatura do motor e o controle de emissões (injeção eletrónica).
“Estamos sempre a aumentar o nosso portfólio de produtos, atualizado para os novos veículos, pesados e até motociclos, visando sempre todos os mercados em que atuamos”, refere Alfredo Bastos Jr, responsável de Marketing da MTE‐Thomson, explicando ainda que “chegamos a lançar mais de 100 novos produtos, em média, por ano”, o que mostra a extensão de gama da marca.
As mais recentes adições à gama de produtos são os sensores de oxigênio Wideband e A/F, juntamente com os sensores de pressão e de temperatura de escape.
PREÇO
Em termos de posicionamento de preço, o responsável da MTE‐Thomson acredita que a arca tem “uma política de preços justos com uma gama de serviços para melhor atender os nossos clientes”, dizendo que uma marca como a que representa se pode diferenciar no mercado português apostando no “apoio técnico e comercial, nas garantias, na assistência técnica e, principalmente, na formação”. Refira‐se que todos os produtos da MTE‐Thomson são controlados a 100% e fabricados sobre o Certificação ISO/TS 9001, referindo Alfredo Bastos Jr que os produtos, na Europa, possuem dois anos de garantia.
Em termos logísticos, a MTE‐Thomson, com o armazém na Alemanha, procura responder com maior rapidez às encomendas menores e trabalha diretamente do Brasil com entregas quinzenais ao distribuidor.
ACOMPANHAMENTO TÉCNICO
Grande parte do projeto da MTE‐Thomson passa pela componente técnica. A este respeito, Alfredo Bastos Jr diz que “prestamos todo o acompanhamento técnico aos nossos clientes em Portugal, até porque temos um quadro técnico na Alemanha com a disponibilidade de falar português”.
Para fornecer este acompanhamento técnico a MTE‐Thomson disponibiliza, no seu site, a plataforma “Oficina do Saber” e o seu canal do Youtube com vídeos formativos, além de ter cursos à distância, como também recorre a outras plataformas (CHAT, WhatsAPP, Email e Skype) para prestar informações técnicas. A MTE‐Thomson tem vindo a realizar de norte a sul uma série de formações técnicas, com o formador José André com o suporte da Catflex, como forma de difundir a marca e conhecimentos técnicos, nomeadamente sobre sensores lambda (outras produtos se seguirão). “Temos feito um intenso trabalho de formação no país inteiro. Nesta fase inicial estamos bem focados no aluno técnico das escolas e faculdades. Na próxima etapa será nas oficinas de mecânica”, refere Alfredo Bastos Jr.
ENTREVISTA
Alfredo Bastos Jr – Responsável de Marketing da MTE‐Thomson
“Estamos a trabalhar para aumentar as vendas”
Como estão a promover a vossa marca em Portugal?
Estamos a desenvolver a marca pelas for‐ mações técnicas que estamos a realizar nas faculdades e nas escolas técnicas ligados ao automóvel, bem como estamos presentes em feiras e eventos. Colaboramos ainda, com material didático, com os cursos de Engenharia Automóvel da ESTG/IPLeiria. O nosso objetivo é procurar responder aos nossos clientes com um excelente produto e preços justos.
Têm alguma equipa comercial a trabalhar exclusivamente o mercado português?
Sim, através de nossos distribuidores.
Qual tem sido a evolução das vendas da MTE‐Thomson no mercado português?
As vendas estão num crescimento constante e estamos a trabalhar para aumentar as vendas ainda mais.
Quais são as vossas previsões de crescimento para o mercado português a curto, médio e longo prazo?
Acreditamos num crescimento sustentável ao longo dos anos para consolidar uma marca brasileira no nosso país irmão.
Quais são as mais valias que os clientes têm em trabalhar com os produtos da MTE‐Thomson?
Produtos com a qualidade assegurada, com uma história vitoriosa de uma empresa genuinamente brasileira, focada exclusivamente na tecnologia dos seus produtos e com toda a assistência técnica. A MTE-Thomson é uma escolha inteligente, pois temos temperatura e emissões sob controlo.
CONTACTOS
MTE‐THOMSON
Alfredo Bastos Jr
www.mte‐thomson.com.br/site/
Mais artigos da Revista PÓS-VENDA n.º6 aqui.