A Eurofiltros atingiu 25 anos de idade. A empresa está de parabéns não só por isso, mas porque sempre soube associar o seu negócio e o seu nome a marcas de reconhecida qualidade, como é o caso da Donaldson.
O que foi feito está feito. No caso da Eurofiltros o que foi feito é motivo de orgulho, atendendo ao facto de ter seguido uma estratégia que se revelou acertada e que deu os seus frutos, agora que é um momento de balanço já que a empresa comemora as bodas de prata.
Para o gerente da Eurofiltros, José Sequeira, “os 25 anos representam o crescimento de um projeto, que teve continuidade de uma outra empresa, que se proponha a fazer algo diferente e inovador, com especialização ao nível da filtração, para o setor das máquinas de movimentação de terras”.
O “boom” na construção, no final do século passado, permitiu a empresa um forte crescimento no seu setor de atividade, que era no fundo um nicho de mercado, onde a exigência técnica era muito importante assim como a qualidade dos produtos que eram comercializados. “Desde a fundação da Eurofiltros que trabalhamos com marcas de filtros que fornecem os equipamentos originais (OEM). Um dos melhores exemplos é a Donaldson, que foi desde sempre a nossa marca e que se cofunde até com a própria Eurofiltros”, refere José Sequeira, explicando ainda que “a vantagem de trabalhar com as OEM, por exemplo, ao nível das máquinas agrícolas e da movimentação de terras é que usam de origem filtros de ar da Donaldson.
Isso tornou-se um dos argumentos fáceis para nós, o que nos permitiu entrar com facilidade em determinados mercados”. Ainda hoje a Donaldson é a marca de referência da Eurofiltros e isso levou que a empresa fosse dinamizando outros segmentos de mercado, sempre com alta especialização na área da filtragem, como é o caso da indústria e pescas mas também dos setor dos veículos pesados. “A crise de 2008, com a quebra das obras públicas, obrigou-nos a olhar para outros mercados. Com as representações que trabalhávamos, sobretudo com a Donaldson, tínhamos a possibilidade de o fazer facilmente, sempre com produtos de qualidade premium”.
Nunca perdendo o seu foco e a sua especialização no setor da filtragem, a Eurofiltros teve que se tornar um pouco mais generalista (no decorrer da última década), lançando a empresa nessa altura baterias, lubrificantes e uma outra marca de filtros mais focada no preço. “A verdade é que os nossos clientes continuaram a querer, ao nível dos filtros, a Donaldson, pois estão habituados à qualidade e essa nova marca não chegou mesmo a vingar e tivemos de a abandonar”, revela José Sequeira, mesmo reconhecendo que as marcas com que trabalha não são as marcas mais baratas do mercado. Partindo da ideia de que o seu cliente que já “consumia” filtros também poderia consumir baterias e lubrificantes, o responsável da Eurofiltros, pretendia sobretudo aproveitar a estrutura que já tinha (em termos de meios humanos e de armazéns) para dinamizar o negócio. Foram escolhidas “duas marcas de referência, a Tudor e a Eni, mantendo-se dessa forma a política de qualidade das marcas com que trabalhamos”, refere José Sequeira.
A partir deste momento a Eurofiltros começou também a trabalhar cada vez mais com oficinas e com casas de peças (numa lógica de revenda), sobretudo na área da filtragem para o setor dos veículos pesados e das máquinas onde, na realidade “podemos fazer a diferença com a nossa experiência e o nosso conhecimento técnico, pois nunca quisemos entrar na guerra dos ligeiros”, revela o gerente da Eurofiltros, reforçando contudo que “o nosso foco, mesmo assim, mantém-se o cliente final. É esse que queremos continuar a servir. Apostamos na revenda apenas para trabalhar com uma tipologia
de clientes onde não podemos chegar fisicamente”.
A Eurofiltros possui um armazém central, em Ermesinde, com duas filiais em Alpendorada e Aveiro, com equipas comerciais no terreno diariamente, que operam de Coimbra para norte de Portugal.
A empresa iniciou um projeto na área das ferramentas, como está a projetar ter ainda uma gama de produtos (consumíveis oficinais), como novas áreas a explorar, como está a reativar de novo a presença em Angola, onde chegou a ter uma forte presença no passado. Também em equação está a abertura de uma nova filial em Viseu, sendo certo que a empresa vai apostar cada vez mais na sua digitalização, nomeadamente com o desenvolvimento de um intranet (B2B). “O nosso foco é e sempre será nas marcas que trabalhamos atualmente, nomeadamente a Donaldson, Tudor e Eni, como dinamizar os mercados onde estamos, sem esquecer a nossa especialização na área dos filtros”, conclui José Sequeira.
A importância da especialização
No entender de José Sequeira, gerente da Eurofiltros, a especialização da empresa no setor da filtragem, com a marca Donaldson, é ainda hoje um fator de diferenciação no mercado. “São muitas as vantagens de trabalhar com uma marca como a Donaldson. Não só está presente no primeiro equipamento de muitos construtores, como possui um imenso conhecimento técnico que é passado para os distribuidores. A Eurofiltros faz parte da família Donaldson, somos muito apoiados pela fábrica em tudo aquilo que necessitemos e isso traduz-se numa mais valia também para os nossos clientes”. A Donaldson, para o setor dos transportes e das máquinas, possui uma extensa e muito especializada gama de produtos, com “exigentes critérios de qualidade”, refere José Sequeira, que diz a estratégia da Eurofiltros passou sempre por se “confundir”, no mercado português, com a Donaldson.
Eurofiltros
Ermesinde
José Sequeira
229 759 610
eurofiltros@eurofiltros.pt
www.eurofiltros.pt
Artigo publicado na Revista Pós-Venda Pesados n.º 34 de junho/julho de 2021. Consulte aqui a edição.