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Gael Escribe, Nexus: “O aftermarket irá migrar das peças para um negócio altamente orientado para a prestação de serviços”

2 Setembro, 2022

A Nexus Automotive International tem uma abordagem progressiva no mercado, ao criar soluções para os seus parceiros adaptadas à evolução do aftermarket, focadas na digitalização e em novos serviços para a mobilidade.

Através de soluções inovadoras para uma mobilidade mais sustentável, digital e conectada, a Nexus Automotive International pretende ser um grupo de compra com uma oferta completa e cada vez mais inovadora para os seus parceiros. Gael Escribe, CEO da Nexus Automotive International, explica à PÓS-VENDA de que forma este grupo, criado em 2014, está a adaptar a sua oferta às transformações que moldam o aftermarket mundial.

Qual é a importância dos grupos de compra internacionais no mercado pós-venda atual?
Os grupos de compra internacionais desempenham um papel de liderança aftermarket automóvel. Alguns deles, incluindo a Nexus, tornaram-se globais, com uma presença num grande número de países. A Nexus está atualmente presente em 138 países e tem vendas consolidadas de 34,8 mil milhões de euros.

Como irão evoluir estes grupos no futuro?
Os grupos de compra internacionais que se adaptarem à dinâmica em rápida evolução no mercado pós-venda irão certamente desenvolver-se, mas os que não o fizerem poderão ter problemas. Na Nexus, decidimos alargar a nossa atividade central a múltiplas atividades adicionais. No nosso recente N! Business Forum em Viena, esta diversificação traduziu-se em seis direções: apoio a novos tipos de parcerias com OEMs; alargamento da atual carteira de fornecedores de apenas peças para automóveis para soluções de peças e serviços; lançamento de “compras ativas” através da consolidação de volumes dentro da comunidade N! e o início de projetos de consolidação local; orientação da nossa rede de oficinas para alcançar 25 mil oficinas Nexus em 2025, com um conceito melhorado a ser implantado a partir de 2022. Além disso, pretendemos colocar as pessoas no topo das prioridades, aumentando a Academia Nexus e apoiando plenamente a iniciativa colaborativa Talents4AA; reforçar o compromisso da Nexus em sustentabilidade como uma preocupação transversal em todas as atividades e negócios, e um foco especial para apoiar o lançamento do Automotive Aftermarket Climate Day. Com esta diversificação, planeamos construir uma Nexus ainda mais forte, que desempenhará um papel de liderança no mercado pós-venda de amanhã, bem como no ecossistema de mobilidade alargada.

Quais são as principais tendências no mercado pós-venda e de que forma influenciam o mercado?
O aftermarket tem vindo a consolidar-se, a digitalizar e a globalizar-se nos últimos anos e esta tendência irá continuar no futuro. A médio prazo, o declínio do parque automóvel de combustão interna, a partir de 2035, terá impacto na dimensão do mercado e forçará os agentes do mercado de assistência automóvel a deslocarem parte do seu foco para o desenvolvimento de serviços. Em suma, o aftermarket irá migrar, dentro de poucos anos, das peças para um negócio altamente orientado para a prestação de serviços. Esta é a principal transformação com que teremos de lidar nos próximos dez a quinze anos.

Como pode o trabalho dos grupos influenciar a atividade de uma oficina independente?
Como resultado da evolução do mercado e da estratégia global da Nexus, temos vindo a acrescentar à nossa atividade principal de peças sobressalentes, cada vez mais serviços a nível de oficina. Temos vindo a focar-nos no desenvolvimento de serviços e a implementá-los localmente graças à nossa comunidade mundial, o que traz eficiência e eficácia de custos ao longo de toda a nossa cadeia de valor. Concentramos os nossos esforços em três domínios que irão assegurar o crescimento dos negócios dos nossos parceiros: digitalizar a oficina (comunicação, vendas, processos internos), apoio à profissionalização (competências, acessibilidade de dados, ferramentas), acelerar as parcerias (intermediários, frotas, OEMs).

Qual a importância da digitalização nos negócios dos grandes grupos internacionais no mercado pós-venda?
A digitalização é uma das principais tendências com impacto no aftermarket atual. Iremos assistir à emergência de operadores de comércio eletrónico, que duplicarão as suas quotas de mercado até 2030. A Nexus tem sido o primeiro grupo de compra internacional a acolher os operadores de comércio eletrónico dentro de uma unidade de negócio dedicada ao comércio eletrónico. Em termos de inovação, criámos recentemente duas start-ups: Renovatio, um mercado dedicado ao segmento automóvel clássico, com a Ebay entre os seus acionistas; e a Marketparts, que se tornou o maior mercado mundial digital para peças. Também investimos em KI mobility, baseada na Índia, centrada em toda a digitalização do processo de manutenção do automóvel e a KI mobility pode tornar-se muito em breve no primeiro “unicórnio” dentro da comunidade Nexus. Em resumo, a digitalização não foi apenas adotada pela Nexus como uma vantagem, mas é um domínio onde estão a ser feitos investimentos significativos, onde o toque inovador da Nexus está a encontrar muitas oportunidades.

De que forma a eletrificação e as novas formas de mobilidade irão mudar a dinâmica do negócio?
A eletrificação do parque automóvel e os próximos passos com o aparecimento do automóvel autónomo irão transformar o aftermarket numa indústria altamente orientada para o serviço. É por isso que a Nexus investiu em múltiplas start-ups inovadoras (em parte através da Mobilion, a empresa de investimento que foi criada) com o objetivo de facilitar a migração dos negócios dos membros da Nexus de um negócio de peças, para soluções de peças e serviços.

Para além do preço, em que beneficiam os parceiros ao aderir a um grupo de compra internacional?
No final, o preço é uma consideração menor. Com o apoio da Nexus, os parceiros estão a adaptar-se à transformação do mercado pós-venda, com todas as soluções inovadoras que a Nexus está a fornecer.

Qual é a importância do mercado pós-venda português para um grupo de comércio internacional?
Nenhum mercado é menos importante do que outro para um grupo global como o nosso. A oportunidade de negócio varia de acordo com a dimensão e estrutura da quantidade de veículos em cada país. Existem mais de 5 milhões de veículos em Portugal, o que o torna bastante significativo em termos globais. Portugal oferece muitas oportunidades de crescimento futuro para a Nexus.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 80 de maio de 2022. Consulte aqui a edição.

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