Hyundai Motor Group revela o seu novo mundo automóvel - Revista Pós-Venda
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Hyundai Motor Group revela o seu novo mundo automóvel

13 Outubro, 2022

O Hyundai Motor Group (o Grupo) anunciou hoje uma nova estratégia global para transformar todos os seus modelos em veículos definidos por software (Software Defined Vehicles, SDV) até 2025. Os clientes poderão atualizar remotamente o desempenho e a funcionalidade dos seus automóveis em qualquer altura e em qualquer lugar, sem serem obrigados a deslocar-se a um concessionário.

A iniciativa líder no setor e apresentada durante o fórum global online do Grupo intitulado Unlock the Software Age (“Desbloquear a Era do Software”), proporcionará uma era de mobilidade sem precedentes, dando aos clientes a liberdade de atualizar remotamente o desempenho e a funcionalidade dos seus veículos em qualquer altura e em qualquer lugar.

O Grupo também partilhou planos para transformar a experiência do cliente ao longo de toda a vida útil do veículo e oferecer uma nova era de mobilidade através de tecnologia de software em constante evolução

A mobilidade e a tecnologia de software do Hyundai Motor Group irão permitir que todos os modelos, incluindo os já adquiridos, permaneçam atualizados. Deste modo, as funções do veículo, incluindo a segurança, a comodidade, a conectividade, a segurança e o desempenho de condução, podem receber atualizações remotas (Over-The-Air, OTA) de software. Com base na plataforma EV da próxima geração do Grupo, no controlador integrado e num sistema operativo de automóveis conectados (Connected Car Operating System, ccOS) desenvolvido internamente, todos os veículos do Grupo estarão equipados para receber atualizações remotas de software até 2025.

O Grupo espera que 20 milhões de veículos estejam registados no serviço de automóveis conectados em todo o mundo até 2025. Os modelos equipados com funcionalidades avançadas de telecomunicações criarão valor e possibilidades sem precedentes, além de prestarem serviços personalizados aos clientes, tais como subscrições de software.

Adicionalmente, os dados de automóveis conectados estabelecerão uma rede com futuras soluções de mobilidade do Grupo, incluindo Veículos Construídos para Fins Específicos (Purpose Built Vehicles, PBV), Mobilidade Aérea Avançada (Advanced Air Mobility, AAM), robotáxis e robôs. Através da criação de uma nova plataforma de dados, serão prestados serviços inovadores através da conexão e tratamento dos diversos dados gerados ao longo do ciclo de vida dos automóveis, além de se promover a criação de um ecossistema aberto em parceria com diversos setores industriais, tais como a logística e o alojamento.

O Grupo fará também um forte investimento em software, para integrar tecnologias de hardware e software e melhorar e incorporar as capacidades da tecnologia de mobilidade. Até 2030, planeia investir 18 biliões de won (mais de 13 milhões de euros) em recursos, incluindo o estabelecimento de um novo Centro Global de Software, para acelerar o desenvolvimento de veículos definidos por software.

“Ao transformar todos os modelos em Veículos Definidos por Software até 2025, o Hyundai Motor Group redefinirá totalmente o conceito do automóvel e assumirá a liderança no advento de uma era de mobilidade nunca antes experimentada”, refere o presidente e diretor da Divisão de Investigação e Desenvolvimento do Hyundai Motor Group, Chung Kook Park. “Criar veículos visionários com a capacidade de evoluir através de software permitirá aos clientes manterem os seus veículos atualizados com as funcionalidades e a tecnologia mais recentes, muito depois de saírem da fábrica”, sublinhou.

Atualizações remotas para todos os modelos do Grupo até 2025

A partir de 2023, todos os modelos recém-lançados do Hyundai Motor Group estarão equipados para receber atualizações remotas de software, permitindo aos clientes manterem os seus veículos atualizados. Essa transformação aplicar-se-á não apenas aos modelos elétricos, mas também aos equipados com motor de combustão interna. Todos os segmentos de veículos do Grupo vendidos em todo o mundo evoluirão para serem definidos por software até 2025.

Os clientes poderão atualizar remotamente o desempenho e a funcionalidade dos seus automóveis em qualquer altura e em qualquer lugar, sem serem obrigados a deslocar-se a um concessionário. E, uma vez que os veículos podem ser atualizados constantemente, o seu valor residual aumentará em conformidade. O Grupo introduziu inicialmente este serviço em 2021 e, a partir de 2023, irá expandi-lo para modelos em diversas regiões do mundo que tenham possibilidade de receber serviços de automóveis conectados (Connected Car Services, CCS).

O Grupo oferecerá também serviços de funcionalidade a pedido (Feature on Demand, FoD) já a partir do próximo ano, o que permitirá aos clientes selecionar e adquirir funções e funcionalidades que satisfaçam as suas necessidades e gostos e a liberdade de criar veículos que melhor correspondam aos seus estilos de vida.

A grande quantidade de dados gerados pelos 20 milhões de veículos com subscrição dos CCS do Grupo fornecerá as bases para o desenvolvimento de serviços personalizados. O Grupo planeia oferecer continuamente serviços que possam melhorar os requisitos individuais dos clientes e lidar com o grande volume de dados dos veículos de forma excecionalmente rápida e fiável.

Plataforma de veículos elétricos da próxima geração para acelerar a transformação dos SDV

O Grupo planeia reduzir significativamente o tempo necessário para todos os processos de produção em massa, incluindo planeamento, design e fabrico, desenvolvendo uma plataforma partilhada de hardware e software para automóveis. Isso permitirá que os componentes das viaturas sejam partilhados em diferentes segmentos de veículos, levando a um desenvolvimento mais eficiente dos diferentes modelos e a uma maior redução de custos. Reduzir a complexidade dos veículos aumentará ainda mais a eficácia da tecnologia de SDV.

O software de veículos permanentemente atualizável reforçará a capacidade de o Hyundai Motor Group garantir fluxos de receita diversificados e estáveis, fornecendo além disso novos recursos e funcionalidades de veículos, além do aproveitamento de dados selecionados para oferecer serviços personalizados para cada cliente. A rentabilidade do Grupo também registará uma melhoria, reduzindo o tempo de desenvolvimento dos veículos e os custos, através da padronização das plataformas.

Em 2025, o Grupo irá lançar veículos com base nas suas duas novas plataformas de EV, designadas eM e eS. Estas novas plataformas serão criadas de acordo com o sistema de Arquitetura Modular Integrada (Integrated Modular Architecture, IMA) do Grupo.

A plataforma eM está a ser desenvolvida especificamente para EV em todos os segmentos, e fornecerá uma melhoria de 50% na autonomia de condução com um único carregamento, comparativamente aos EV atuais. A plataforma eM também está a ser desenvolvida para suportar tecnologia de condução autónoma de Nível 3 ou superior, assim como funcionalidades de atualização de software OTA.

A plataforma eS do Grupo será desenvolvida como um “skate” de EV exclusivamente para veículos para fins específicos, com uma estrutura totalmente flexível capaz de satisfazer as necessidades B2B e fornecer soluções à medida para empresas que atuam nos setores de distribuição, logística e TVDE.

“Em 2025, o Hyundai Motor Group apresentará veículos com dois tipos de plataforma: eM, uma plataforma específica para os EV de passageiros; e eS, uma plataforma exclusiva para veículos construídos para fins específicos”, explica o vice-presidente executivo do Centro de Desenvolvimento de Eletrónica e Infotainment do Hyundai Motor Group, Paul Choo. “Estas novas plataformas estão a evoluir de acordo com a Arquitetura Modular Integrada do Hyundai Motor Group, o que levará a uma maior padronização e modularização dos componentes principais dos veículos elétricos, como baterias e motores, oferecendo ao mesmo tempo vantagens em setores adicionais aos veículos elétricos”.

A Arquitetura Modular Integrada do Grupo facilitará a padronização e a modularização dos principais componentes de EV. Por exemplo, ao padronizar as baterias e motores elétricos que atualmente variam em cada modelo de EV, o Grupo aplicará componentes comuns aos diferentes veículos de forma flexível, expandindo assim de forma eficiente a sua gama.

De igual forma, está também a proceder à integração do controlador do veículo. Anteriormente, o sistema de software tinha de ser atualizado separadamente para cada controlador para atualizar as funções dos veículos. No entanto, um controlador integrado oferece uma solução para tornar esse processo mais sistemático e eficiente. Dessa forma, o número total de controladores pode ser reduzido de forma significativa, ao integrar os componentes elétricos de nível inferior geridos por controladores de nível superior.

O controlador integrado permitirá o desenvolvimento eficiente de diversos segmentos de veículos e modelos estratégicos otimizados para cada região, e facilitará o processo de adição de novas funcionalidades e a melhoria do desempenho. O ciclo de atualizações de software será encurtado, ao passo que a frequência aumentará. A tecnologia também permite que o Grupo responda de forma flexível e rápida para satisfazer as necessidades do mercado e do cliente em rápida mudança.

O infotainment e o Sistema Avançado de Assistência à Condução (Advanced Driving Assistance System, ADAS) que o Grupo já produz em massa estão atualmente a ser submetidos a melhorias de funcionamento com a introdução da mais recente tecnologia de controlador integrado. Até 2025, tanto o controlador de conforto como o de condução também serão integrados gradualmente.

“A arquitetura elétrica e eletrónica pode ser considerada como uma estrutura organicamente conectada que melhora a função dos componentes de dispositivos elétricos de um veículo”, considera o vice-presidente do Grupo de Desenvolvimento de Eletrónica, Hyung Ki Ahn.. “Para desenvolver o número crescente de componentes elétricos com eficiência sistemática, o Hyundai Motor Group optou por implementar a “arquitetura centralizada em domínios”, que estrutura grupos e integra os controladores em todo o veículo em quatro áreas: Conforto, Condução, Infotainment e ADAS. Uma vez que essa arquitetura reduz significativamente a complexidade do desenvolvimento e permite a realização simplificada de atualizações de software sem ser necessário modificar manualmente o controlador, é o sistema ideal para integrar uma variedade de segmentos de veículos e apresentar modelos específicos para cada região adaptados a diferentes países. Isto para além de nos permitir responder com flexibilidade às exigências dos clientes num mercado em rápida mudança”.

Sistema operativo de automóveis conectados de última geração

O sistema operativo de automóveis conectados do Grupo, altamente inovador e desenvolvido internamente, será essencial para assumir a liderança no fornecimento de soluções transformadoras de mobilidade global. A plataforma do software ccOS pode ser aplicada a todos os controladores e é capaz de maximizar o desempenho do hardware através de uma capacidade de cálculo extremamente elevada.

Para recolher e processar de forma eficiente a grande quantidade de informação gerada pelos automóveis conectados, são necessários semicondutores de processamento de informação de elevado desempenho. Consequentemente, o Grupo está a trabalhar com a NVIDIA, líder em informática de Inteligência Artificial (IA), colaborando na integração de um ccOS otimizado no NVIDIA DRIVE®, um semicondutor de processamento de informações de elevado desempenho.

A NVIDIA apresenta uma das melhores capacidades tecnológicas do mundo em IA, aprendizagem de máquina, conhecimento gráfico e processamento. Com o seu elevado desempenho, a plataforma NVIDIA DRIVE® permite um processamento de computação de dados em larga escala a um ritmo ultraelevado. Em 2015, o Grupo assinou um acordo de desenvolvimento tecnológico com a NVIDIA, encontrando-se neste momento a realizar pesquisas tendo em vista a aplicação da tecnologia de automóveis conectados a veículos de produção em série.

Com base nos seus controladores integrados e na plataforma de software interna, o Grupo está também a reforçar de forma significativa a sua competitividade em tecnologia de condução autónoma.

O avançado sistema operativo ccOS suportará a tecnologia de software necessária para analisar e processar dados de forma ultrarrápida, algo que é possível graças às amplas capacidades de recolha de dados por meios como os sensores interiores das câmaras e radares montados em cada veículo.

“Este ano, o Grupo aplicará um Piloto Avançado de Condução em Autoestrada (Highway Driving Pilot, HDP) no Genesis G90, uma tecnologia de Nível 3 para condução autónoma baseada no controlador integrado de segunda geração”, refere o vice-presidente Sénior e Diretor do Centro de Condução Autónoma do Hyundai Motor Group, Woongjun Jang,. “Em aperfeiçoamento está igualmente o Piloto de Estacionamento Remoto (Remote Parking Pilot, RPP) para condução autónoma de Nível 3”.

Simultaneamente, o Grupo está a desenvolver um controlador integrado de terceira geração, baseado no semicondutor de alto desempenho de última geração, com o objetivo de fazer evoluir a tecnologia de condução autónoma. O novo controlador integrado permitirá uma computação ainda mais rápida e um controlo mais eficiente, através da instalação de um CPU de maior desempenho e do aperfeiçoamento da integração entre os controladores comparativamente ao controlador integrado de segunda geração atualmente comercializado.

O controlador integrado de terceira geração constituirá a base para a expansão de veículos de condução autónoma de Nível 3 de produção em série do Grupo, bem como para a comercialização dos Níveis 4 e 5 de condução autónoma nos prazos previstos. Também está a ser desenvolvido para proporcionar uma melhor dissipação de calor, níveis de ruído mais baixos e menores custos de produção”.

Serviços inovadores e novas experiências de mobilidade

O Grupo está igualmente a criar uma nova plataforma de dados, que consegue combinar e processar dados gerados ao longo de todo o ciclo de vida do veículo (incluindo fabrico, produção e utilização), que serão utilizados para criar um amplo conjunto de serviços inovadores.

“A plataforma de dados do Hyundai Motor Group não servirá apenas para a condução. Desempenhará também um papel importante na melhoria da conveniência e da diversidade da experiência de mobilidade do cliente, sendo aplicada ao longo de todo o ciclo de vida do veículo”, afirma o vice-presidente executivo e diretor da Divisão de Inovação em TIC do Hyundai Motor Group Eunsook Jin. “No futuro, também ajudaremos a criar um novo ecossistema de mobilidade, conectando automóveis a outros dispositivos de mobilidade, com base na conectividade e escalabilidade dos dados.”

A plataforma de dados do Grupo irá focar-se em tecnologia que consiga identificar a forma como são gerados os dados em cada etapa do ciclo de vida do veículo, além de recolher e analisar seletivamente aqueles que forem necessários para prestar serviços de valor aos clientes. Os dados recolhidos através do controlador de elevado desempenho do veículo serão processados e analisados continuamente com tecnologia de aprendizagem profunda, com a finalidade de garantir níveis ideais de velocidade e eficiência.

Para esse fim, as capacidades e os recursos estão a ser constantemente reforçados, no sentido de criar informações e serviços de valor, processando de forma rápida e estável grandes quantidades de dados. Além das dezenas de milhar de automóveis conectados em todo o mundo, os dados serão recolhidos a partir de várias fontes adicionais, tais como sinais de trânsito, infraestruturas e mapas de navegação por satélite. Além disso, o Grupo planeia contribuir para a criação de um novo sistema de mobilidade, ao conectar vários dispositivos de mobilidade futuros com base na conectividade e escalabilidade dos dados.

A combinação de tecnologias de hardware e software permitirá ao Hyundai Motor Group melhorar e interiorizar as capacidades tecnológicas de mobilidade, bem como reforçar a sua determinação em assumir a liderança do futuro da mobilidade.

Mobilidade futura e novos desafios

Futuramente, o Grupo prevê uma total transformação do paradigma da mobilidade, permitindo que as pessoas desfrutem de viagens cómodas e sem preocupações, mesmo que não possuam um automóvel. A estratégia de médio a longo prazo incluirá uma nova dimensão de serviço de mobilidade e o software será a tecnologia central que proporcionará esse futuro, conectando na perfeição novos dispositivos e serviços.

“Por ‘movimento’, queremos dizer mais que apenas deslocações entre locais. Estamos a falar de toda a viagem, desde a origem até ao destino, desde sair de casa e encontrar amigos até algo simples como como carregar objetos, fazer compras, comer e finalmente voltar para casa”, explicou o presidente e diretor da Divisão de Transporte como Serviço (TaaS) do Hyundai Motor Group, Chang Song.A mobilidade definida por software proporcionará uma experiência holística do utilizador com base numa grande quantidade de dados de mobilidade e tecnologia de IA que compreende as intenções e o contexto do utilizador. Dessa forma, todas essas viagens podem ser conectadas de forma ininterrupta”.

De forma a garantir que se mantém na liderança do fornecimento de soluções de mobilidade, o Hyundai Motor Group estabelecerá um Centro Global de Software para responder preventivamente às mudanças no futuro mercado da mobilidade a partir de uma perspetiva de longo prazo. Este novo centro irá desenvolver dispositivos e soluções de mobilidade definidos por software, extravasando o mercado de veículos para entrar no mercado da mobilidade e logística. Estabelecerá também um sistema para que os dispositivos de mobilidade autodesenvolvidos se possam conectar a ecossistemas de smartphones, ao mesmo tempo que desenvolve tecnologias e negócios que possam conectar e controlar dispositivos de mobilidade englobados num sistema operativo urbano e possibilitar a condução autónoma.

Até 2030, o Hyundai Motor Group investirá 18 biliões de won (mais de 13 milhões de euros) em infraestruturas como o Centro Global de Software e a sede de Investigação e Desenvolvimento, para reforçar ainda mais as suas capacidades de software para o desenvolvimento de SDV. O Grupo também contratará alguns dos melhores programadores de software do mundo, e desenvolverá dispositivos e serviços que priorizem a interface do utilizador, com o objetivo de introduzir novas experiências no mercado da mobilidade.

Tecnologia para criar uma nova era de mobilidade

“O Hyundai Motor Group revelou os conceitos de tecnologia, estratégias e cenários futuros relacionados com veículos definidos por software que sustentarão o núcleo da mobilidade futura”, refere o presidente e diretor da Divisão de Investigação e Desenvolvimento do Hyundai Motor Group, Chung Kook Park. “A nossa abordagem holística permitirá que o Hyundai Motor Group lidere a transformação do paradigma da mobilidade. À medida que transportarmos as inovações tecnológicas da imaginação para a realidade, desbloquearemos o potencial futuro do automóvel e abriremos novas possibilidades para redefinir a experiência do cliente e oferecer um novo modo de vida, pleno de significado e valor”.

À medida que o Grupo inicia um novo desafio tendo em vista a transformação da mobilidade e a satisfação das necessidades dos seus clientes no futuro, também continuará a desenvolver os seus modelos premiados, para assim satisfazer as necessidades atuais daqueles que já são seus clientes. A atração dos clientes pelas propostas do Grupo tem encontrado paralelo no conjunto de prémios atribuídos a modelos elétricos das marcas Kia, Hyundai e Genesis por críticos e meios de comunicação social de todo o mundo.

Atualmente, as avançadas tecnologias de SDV do Grupo, tais como o Infotainment, a Conectividade e o ADAS já são extremamente populares entre os clientes. Mas com o rápido desenvolvimento tecnológico, irá abrir-se um novo mundo de possibilidades. Isso fará com que o Grupo ocupe um lugar de vanguarda do fornecimento de soluções de mobilidade inteiramente novas, à medida que a sociedade for mudando, os meios de transporte forem evoluindo e os veículos definidos por software se tornarem comuns.

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