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Grupo Michelin implementa estratégia focada na sustentabilidade e emobilidade

A Michelin anunciou que está a implementar uma nova transformação que será estratégica para o Grupo, tendo em conta as tendências e as mudanças nos mercados de pneus, para dar resposta às novas necessidades dos automobilistas e às alterações climáticas.

Os fatores que levam a esta nova estratégia da Michelin são:

A dimensão dos pneus está a aumentar, devido ao facto de os veículos serem cada vez mais pesados. Esta tendência tem impacto direto sobre o consumo e as emissões de CO2, num momento de alterações climáticas e de escassez de recursos. A Michelin responde a este paradoxo através da inovação e da tecnologia. Por exemplo, a redução da resistência ao rolamento dos seus produtos permitiu poupar 3400 milhões de litros de combustível, considerando toda a vida útil dos pneus em 2021, por comparação com 2010 como ano de referência, o que representa uma poupança de 8,7 milhões de toneladas de emissões de CO2 para a atmosfera. A Michelin continuará a envidar esforços para melhorar esta eficiência energética em 10% adicionais até 2030;

Forte crescimento no segmento de pneus All Season, ou para Todas as Estações. Pouco valorizados durante muito tempo pelos automobilistas europeus, os pneus All Season tiveram um notável êxito comercial na Europa nos últimos anos, chegando a triplicar as suas vendas, em grande parte graças aos avanços tecnológicos desenvolvidos pela Michelin, ainda que também tenham influído outros fatores, como:

• As alterações climáticas e a aparição de nevões imprevisíveis,
• Alterações na normativa europeia,
• Os benefícios para o consumidor de não ter de comprar dois jogos de pneus,
• O desenvolvimento de frotas de veículos e o leasing.

O auge dos veículos elétricos. Com o desenvolvimento dos veículos elétricos, os pneus recuperam protagonismo, dado que as caraterísticas deste tipo de veículos exigem muito mais dos pneus do que os animados por motor de combustão. Para oferecer uma boa performance, a Michelin indica que um pneu para um veículo elétrico deve possuir quatro qualidades essenciais:
• Duração, devido ao aumento do binário do motor durante a aceleração e a desaceleração,
• Baixa resistência ao rolamento, crucial para a autonomia,
• Capacidade de carga, fundamental para suportar o peso das baterias,
• Redução do ruído, uma vez que 70% do ruído gerado por um veículo elétrico provém do rolamento, e não do motor.

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