Na Zona Industrial mesmo à entrada de Santarém encontra-se a Santarepair, uma oficina multimarca moderna, digitalizada e sobretudo vocacionada para o cliente.
TEXTO PAULO HOMEM
Com cerca de cinco anos, a Santarepair é gerida por um profissional com mais de 30 anos de experiência oficinal. Os sócios da empresa estão ligados ao comércio automóvel, mas António Morgado é o homem que gere o pós-venda para essas empresas, mas a oficina está aberta ao público em geral e aos muitos clientes empresariais, prestando uma série de serviços técnicos multimarca.
Um dos primeiros aspetos que salta à vista é a imagem cuidada das instalações, que em breve será atualizada por via de um novo acordo ao nível dos lubrificantes, que se estende também ao interior e à forma como a oficina está estruturada e organizada.
“Na Santarepair o objetivo é ter o maior leque possível de serviços, alguns deles dinamizados através de parcerias estratégicas, pois queremos que o cliente se fidelize à nossa oficina e não precise de ir a mais lado nenhum para resolver qualquer questão que tenha com o seu carro”, refere António Morgado. Atualmente os serviços de colisão e pneus são feitos por parceiros especializados, até porque o gerente da Santarepair diz que “são serviços que nem todos têm conhecimentos para os fazer com a qualidade que nós queremos”, por exemplo, “um alinhamento de direção bem feito não é para todos”. Por via dos clientes que tem, António Morgado diz que a Santarepair assiste muitos carros recentes (semi-novos) pelos que são cada vez mais complexos os problemas (eletrónicos, sobretudo) o que “exige muito investimento nos mais modernos equipamentos, mas também uma aposta muito grande em formação”.
Aliás, nesta oficina existe um plano anual de formação de modo a que toda a equipa esteja sempre o mais atualizada possível, reconhecendo António Morgado que “é cada vez mais difícil estarmos atualizados ao nível da formação e dos equipamentos, mas temos mesmo que o conseguir fazer para que possamos dar sempre resposta às necessidades dos clientes”. Na Santarepair trabalha-se tanto com material de origem como com peças aftermarket de marcas que estão no primeiro equipamento, e ao nível dos óleos existe um investimento claro em colocar sempre o lubrificante recomendado para cada tipo de motor. “A nossa política aqui, até como forma de servir o cliente, é utilizar aquilo que é recomendado. Substituímos também o bujon e a anilha que por vezes parecem pormenores, mas fazem toda a diferença”, reconhece António Morgado, sempre focado no pormenor e no detalhe da manutenção.
PARCERIAS
De modo a potenciar a relação com os clientes, a Santarepair está a dinamizar constantemente uma série de parcerias que visam potenciar mais negócio, mas que também resultam em benefícios económicos para os seus clientes. Essas parcerias estão a ser dinamizadas pela oficina diretamente aos clientes, mas também via redes sociais (facebook), como é o caso do cartão de desconto em combustíveis, entre outras que a seu tempo serão divulgadas. O nível de digitalização desta oficina já está também acima da média. Não são só as operações internas e de relação com os fornecedores. Uma das ferramentas que a oficina passou a trabalhar, permite aos clientes fracionar e facilitar o pagamento das operações de manutenção (Codifis Pay e Uni), sendo exclusiva da Santarepair na zona. “É uma solução muito interessante que permite ter menos dinheiro na rua, mas também dar conforto ao cliente, pois é uma solução que facilita ao pagamento que não tem custos para o cliente se pagar em três vezes”, refere António Morgado afirmando que é “uma forma de nos prepararmos para eventuais dificuldades que o cliente tenha com a redução do poder de compra que está a acontecer”. Ainda no domínio do digital, a Santarepair faz receção ativa, enquanto a nível interno utilizada uma plataforma de gestão que lhe fornece ao detalhe todas as informações sobre o custo de cada manutenção.
MERCADO
Muito atento à realidade do mercado oficinal, António Morgado diz que o setor enfrenta outras dificuldades. “Hoje em dia a questão não está em dar o orçamento ao cliente, mas sim dar o orçamento e saber se existe material disponível para fazer o trabalho”, afirma o gerente da Santarepair dizendo que existem muitas dificuldades ao nível das peças originais. Por outro lado, diz ainda o mesmo responsável “que estamos na fase em que se trabalha por esticão, isto é, tanto existe muito trabalho numa altura como a seguir pára bastante”.
Não querendo para já entrar em qualquer rede oficinal, reforçando as vantagens de se querer manter independente, António Morgado olha com muita atenção para a transição tecnológica nos automóveis (elétricos), dizendo “temos que ver como vai evoluir, mas já temos conhecimento da manutenção de um elétrico e até já intervimos em alguns”
SANTAREPAIR
António Morgado
243 092 454
geral@santarepair.pt
https://santarepair.pt
Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 87, de dezembro de 2022. Consulte aqui a edição.