A Continental, na sequência da sua estratégia de economia circular, anunciou que utiliza agora negro de carbono recuperado de pneus em fim de vida, nos seus pneus sólidos Super Elastic, na sua fábrica de pneus em Korbach, na Alemanha.
Com esta ação, a Continental pretende reduzir a utilização de matérias-primas fósseis e as emissões de CO2. Os pneus sólidos, como o SC20+ da Continental, já contêm cerca de 60% de materiais renováveis e reciclados, graças ao seu elevado teor de borracha natural. Até 2050, o mais tardar, a Continental pretende utilizar materiais 100% sustentáveis nos seus produtos de pneus.
O negro de carbono recuperado é fornecido pela Pyrum Innovations, uma das empresas parceiras da Continental. Pyrum decompõe pneus em fim de vida em seus componentes individuais em fornos industriais usando um processo especial de pirólise. Isto permite que matérias-primas valiosas contidas em pneus em fim de vida sejam extraídas e recicladas. Os pneus maciços têm uma elevada capacidade de carga e são extremamente estáveis, à prova de furos, isentos de manutenção e altamente económicos. Eles são usados principalmente no manuseio de materiais por empilhadeiras, veículos aeroportuários, veículos de transporte pesado, carregadores laterais, caminhões plataforma e outros veículos industriais.
O negro de fumo industrial é um recurso importante utilizado como enchimento na produção de pneus e na fabricação de outros produtos industriais de borracha. O uso direcionado de negro de fumo em compostos de borracha aumenta a estabilidade, resistência e durabilidade dos pneus.