A rede de oficinas Eurorepar, que durante vários anos foi dinamizada pela Citroen em Portugal acabou. Uma estratégia completamente nova do Grupo PSA levou a que as redes de reparação multimarca Eurorepar e a Motaequip Car Service (ligada à Peugeot mas que nunca foi dinamizada em Portugal) se fundissem na nova Euro Repar Car Service.
“O conceito desta nova rede é completamente novo e é totalmente oposto ao conceito que existia até 2015. A diferença é tão grande que não tem sequer comparação”, começa por referir Nuno Gregório, responsável pelo desenvolvimento da rede em Portugal, explicando que “dentro deste novo conceito nasceram duas novas marcas. Uma é a própria Euro Repar Car Service e a outra é a Eurorepar, como marca de peças, que no fundo não altera a sua designação face ao que já existia, mas que irá ter um outro desenvolvimento, sendo que ambas possuem uma imagem nova e distintiva com base nas cores laranja, branco e preto”.
A anterior rede de quase três dezenas de oficinas Eurorepar que existiam em Portugal acabou por ser descontinuada, sendo que ao iniciar-se este novo projeto algumas optaram por integrar a nova rede Euro Repar Car Service, sendo atualmente (finais de agosto) oito oficinas.
Projeto
O projeto Euro Repar Car Service começou em França em 2015, onde já tem 1700 oficinas a funcionar, desenvolveu-se também em Espanha (conta já com 700 oficinas), tendo sido estendido o conceito a outras países como à Alemanha, Bélgica e Portugal. “Para já é um projeto europeu, mas num futuro muito próximo é um conceito mundial, pois a perspetiva é desenvolver 10.500 oficinas em todo o mundo até 2020, incluindo a América do Sul, a Ásia e, por exemplo, a Rússia”, refere Nuno Gregório, explicando que “só faz sentido para uma empresa como o Grupo PSA este projeto numa lógica global, com impactos reais na definição da gama de peças e na competitividade que quer ter no mercado. É um negócio que quer ter escala e por isso está a ser pensado a nível mundial até porque alguns fornecedores de peças, por exemplo, encontram-se precisamente noutros continentes”.
Conceito
O desenvolvimento da Euro Repar Car Service assenta fundamentalmente na capacidade de resposta ao um mercado que nada tem a ver com a reparação autorizada. 85% do mercado de reparação automóvel está a ser trabalhada pelo canal independente, pelo que o objetivo do Grupo PSA é precisamente entrar na reparação multimarca e, para isso, “nada melhor que desenvolver uma rede, que é a Euro Repar Car Service, que esteja dentro da tendência de evolução do mercado ao nível do pós-venda” refere Nuno Gregório, explicando “que o objetivo não é criar uma rede de segundo nível para as marcas do Grupo PSA, mas sim uma rede multimarca e abrangente em termos de mercado em que o seu conceito seja o de proximidade ao cliente”.
Preservar o nome do reparador (conhecido localmente) é uma das premissas deste conceito, para o qual é importante a proximidade que existe com o cliente. Por outro lado, o conceito assenta em dotar as oficinas aderentes com um conjunto de ferramentas que lhes tragam mais capacidade técnica de modo a dar resposta a qualquer tipo de automóvel.
“Temos um projeto pensado de A a Z para as oficinas aderentes que inclui tudo. Imagem, suporte técnico para todas as marcas, formação, presença na web, apoio de marketing, sistema de faturação próprio, peças, etc”, refere o mesmo responsável, adiantando que “as oficinas têm que possuir capacidade técnica para responder ao cliente, caso contrário rapidamente ficam ultrapassados e logicamente perde clientes”.
Sendo um projeto transversal a uma oficina, serão também disponibilizadas modernas ferramentas que permitem, por exemplo, adquirir peças Eurorepar através da plataforma disponível (o Euro Repar Doc, que agrega também a parte técnica). “Queremos que os nossos distribuidores de peças do Grupo PSA possam ter capacidade de fornecer, se for caso disso, 3 a 4 vezes uma oficina Euro Repar Car Service”, realça Nuno Gregório dizendo que “este é um projeto triangular, que envolve a Euro Repar Car Service, as oficinas da rede e os distribuidores de peças do Grupo PSA”.
Peças
A Euro Repar Car Service vai trabalhar com três níveis de peças. Por um lado as peças de origem PSA, num segundo nível as peças de aftermarket (estando ainda a ser desenvolvidos acordos específicos a nível central para fornecimento das oficinas em todo o mundo) e no terceiro nível estão as peças Eurorepar. “Queremos ter, como objetivo, uma resposta de 90% para as viaturas PSA em termos de peças, e no multimarca queremos estar entre os 70 e os 80%, o que no fundo representa o parque automóvel circulante” revela Nuno Gregório.
O posicionamento em termos de preço das peças Eurorepar é abaixo das tradicionais peças de aftermarket, argumentando o responsável pelo rede que “o nosso propósito em sermos muitos agressivos no mercado, dotando a nossa rede de reparadores com as melhores condições possíveis para serem competitivos no mercado”.
A amplitude e cobertura de gama na marca Eurorepar já está a sofrer um forte incremento, num trabalha que está a ser feito há algum tempo, assegurando Nuno Gregório que de momento a gama já é mais extensa do que era num passado recente.
Logicamente que as peças Eurorepar estão disponíveis também para o mercado independente, sendo a comercialização feita através dos distribuidores de peças do Grupo PSA.
Desenvolvimento
Ambiciosos são os projetos de desenvolvimento da Euro Repar Car Service, já que até final de 2016 o objetivo é ter entre 45 a 60 oficinas. “Este é um projeto que não se esgota em um ou dois anos. Refira-se que os nossos objetivos até 2020, em Portugal, é ter cerca de 150 oficinas a trabalhar connosco”, explica Nuno Gregório, dizendo “temos um conceito modular de oficina, em que algumas só fazem mudanças de óleo, outras serviços rápidos ou mecânica mais pesada, outras fazem chapa e pintura, vidros, etc. No fundo posso adaptar qualquer oficina a este conceito Euro Repar Car Service, o que permite ter também uma rede muito complementar”.
Refira-se que a Euro Repar Car Service é uma empresa independente, que tem a sua sucursal portuguesa nas instalações do Grupo PSA em Lisboa.
Aderir à Euro Repar Car Service
Para a Euro Repar Car Service a ideia de proximidade ao cliente é muito importante. Não está em causa a dimensão da oficina, nem propriamente a tipologia de serviço que faz, mas sim ter parceiros de negócio que queiram evoluir nesta atividade de reparação multimarca.
“Para além de qualquer standard para integrar a rede, o que para nós conta verdadeiramente é a opinião do cliente. É em função disto que nós vamos medir a nossa rede, criando para isso uma ferramenta no nosso website para que o cliente possa classificar a oficina, estando dependente disso a sua evolução dentro da rede”, revela Nuno Gregório, dizendo que “é um conceito de simplicidade, em que a oficina seja valorizada localmente, aos quais associamos a nossa imagem e os nossos serviços, para que ele se desenvolva como oficina multimarca”.
Um dos serviços que a rede irá potenciar para os aderentes é a formação, através de um plano definido em função das necessidades da rede, estando também em desenvolvimento um linha técnica de apoio.
Mais informações em www.eurorepar.pt