Na edição de setembro de 2023 da REVISTA PÓS-VENDA, publicámos um dossier sobre redes de vidro auto. A NewCar participou neste trabalho e Luís Oliveira deu a conhecer alguns pormenores da atividade desta rede.
Qual o ponto de situação atual da vossa rede?
A Rede NewCar atualmente tem cobertura total nacional, havendo naturalmente algumas zonas de menor densidade populacional, que são garantidas pelo recurso a unidades móveis dos franchisados das respetivas zonas.
Qual o número de lojas (total, incluindo lojas próprias + lojas independentes) que a rede possui atualmente?
A filosofia na gestão da rede NewCar passa por não trabalhar com lojas próprias, assim, todas as unidades a funcionar são franchisadas, sendo atualmente 59. A NewCar tem uma unidade móvel própria para garantir a disponibilidade total aos franchisados quando se tornam necessárias ações de formação e/ou reciclagens de algum técnico.
Qual tem sido o crescimento da substituição vs. reparação de vidros nos últimos anos?
Ao longo dos tempos, tem vindo a verificar-se que os proprietários dos automóveis começam a estar melhor informados e começam a aceitar as reparações (quando possível) em detrimento da substituição. No entanto, há várias linhas de pensamento/opinião por parte destes sobre a solução da reparação e é necessário continuar essa sensibilização para ultrapassar alguns estigmas ainda existentes: “se é para a companhia de seguros pagar não quero reparação”, “prefiro a reparação do que substituição para não mexer no vidro porque nunca foi intervencionado”.
Qual / quais as razões que têm tornado tão lenta a transição da substituição para a reparação do vidro?
Não estou de acordo que essa transição esteja a ser assim tão lenta. Foi no início, naturalmente, mas atualmente, considerando que este tipo de intervenção para ter sucesso tem limitações técnicas, acho que já começa a existir uma boa consciencialização dos proprietários dos automóveis para aderirem á solução. Claro que, como referi, ainda há que dar continuidade ao trabalho de esclarecimento das vantagens das reparações vs. substituições quando este tipo de intervenção é possível, no entanto, atualmente a percentagem de reparações que começa a atingir evitando as substituições já começa a ser expressiva.
O serviço ADAS está disponível em todas as lojas?
Sim, todas as unidades NewCar estão preparadas para prestar o serviço ADAS aos seus clientes. Por questões de otimização de custos, nem todas as unidades têm o equipamento completo, mas se não têm, têm solução de outsorcing com outro colega da rede.
Que outros serviços adicionais dinamizam através da vossa rede?
Na sua generalidade, toda a rede faz o restauro de óticas queimadas e aplicação de películas solares. Alguns franchisados acrescentam ainda os serviços de lavagens, polimentos, detalhe auto, etc.
Depois da pandemia, que novos fatores têm tido impacto neste negócio? Tem havido problemas no abastecimento de vidro auto?
A pandemia trouxe muitos problemas como todos sabemos e seria extenuante enumerar, mas o custo dos materiais, seja vidros, seja colas, seja acessórios, para já não acrescentar os custos de portes que subiram astronomicamente deixaram marcas que ainda não foi possível recuperar totalmente. O abastecimento dos vidros também se sente, mas os atuais Players no mercado têm de uma forma ou outra encontrado soluções para minimizar o impacto negativo.
Que desafios a transição energética nos automóveis traz para o vosso setor?
Seja qual for o ou os tipos de motorização que venham a ser adotados, os automóveis precisarão sempre de ter vidros pelo que não me parece que possa influenciar com expressão o sector.