Ver todas

Back

“A eletrónica continuará a ganhar importância na reparação e manutenção automóvel”, Alba Gonzalez, Magneti Marelli

4 Fevereiro, 2026

Alba Gonzalez, da Magneti Marelli Parts & Services, faz um balanço positivo de 2025, um ano marcado pela estabilidade dos resultados, pela consolidação da carteira de clientes e pela evolução consistente das várias famílias de produto. A responsável analisa ainda os principais fatores que impactaram o aftermarket automóvel em Portugal, aponta as tendências que deverão ganhar força em 2026 e detalha as estratégias e investimentos da empresa.

Que balanço fazem do ano de 2025 na atividade da vossa empresa? 

Encerramos o ano de 2025 em linha com as nossas previsões mais recentes, o que nos deixa satisfeitos com os resultados alcançados. Durante este período, conseguimos manter a nossa carteira de clientes, consolidando relações e garantindo a continuidade dos principais negócios. Além disso, destacamos a evolução de todas as famílias de produtos, com destaque para o desenvolvimento da nossa gama de componentes elétricos e eletrónicos, o que reforça a nossa posição no mercado e prepara o caminho para novas oportunidades de crescimento no futuro.

Qual foi, na sua perspetiva, o fator ou acontecimento mais impactante no aftermarket em 2025? 

Na minha perspectiva, em 2025, o setor pós-venda em Portugal foi marcado por vários marcos importantes. Por um lado, os planos governamentais para incentivar a renovação do parque automóvel tiveram um impacto significativo na faturação das oficinas e distribuidores, pois ajudaram a contrariar o envelhecimento de um dos parques automóveis mais antigos da Europa, gerando novas oportunidades em serviços de reparação e substituição de peças de nestes veículos. A digitalização também avançou de forma acelerada, permitindo uma gestão mais eficiente e uma comunicação mais fluida com os clientes, aspetos que foram essenciais para se adaptar às exigências em constante mudança no mercado. Além disso, o crescimento sustentado dos veículos asiáticos nas estradas exigiu uma maior especialização e atualização por parte dos profissionais do mercado pós-venda, consolidando a necessidade de diversificar a oferta de serviços e peças sobressalentes para responder a uma procura cada vez mais variada. Todos estes fatores não são exclusivos do ano passado, mas têm vindo a ser promovidos e consolidados nos últimos anos. No entanto, considero que em 2025 ganharam velocidade e tiveram um grande impacto no setor.

Que mudanças acredita que poderão marcar o aftermarket automóvel em 2026, tendo em conta as transformações recentes do mercado? 

De olho em 2026, prevemos uma evolução gradual no setor de pós-venda, sem mudanças imediatas, mas sim progressivas. A eletrónica continuará a ganhar importância na reparação e manutenção automóvel, levando as oficinas a estarem mais bem preparadas através da digitalização e do uso de inteligência artificial. Isto transformará a forma de trabalhar, com diagnósticos mais precisos e um planeamento da manutenção muito mais preditivo, apoiado em capacidades avançadas de diagnóstico e prevenção de avarias. Além disso, observa-se uma tendência para a concentração do mercado em grandes grupos de compra que, embora menos numerosos, terão maior capacidade de negociação e presença no setor.

Que investimentos e estratégias está a vossa empresa a planear implementar em 2026 e em que áreas?

Em 2026, reforçaremos a nossa estratégia de apoio e fortalecimento da rede Magneti Marelli Checkstar, a nossa rede centenária de oficinas pioneira no setor, confiando que uma rede bem preparada garante a continuidade e a competitividade do setor pós-venda multimarcas. Este apoio implica apostar na sua evolução e adaptação às novas exigências do mercado, fornecendo a formação mais avançada, ferramentas digitais e de gestão diária para a manutenção e reparação dos modelos mais recentes. Desta forma, garantimos que a nossa estratégia se consolida e fortalece, superando o desafio que representa a crescente capacidade tecnológica das redes dos fabricantes e assegurando o futuro dos nossos clientes no setor. Na linha da digitalização, na Magneti Marelli Parts & Services continuamos a implementar o “Project 5.0 – The Digital Wave” em todos os nossos processos da empresa, especialmente aqueles relacionados com a gestão de clientes, para facilitar a interação diária e poder relacionar-nos com eles de uma forma mais digital e eficiente.

PALAVRAS-CHAVE