O Diretor da feira The Tire Cologne 2024, Ingo Riedeberger, fala sobre as expectativas em relação ao evento e das necessidades atuais da indústria de pneus, bem como sobre inovações para o futuro da mobilidade.
Quais são as expectativas para a edição deste ano da The Tire Cologne?
Para a edição deste ano, o número de expositores quase duplicou em relação ao evento de 2022. O espaço de exposição também cresceu mais de 50%. Isto mostra a crescente atractividade da feira a nível internacional: cerca de 70% dos expositores vêm do estrangeiro e também esperamos novamente um elevado nível de internacionalidade por parte dos visitantes – esta diversidade é o que torna uma feira comercial líder global. Muitas das principais marcas internacionais estão presentes este ano, por isso a feira está muito bem posicionada para o futuro.
Que sente na indústria em relação ao The Tire Cologne?
A minha impressão é que existe uma grande paixão pela feira dentro do setor. No evento de 2022, a alegria de poder voltar a nos encontrar e trocar ideias pessoalmente após o longo período de pandemia foi palpável. Este ano, estamos com uma expectativa ainda maior pela feira. Isto reflete-se, entre outras coisas, nos extensos preparativos e convites das empresas expositoras.
O que torna a feira tão interessante para a indústria de pneus?
Com um foco globalmente único em pneus e rodas, a feira é o principal ponto de encontro da indústria para networking e negócios. A feira é acima de tudo um comércio justo para os tomadores de decisão. Um total de 89% dos visitantes estão envolvidos no processo de tomada de decisão da sua empresa. Os principais tomadores de decisão do lado do expositor e do visitante encontrarão aqui uma densidade muito alta de parceiros de discussão de alto calibre. Além disso, a feira oferece uma visão única dos últimos desenvolvimentos e tendências do setor, com sua cobertura abrangente de toda a cadeia de valor.
Em que temas se irá focar o The Tire Cologne 2024?
Vão ser debatidos temas que afectam actualmente a indústria – sobretudo o tema abrangente da sustentabilidade. Os principais fabricantes estão agora a analisar como podem produzir os seus pneus de forma mais sustentável, como a abrasão dos pneus pode ser reduzida e como a recauchutagem e a economia circular podem ser promovidas. A Área de Economia Circular da feira reunirá empresas de toda a economia circular de pneus. O segundo grande tema será a digitalização. As ferramentas digitais desempenham um papel cada vez mais importante no comércio de pneus, mas também nos processos de oficina. Na área Workshop Live, por exemplo, mostraremos como uma oficina voltada para o futuro pode funcionar de forma mais eficiente e direcionada com processos digitais e automatizados.
Que abordagens específicas para a economia circular irão ser abordadas na feira?
Mesmo no início da cadeia de valor, os fabricantes estão agora a prestar muita atenção aos métodos de produção sustentáveis. O segmento de recauchutagem terá um papel importante na The Tire Cologne. Para pneus de camião, isso está associado a uma relação preço-desempenho muito boa. É igualmente importante pensar na economia circular até ao fim. Juntamente com a Alliance Future Tires AZuR e outros parceiros, iremos, portanto, organizar uma cerimónia de assinatura da Resolução para Resíduos de Pneus na próxima feira. A resolução apela a que os pneus utilizados na UE também sejam reciclados lá.
Que outros temas atuais terão um papel importante na feira?
Entre outras coisas, a associação alemã de comércio de pneus BRV realizará eventos informativos sobre a introdução deste ano do TPMS obrigatório para camiões. Esta centrar-se-á na base jurídica e nos requisitos técnicos. Além disso, expositores especializados na tecnologia de sensores relevante apresentarão suas inovações na feira. Outro tema importante é a escassez de trabalhadores qualificados. O foco aqui será na questão de como encontrar, reter e motivar funcionários, bem como em exemplos de processos automatizados com inteligência artificial.
Que perspectivas vê para a indústria de rodas e pneus?
A palavra-chave aqui são pneus inteligentes, porque os pneus estão a tornar-se cada vez mais inteligentes. Sensores instalados nos pneus fornecem dados sobre o seu estado. Esta é uma informação importante para os atuais sistemas de assistência em automóveis ou oficinas. No entanto, vejo um potencial muito maior aqui. Se, por exemplo, dados de mobilidade como o estado da estrada ou a situação do engarrafamento puderem ser comunicados através dos pneus no futuro. Os pneus inteligentes também desempenham um papel decisivo no desenvolvimento da condução autónoma.
Quais são os desafios futuros para a indústria e para a feira?
Os pneus estão a tornar-se mais duráveis. O número de veículos também está a diminuir. Por outro lado, há mais concorrência no mercado europeu, em particular por parte de fornecedores asiáticos com uma crescente consciência de qualidade. A feira é um espelho do mercado. Portanto, continuaremos próximos da indústria no futuro, para atender às suas necessidades em constante mudança e impulsionar futuras inovações.
Veja o vídeo: