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“A forte probabilidade de rutura de stock é de fato a parte mais impactante no nosso negócio”, Isabel Basto, AS Parts

30 Dezembro, 2021

Para Isabel Basto, COO Aftermarket Portugal do Grupo Nors (AS Parts), se em 2022 houver crescimento económico no país, poderá vir a ser um bom ano para o aftermarket.

Os preços médios das peças para automóveis aftermarket vão continuar a subir em 2022?
A informação que recebemos dos fabricantes com quem trabalhamos é que sim vão continuar a subir e será em linha com o que tivemos em 2021.

Que efeitos poderá ter no mercado de peças para automóveis aftermarket os preços mais altos, a escassez da oferta e a maior pressão comercial?
Os preços serão repercutidos ao longo da cadeia, sendo que será o consumidor final a suportar este custo. A forte probabilidade de rutura de stock é de fato a parte mais impactante no nosso negócio.

Os cenários de escassez na oferta poderá dar lugar à entrada mais evidente, no negócio de peças, de peças com menor qualidade?
Na minha opinião as peças com menor qualidade são as que normalmente chegam via Ásia, e o preço das mesmas está incomportável devido ao transporte, logo não me parece que aumentem a sua expressão no contexto atual.

Vendas de carros novos a desceram, aumento da quilometragem média dos atuais, parque mais envelhecido, entre outros indicadores, serão só por si um bom cenário para o negócio das peças aftermarket em Portugal? Que outros fatores poderão condicionar (positiva ou negativamente) o mercado das peças aftermarket em 2022)?
Como sabemos a curto prazo a diminuição de compra de carros novos é favorável ao aftermarket. De uma foram geral penso que se houver crescimento económico no país , vamos ter um bom ano no aftermarket. Vamos aguardar e esperar que as linhas de produção dos fabricantes estabilizem.

Será em 2022 que se dará o “Boom” da digitalização do pós-venda em Portugal ou continuará o seu processo lento e gradual?
A digitalização do pós-venda está em curso, havendo muitas empresas a investir e a melhorar a sua presença digital, utilizando diferentes canais de comunicação ou melhorando o site da empresa, como é o nosso caso. A dificuldade na identificação das peças e o número elevado de devoluções característico deste negócio penso que continuará a dificultar a entrada de players no mercado com génese mais digital.

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