Ver todas

Back

A importância das bombas de água nos veículos pesados

8 Setembro, 2020

Nesta dica técnica a Diesel Technic explica o funcionamento das bombas de água para os veículos pesados e explica ainda a construção deste componente com a marca DT Spare Parts.

As bombas de água garantem a circulação do líquido de arrefecimento, ou refrigerante, no circuito de arrefecimento de acordo com as diretrizes e, assim, evitam o superaquecimento do motor. Elas são acionadas pelo eixo de manivela através de uma correia em V ou correia nervurada em V que corre sobre uma polia ou amortecedor de vibrações.

A vida útil das bombas de água dependem muito da qualidade do líquido refrigerante, do estado e da funcionalidade dos agregados utilizados, bem como da instalação adequada.

O eixo da bomba de água é acionado através da polia da correia. É fabricado a partir de rolamentos de aço de alta qualidade e é utilizado em muitas bombas como uma corrediça interna para os rolamentos. As carcaças das bombas de água são perfeitamente adaptadas às forças, velocidades e revoluções do acionamento por correia.

Os anéis de vedação formam o núcleo de cada bomba de água; elas precisam ser de excelente qualidade para evitar vazamentos. A posição dos anéis de vedação da DT Spare Parts é pressionada no compartimento da bomba de água, e um selante especialmente aplicado evita seu desaparafusamento e afrouxamento. As molas ajustadas à vedação garantem que as arruelas do anel deslizante de carboneto de silicone exerçam a pressão de contato correta.

Os rotores nas bombas de água DT Spare Parts são construídos da maneira ideal para obter uma alta capacidade de fluxo de refrigerante e, portanto, também um bom grau de eficiência. Os rotores padrão anteriores de aço ou ferro fundido são substituídos em aplicações modernas por rotores de plástico (PPX, X-TEL). O menor peso desses rotores evita a formação de vácuo nos fluidos (a chamada ‘cavitação’) e minimiza a carga do rolamento.

PALAVRAS-CHAVE