A Diesel Technic fala neste artigo técnico do compressor de ar condicionado de um veículo pesado, seu funcionamento e componentes. No final ficam algumas dicas para a sua correta manutenção.
A concentração e a capacidade de resposta de um condutor dependem muito das condições climáticas, por exemplo, temperatura e humidade. Se o sistema de ar condicionado estiver ajustado corretamente, ele garante que a temperatura do ar dentro do veículo permaneça agradável, mesmo que as temperaturas externas sejam altas.
Além disso, o sistema de ar condicionado desumidifica o ar, de forma que ajuda a evitar que os vidros se embaciem.
O compressor do ar condicionado tem um papel importante no sistema de controle de temperatura. O compressor de ar condicionado é acionado por uma correia a partir da cambota do veículo. A polia de acionamento tem um circuito eletromagnético que garante que o compressor só funcione quando o sistema de ar condicionado é ligado.
Os pistões dentro do compressor são pressionados para a frente e para trás por uma placa oscilante rotativa. As válvulas Reed regulam a entrada e saída do refrigerante.
O compressor de ar condicionado faz circular o refrigerante através do sistema de ar condicionado. Ele aspira o refrigerante em estado gasoso, o comprime e o passa para o condensador sob alta pressão. O condensador resfria o refrigerante aquecido e de alta pressão. O calor é liberado no ambiente através das aletas de refrigeração.
A pressão do refrigerante é reduzida à medida que arrefece e o seu estado muda de gasoso para líquido. O secador limpa o refrigerante através da captura de impurezas. Como a sua capacidade é limitada, o secador deve ser substituído toda vez que a manutenção ou reparação for realizada.
O refrigerante é injetado no evaporador através da válvula de expansão. A quantidade injetada depende da carga térmica. O refrigerante, que ainda está sob alta pressão, se expande quando entra no evaporador. Aqui, ele muda de um estado líquido para um estado gasoso. O arrefecimento causado pela evaporação é libertado no ambiente e conduzido para o interior do veículo pelo fluxo de ar do ventilador.
Dicas & truques:
Antes de remover o compressor, extraia o refrigerante e verifique o sistema quanto a contaminação, permeabilidade e quaisquer substâncias sólidas que ele possa conter.
Em seguida, todo o sistema de ar condicionado deve ser lavado e todos os consumíveis e elementos não laváveis devem ser substituídos.
Antes de instalar o novo compressor, observe o seguinte:
- Monte a tela do filtro na mangueira de sucção;
- Verifique a quantidade e a viscosidade do óleo de acordo com as instruções do fabricante e complete, se necessário;
- Substitua todos os anéis O, ou anéis de vedação, e humedeça-os com óleo refrigerante antes da instalação;
- Substitua a válvula de expansão, a válvula de borboleta, o secador de filtro e o acumulador.
Após a instalação do compressor, recomendamos que seja criado um vácuo adequado (para o tempo de vácuo, consulte as instruções do fabricante), que se realize um teste de vazamento e que o compressor seja preenchido com refrigerante (para quantidade e especificação, consulte as instruções do fabricante).
A fim de evitar danos imediatamente após a instalação, é importante seguir um procedimento de introdução específico ao encher o compressor com o refrigerante:
- Defina a temperatura para o arrefecimento máximo;
- Coloque o ventilador de ar fresco na velocidade média;
- Ligue o motor sem ligar o ar condicionado e mantenha o motor em marcha lenta (por aproximadamente 2 minutos);
- Ligue o ar condicionado por 10 segundos e depois desligue-o por 10 segundos; repita este processo no mínimo 5 vezes. Não aumente a velocidade do motor.
Agora pode testar o ar condicionado. Preste atenção especial para que a pressão do sistema esteja correta e que seja impermeável.