Se atualmente a ENI ganhou uma quota de visibilidade no mercado deve-se muito ao trabalho pautado e sistemático que a Sintética tem vindo a fazer no mercado português. Cláudia Moreira, Gestora de Marketing da Sintética, fala do mercado de lubrificantes em Portugal e das oportunidades que existem.
Breve análise ao mercado de lubrificantes em Portugal?
O mercado de lubrificantes em Portugal é dominado pelas marcas de companhias petrolíferas, onde a qualidade e notoriedade são fatores fundamentais.
Qual a maior dificuldade que o setor dos lubrificantes enfrenta em Portugal?
A maior dificuldade que o sector enfrenta é a enorme pressão sobre o preço, contudo é nossa convicção que só as marcas de companhia petrolíferas vingarão num futuro breve.
Que oportunidades existem para a comercialização de lubrificantes nas oficinas?
Dada a crescente complexidade dos órgãos a lubrificar: motor, transmissões e outros; os lubrificantes têm acompanhado esta evolução tecnológica, sendo uma peça fundamental na garantia do serviço de qualidade ao consumidor final, e por estas razões, é uma oportunidade de afirmação para as oficinas que pretendem ter um serviço de excelência.
No entanto, é previsível que com a percussão tecnológica dos novos motores alimentados quer a gás, hidrogénio ou a eletricidade, o lubrificante vai perder importância neste tipo de sector.
Em que sentido têm ido os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos ao nível dos lubrificantes?
Tem-se verificado um grande desenvolvimento tecnológico ao nível dos lubrificantes ‘amigos do ambiente’ e lubrificantes economizadores de energia e combustível.
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