Ver todas

Back

“A nossa preocupação atual é fornecer os nossos clientes portugueses de uma forma eficiente”, Monica Fuentes, TC Matic

18 Agosto, 2023

Especialista em caixas de velocidades automáticas, a TC Matic alia a sua vasta experiência técnica à qualidade e tecnologia dos seus produtos.

TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO

A TC Matic é uma empresa espanhola, fundada em 2012, que é especialista na reconstrução de caixas de velocidades automáticas, conversores e outros componentes, possuindo também uma extensa gama de produtos que oferecem uma solução integral para a manutenção de caixas de velocidades automáticas. A empresa é reconhecida pela qualidade e tecnologia de última geração dos seus kits de manutenção. Desde discos de fricção e metal, casquilhos, óleos ATF, filtros, juntas de vedação, ímanes, parafusos e fichas de conexão, a TC Matic dispõe de um completo stock de peças de substituição para qualquer modelo de caixa de velocidades automática. Em entrevista à Revista Pós-Venda, Mónica Fuentes, Diretora Comercial na TC Matic, conta alguns detalhes sobre a presença da marca no mercado português.

A TC Matic trabalha com tudo o que está relacionado com transmissões automáticas. Irá alargar o âmbito da sua atividade no mercado português?

Só pretendemos trabalhar com transmissões automáticas, desde a parte de produto reconstruído, em que realizamos reparações. As caixas de velocidades, conversores de binário, etc., são o nosso foco. Além disso, trabalhamos também a linha de manutenção, importante junto dos nossos clientes, os retalhistas e distribuidores do aftermarket, onde se incluem os kits de manutenção, os óleos e os equipamentos. Até há pouco tempo, a TC Matic desenvolvia o equipamento S18 e, durante a Automechanika Frankfurt, apresentámos o novo modelo, a ACE 23.0. Esta é uma máquina conectada diretamente via wi-fi. Desta forma, todas as atualizações de bases de dados, vídeos explicativos ou tickets de assistência para usabilidade do equipamento se podem fazer diretamente por wi-fi.

Quem são os parceiros da TC Matic em Portugal?

Em Portugal trabalhamos com a Autozitânia e a AS PArts, e também trabalhamos com alguns membros do Grupo ASER. Antes, na Península Ibérica, os grupos de distribuição estavam divididos em portugueses e espanhóis, mas, ultimamente, tem vindo a criar-se uma aliança
ibérica, e existem já diversas parcerias entre Portugal e Espanha neste mercado. A iberização
do mercado é algo muito positivo, pois ajuda os dois mercados a aprenderem com o melhor de cada um.

Qual a estratégia futura da TC Matic para o mercado português?

Apesar de Portugal e Espanha serem países vizinhos, devido à nossa sede estar apenas a 80 quilómetros de França, começámos a desenvolver inicialmente o mercado francês. Tentámos entrar no mercado português numa altura em que o mercado de transmissões automáticas não estava tao democratizado, mas queremos agora aproveitar o potencial real do parque automóvel em Portugal, que é cada vez mais automático e menos manual. É um mercado onde estamos há relativamente pouco tempo, mas estamos muito entusiasmados com as suas potencialidades. Temos muita vontade de aplicar toda a experiência que temos em caixas de velocidades automáticas no mercado Português e queremos democratizar a caixa de velocidades automática, que estará cada vez mais presente no parque automóvel.

Pretendem abrir uma filial em Portugal?

Neste momento não faz parte da nossa estratégia. A nossa preocupação atual é fornecer os nossos clientes portugueses de uma forma eficiente, para que possam trabalhar o seu mercado. E isto é possível, pois a nossa logística funciona de forma muito rápida, não havendo diferença de tempos de entrega entre o mercado Português e Espanhol. Um cliente que necessite de um equipamento na zona de Lisboa, por exemplo, consegue recebê-lo de um dia para o outro.

Que tipo de assistência técnica prestam aos clientes em Portugal?
O nosso serviço de assistência técnica já esteve disponível em português e é algo que pretendemos retomar. Apesar de os idiomas serem parecidos, é importante termos todo o serviço de apoio técnico em português.

Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 87, de dezembro de 2022. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE