Ver todas

Back

“A transição para um parque automóvel maioritariamente elétrico é claramente um dos principais desafios do mercado de filtros auto em Portugal”, Tiago Domingos, Auto Delta

2 Janeiro, 2025

A Auto Delta comercializa uma vasta gama de filtros auto, sob várias marcas premium. Tiago Domingos explicou à PÓS-VENDA os pormenores desta oferta.

Que marca ou marcas trabalham ao nível dos filtros auto (qual a mais representativa no caso de existir mais que uma)? 

O nosso grupo de empresas trabalha um conjunto vasto de marcas de filtros auto, desde a Hengst até à Sofima, passando por Herth+Buss, Japanparts, Mahle, MEYLE, Open Parts, Purflux e ainda a Quinton Hazell. Acreditamos que este é um grupo de insígnias que representa bem a nossa filosofia: disponibilizar produtos de qualidade e que acompanham claramente as inovações tecnológicas, mas mantendo uma especial atenção no factor económico para o condutor e o profissional que aplica os produtos.

Quais as gamas de filtros auto comercializam (ar, óleo, combustível, habitáculo) e qual a mais recente novidade da gama?

Não sendo uma novidade de gama ao nível de produto específico, temos constatado com especial orgulho, que todas estas marcas se encontram também em processos de transição ecológica, apostando em produtos e matérias-primas mais amigas do ambiente para produzir artigos que, no final do dia, são de curta utilização e que podem sempre causar danos ambientais. Desta forma, temos podido verificar exemplos de consciencialização ambiental
em todo o espectro destes produtos que comercializamos, seja filtros de ar, óleo, combustível ou habitáculo.

O que diferencia a(s) marca(s) de filtros auto que comercializam da restante oferta do mercado?

Mais do defender a maior qualidade ou fiabilidade dos produtos que comercializamos, acreditamos sim na óbvia percepção que o mercado tem de que estas marcas são seguramente capazes de dar qualquer tipo de resposta, seja no segmento premium, intermédio ou num segmento com mais preocupação sobre o preço do produto. Assim, podemos dizer que facilmente as nossas empresas conseguem abarcar e dar resposta ao Aftermarket nacional sem qualquer tipo de problemas.

Qual o tipo de apoio técnico e serviço pós-venda que oferecem aos vossos clientes ao nível dos filtros auto? (website técnico, informação técnica, formação, catálogo online, etc.)

Todas estas marcas oferecem nos seus websites, uma vasta quantidade de informações técnicas, que tanto permitem a sua correta identificação e a sua efectiva montagem, como ainda através de outras plataformas, disponibilizam também diversos vídeos informativos e demonstrativos para que nunca seja um drama aplicar um filtro em qualquer automóvel.

Comercializam filtros auto específicos para veículos eletrificados? Que tipo de filtros, gama e características têm?

O produto mais óbvio da gama de filtragem são os filtros de habitáculo e podemos afirmar que já dispomos de soluções como seja a da MEYLE capaz de ser aplicado no Tesla Model Y. Seguindo a tecnologia MEYLE-PD, o óxido de azoto não é libertado pelo filtro para a atmosfera, são mais leves e ainda são mais eficientes em termos de recursos com quadro em bioplástico, com proporção de matéria-prima renovável superior a 95%.

Quais os principais desafios do mercado dos filtros auto em Portugal?

A transição para um parque automóvel maioritariamente elétrico é claramente um dos principais desafios do mercado de filtros auto em Portugal. Ainda assim, a velocidade a que esta substituição da maioria dos automóveis que estão a circular nas nossas estradas se está a fazer, aliada à capacidade que os fabricantes têm demonstrado de se reinventarem e criarem soluções para esse tipo específico de veículos, leva-nos a encarar com bons olhos qualquer desafio.

Que inovações tecnológicas serão implementadas nos filtros auto num futuro próximo, para se adaptarem às novas tecnologias de veículos?

Com o crescimento do número de veículos elétricos, a tecnologia de filtragem tem enfrentado grandes desafios para manter o desempenho, a segurança e a saúde tanto dos ocupantes como dos sistemas internos do veículo. Dessa forma, podemos identificar exemplos como a melhoria de desempenho dos filtros de habitáculo (já aqui demonstrada através da oferta da MEYLE), a disponibilização de filtros para sistemas de refrigeração, como baterias e motores elétricos, bem como para sistemas de recuperação de energia, mantendo a eficiência energética. Finalmente temos o advento dos filtros de partículas para travagem, cumprindo, tal como os outros exemplos, um desígnio de proteção do meio ambiental.

Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 109, de outubro de 2024. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE