A Bombóleo tem apostado na formação online com temas diferenciadores, para que os seus clientes se mantenham a par das novidades tecnológicas e adquiram novas competências.
TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO
A Bombóleo lançou recentemente a sua oferta formativa para 2021, numa fase em que apenas são possíveis os cursos à distância e enquanto termina a montagem do seu novo espaço de formação, localizado em Massamá.
“Neste momento, os formandos são tipicamente clientes nossos, porque o preço que está definido para as formações é um preço simbólico. O foco é transmitir o conhecimento, as boas práticas de reparação e manter o contacto com os nossos parceiros. O valor cobrado é por oficina, uma oficina pode ter 2 ou 10 funcionários, mas paga sempre o mesmo”, explica Sérgio Pinheiro, Diretor Técnico na Bombóleo. “Os cursos são pensados para os nossos clientes, mas o nosso objetivo, no futuro, será atrair novos parceiros, através das ações de formação que dinamizamos. Já temos várias empresas que se tornaram clientes para poderem ter acesso à formação”.
O responsável indica que, brevemente, a Bombóleo prevê dinamizar formações presenciais, mas mantendo sempre o contacto com os clientes através das sessões online. “Mesmo quando for possível iniciarmos as ações de formação presenciais, pretendemos continuar com os cursos online, para manter o contacto com os formandos, para que possam tirar dúvidas, falar sobre problemas frequentes do dia-a-dia das oficinas, etc.”. Os cursos lecionados por Sérgio Pinheiro na Bombóleo decorrem sempre em tempo real, para que os formandos possam interagir a cada instante. “Não queremos dar cursos gravados, queremos que sejam sempre formações síncronas, para dar oportunidade de participarem ativamente na formação”. Os formandos têm também acesso a uma plataforma de apoio online, onde podem encontrar todas as informações sobre a formação, assim como documentos de apoio, possibilidade de pedir o diploma ou avaliar o formador. “Queremos aumentar a bateria de cursos. Até ao fim do ano pretendemos ter 30 no total. As ações de formação têm tido procura, mas queríamos que tivesse ainda mais. Gostávamos de ter 100 pessoas por sessão, neste momento estamos com cerca de 40, o que já é bastante bom”.
AR CONDICIONADO
A Academia de Formação Bombóleo está no processo de certificação da DGERT. “É um processo que pretendemos concluir, para nos podermos depois candidatar à Agência Portuguesa do Ambiente, por forma a podermos dar certificação em ar condicionado, que será um passo muito importante para nós”, explica Sérgio Pinheiro.
Como avalia a formação em Portugal?
Sérgio Pinheiro – Diretor Técnico
“Noto que os profissionais, hoje em dia, já têm mais interesse na formação. A oferta formativa esteve estagnada durante muitos anos, mas tem melhorado bastante. O problema é que a formação de qualidade tem custos e há muita tendência para obter formação com formadores pouco qualificados, ou sem componente prática. Existe muita conversa sem conteúdo, fala-se muito em temas como o hidrogénio, quando a maioria dos mecânicos provavelmente nunca vai encontrar um veículo destes, a médio prazo. Na Bombóleo, em cada formação, mostramos uma avaria, para demonstrar o diagnóstico e a resolução. Explicamos a parte teórica, mas o foco é a componente prática: o que se deve e como fazer. Não basta explicar o funcionamento. Para dar formação de qualidade é preciso ter meios e isso tem custos. Mas, nas marcas, e em algumas empresas, faz-se muito bom trabalho ao nível da formação”, indica Sérgio Pinheiro.
CURSOS
Cada curso tem a duração máxima de duas horas e decorre entre as 9h e as 11h às quartas-feiras, com repetição às quintas-feiras. “Vamos preparando os cursos à medida da disponibilidade, tentamos fazer um curso diferente por semana. Há cursos só com uma sessão e outros com duas”, explica Sérgio Pinheiro, indicando que, atualmente, os formandos têm muito interesse nos elétricos. “No entanto, no formato online, não é o ideal, porque é uma área em que a segurança é muito importante. Além deste tema, os clientes vão-nos pedindo para abordar outros temas, como por exemplo a revisão nas caixas automáticas. Há muitos temas em falta, há alguns assuntos que ninguém fala e que são necessários.
Quando iniciámos estes cursos, quisemos abordar temas dos quais pouco se fala no mercado, como rádio e antenas, por exemplo, ou head up display. Há outros cursos que pretendemos dar, como de escovas limpa para brisas com sistema integrado de água”. O responsável indica que alguns cursos que a Bombóleo pretende dinamizar em breve passam também por análise de sensores de roda, aquecimento do habitáculo, ar condicionado, arrefecimento do motor, chamadas de emergência, diagnóstico e casos de estudo. O plano de formação está disponível no website da Bombóleo, em www.bomboleo.com.
Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 68 de maio de 2021. Consulte aqui a edição.