Ver todas

Back

Academia do profissional: Formar profissionais para o futuro

13 Outubro, 2020
663 Visualizações

A Academia do Profissional disponibiliza uma oferta especializada para o setor de transportes, focada nas necessidades das entidades e profissionais deste setor.

TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO

A Academia do Profissional é, desde 2003, um parceiro na área de formação profissional na área de transportes em todo o país. “A nossa oferta é integrada por diferentes produtos que, não sendo muito larga, se caracteriza essencialmente por sermos especialistas dentro da área de transportes e mais concretamente em áreas que dominamos e conhecemos de forma bastante profunda, que vão desde a área de mercadorias perigosas, através da certificação de motoristas com ADR para o transporte de mercadorias perigosas e Conselheiros de Segurança, em que fomos a 2.ª entidade a nível nacional com esta certificação, até à certificação de gerentes de empresas de transporte (curso capacidade profissional), ou táxis e TVDE. Possuímos um conhecimento elevado dasnecessidades do setor, o que nos leva a estruturar a nossa oferta com recurso a tecnologias inovadoras, tornando um já democratizado processo de formação b-learning em cursos mais  apelativos e dinâmicos, com o formando no centro de atenções”, explica Ricardo Simões, Coordenador Pedagógico da Academia do Profissional.

CURSOS
Dentro da área de transporte de mercadorias perigosas, a Academia do Profissional disponibiliza a certificação dos motoristas para o transporte de mercadorias perigosas através do curso ADR (Base, Cisternas e Explosivos) e ainda a certificação de Conselheiros de Segurança para as mercadorias perigosas. Para transporte em veículos pesados dispõe de oferta em CAM (formação contínua) para motoristas de mercadorias e/ou passageiros, de Capacidade Profissional (formato b-learning) para a certificação de gerentes de empresas de transporte com o objetivo de requerer o alvará junto do IMT.

Além desta oferta, certificada pelo IMT, dispomos ainda de oferta em outros cursos que sendo obrigatórios não necessitam de certificação do IMT, como tacógrafos e ADR para não motoristas”, explica este responsável. Com uma estrutura definida pelo IMT, em média, a parte prática destes cursos ronda os 35%, “numa perspetiva da sua aplicabilidade prática em posterior contexto real de trabalho”. A formação de ADR para mercadorias perigosas é a que regista maior procura na Academia do Profissional, “falamos essencialmente de motoristas que procuram melhorar as suas competências e qualificações de forma a acederem a um mercado  laboral com melhores condições para estes motoristas”. Os formadores da Academia do Profissional são especialistas nas áreas em que ministram formação. “Optamos por trabalhar essencialmente com formadores que trabalham ativamente na área em que dão formação. Esta experiência permite-nos garantir qualidade, qualificar e formar melhores profissionais, dandoexemplos concretos das dificuldades e características do trabalho que cada um fará após a  respetiva certificação.

Além desta que é uma preocupação especifica da Academia do Profissional, todos os nossos formadores são aprovados pelo IMT, por forma a integrarem a nossa bolsa de formadores”, e, em relação aos locais onde são realizados os cursos, adianta: “ministramos maioritariamente em locais definidos por nós, no entanto, estamos sempre completamente disponíveis para ministraros nossos cursos nos locais e horários que sejam valorizados pelos clientes”. Em relação aos equipamentos para a componente prática, “nos cursos de mercadorias perigosas dispomos de vários elementos que vão desde painéis de sinalização à regulamentação ADR, em capacidade profissional temos exemplos a CMR a balanços contabilísticos de empresas de transporte”. Nestes cursos, sendo de curta duração, não está prevista a necessidade de estágio. A formação de ADR, Táxi e TVDE potencia, segundo este responsável, uma empregabilidade muito próxima dos 100%.

DIFERENCIAÇÃO
O posicionamento da Academia do Profissional, com uma oferta “relativamente curta, mas muito especializada no setor de transportes, essencialmente de cursos de qualificação”, faz com que esta entidade esteja focada em perceber quais as reais necessidades dos clientes e em serem especialistas nestas áreas. “Podemos ainda adicionar a constante procura em soluções pedagógicas inovadoras, que confiram maior valor percebido aos nossos clientes. Exemplo disto mesmo é a adoção de uma nova plataforma de formação e-learning, mais user friendly e com muito mais recursos ao dispor do formando”.

Ricardo Simões
COORDENADOR PEDAGÓGICO DA ACADEMIA DO PROFISSIONAL

A Academia Profissional está disponível para realizar formação à medida de um cliente específico?
Completamente, a Academia do Profissional dispõe de recursos e conhecimentos que nos capacitam para sermos o parceiro de empresas nessa área, de resto já elaboramos alguns projetos de dimensão nacional nesta área de transportes, tanto mais que possuímos a capacidade de disponibilizarmos oferta também em outras áreas mais técnicas e/ou comportamentais.

Qual o futuro da formação neste setor em Portugal?
A formação na área de transportes em Portugal passará seguramente a alterar o formato em que vem sendo apresentada para um menos tradicional b-learning. A formação presencial é muito importante para potenciar a aprendizagem, no entanto as necessidades dos formandos ditam o pouco tempo que, por um lado, podem dispender em formação presencial e, por outro lado, a oportunidade de ocuparem parte do tempo obrigatório de repouso no decurso de uma viagem para aumentarem as suas competências e qualificações, assim estamos em crer que num futuro próximo este venha a ser o formato preferencial para entrega da formação em Portugal.

Academia do Profissional
Porto | Lisboa
geral@academiadoprofissional.com
229 396 700
935 466 441
www.academiadoprofissional.com

Artigo publicado na Revista Pós-Venda Pesados n.º 23 de agosto/setembro de 2019. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE