Ver todas

Back

ACAP alerta sobre riscos de utilização de pneus usados

10 Maio, 2021
437 Visualizações

A ACAP está a dinamizar uma campanha – “ESCOLHA O LADO CERTO DO PNEU!” – para alertar sobre os riscos de utilização de pneus usados.

Sob o lema “Pneu usado, só testado e facturado”, a ACAP pretende, mais uma vez, sensibilizar o automobilista para os riscos inerentes à utilização de pneus usados, não controlados, de origem desconhecida.

Os pneus são o único elemento do veículo em contacto com o solo, é por isso que são essenciais para a segurança de um automóvel. Poderá existir um risco associado à aquisição de pneus usados, ainda que visivelmente em bom estado, especialmente os que têm um passado desconhecido. Os pneus usados podem ter sido expostos a utilizações, manutenções e armazenamento impróprios, podendo estar danificados ao ponto de os tornar não utilizáveis.

Ao comprar pneus usados, não controlados, o automobilista pode incorrer em riscos de segurança, pela perda das qualidades originais e danos não visíveis do pneu, risco de ilegalidade, se o pneu não tiver a profundidade mínima de lei, risco de gastos imprevistos e até riscos ambientais, caso as suas condições de segurança, não tenham sido devidamente testadas.

Atendendo ao actual período de desconfinamento, com regresso às rotinas habituais, e consequentemente, com o fluxo de tráfego a aumentar, esta campanha vem chamar a atenção para os perigos em que os automobilistas e as suas famílias podem incorrer na compra de pneus nas condições acima referidas, designadamente, perigo de rebentamento, perda de aderência, resultante da profundidade reduzida (e ilegal se inferior a 1.6mm), aumento da distância de travagem e aquaplaning.

É preocupação fundamental da ACAP, a redução da sinistralidade rodoviária e o cumprimento das condições de segurança das viaturas que circulam no nosso país, pelo que se alerta para os riscos de aquisição de pneus usados, de origem desconhecida, não testados por especialistas!

Recordando ainda a campanha promovida anteriormente, “Pneu usado, só testado e facturado” a ACAP aconselha também que a aquisição do pneu seja suportada por uma factura, para salvaguarda da garantia e dos direitos que a mesma representa para os consumidores.

A campanha de sensibilização “ESCOLHA O LADO CERTO DO PNEU!”, será também difundida junto dos clientes das empresas associadas da ACAP, para que a mesma possa abranger toda a cadeia de valor do mercado de pneus em Portugal, permitindo assim a sua difusão a um maior número de automobilistas portugueses.

Consulte aqui o flyer da campanha.

PALAVRAS-CHAVE