A ACAP (Associação Automóvel de Portugal) apresentou hoje em conferência de imprensa o renovado “Programa Usado ACAP”, que tem como uma das premissas principais o combate à proliferação de práticas ilegais no setor.
Os veículos usados são para a ACAP um tema antigo, tendo já lançado há muitos anos um programa de certificação para o negócio de usados que tem estado adormecido. Porém, durante o último ano, a ACAP e alguns parceiros, têm vindo a dar corpo a um renovado programa para os profissionais que vendem veículos usados, que resultou agora neste renovado “Programa Usado ACAP”.
Sendo um negócio que se estima que represente 2,5 vezes o negócio de veículos novos, a ACAP quer que todas as empresas que entrem neste “Programa Usado ACAP” tenham as melhores práticas do setor na venda desta tipologia de veículos, com o objetivo de combater a proliferação de práticas ilegais, que denigrem a imagem pública do comércio profissional e colocam em risco os direitos do consumidor.
A credibilização do negócio de usados é, por isso, uma prioridade para a ACAP e para os seus associados, principalmente aqueles que através deste programa voluntário que ter uma postura profissional, ética, transparente e em leal concorrência.
A este programa estão associados dois parceiros de relevo, um deles o Standvirtual, conhecida plataforma de venda de carros usados (com mais de 40.000 carros usados à venda, dos quais 35.000 pertencentes a profissionais do setor), mas também o CASA (Centro de Arbitragem do Sector Automóvel), que possui um enorme histórico de arbitagem de litígios ao nível da venda de carros usados.
Um outro parceiro será a World Shopper, que fará no terreno, juntamente com os profissionais da venda de usados (que terão que ser obrigatoriamente associados da ACAP), todo o desenvolvimento do “Programa Usado ACAP”, bem como as auditorias tendentes a confirmar que os operadores de usados cumprem os requisitos do mesmo.
A compra de um veículo automóvel usado ao abrigo do Programa Usado ACAP, pressupõe o estrito cumprimento da legislação, designadamente a referente a garantias e garante o acesso a outras vantagens exclusivas, tais como:
- História e quilometragem do veículo;
- Publicidade e preços;
- Qualidade, aconselhamento;
- Tratamento das reclamações.
As empresas aderentes estão identificadas no estabelecimento, com a imagem do programa e nos websites www.acap.pt e www.standvirtual.pt.