Ver todas

Back

Acesso a mais marcas através do Secure Diagnostic Access da Bosch

4 Julho, 2022
615 Visualizações

A Bosch acaba de anunciar que expandiu o diagnóstico de veículos com eletrónica de acesso protegido acrescentando novas marcas à sua oferta. Um único registo no Secure Diagnostic Access (SDA),  garante acesso a dados protegidos de diferentes marcas e fabricantes.

Atualmente, muitos veículos exigem uma autorização específica de acesso por parte do fabricante para realizar tarefas de diagnóstico ativas, como calibrar os sistemas de assistência ao condutor ou redefinir os intervalos de manutenção. Para a maioria das oficinas independentes, isso representa sérios problemas. É por isso que a Bosch desenvolveu uma solução padronizada: o Bosch Secure Diagnostic Access (SDA), que fornece acesso a conteúdo de diagnóstico protegido através do seu software de diagnóstico Esitronic.

Desde agosto de 2021, as oficinas que utilizam o Esitronic 2.0 Online, juntamente com uma licença para diagnóstico de unidades de controlo, podem aceder, via SDA, aos sistemas eletrónicos protegidos de vários veículos produzidos pelo grupo Volkswagen, uma vez que o Bosch SDA responde aos requisitos atuais de segurança para tarefas em veículos fabricados pelo grupo VW. Desde que no início deste ano foram realizadas as atualizações de software Esitronic 2.0 Online e KTS 250, as oficinas passaram a poder usar o SDA para aceder a dados protegidos de veículos Fiat, Alfa Romeo, Lancia, Abarth, Chrysler, Jeep e Dodge/RAM.

Além disso, o Esitronic 2.0 Online SDA foi ampliado durante o mês de junho para fornecer também acesso aos seguintes modelos atuais da Mercedes-Benz: classe C (206), classe S (223) e classe EQS (297). Para além disso, a Bosch está a trabalhar em estreita colaboração com os departamentos de desenvolvimento de outros fabricantes para expandir as possibilidades de acesso através do SDA.

Identificação pessoal Bosch para uso fácil do SDA

Para usar o Secure Diagnostic Access, os técnicos da oficina devem criar uma identificação pessoal Bosch que é gratuita e que consiste num endereço de e-mail e numa senha escolhidos pelos próprios através de um processo guiado, para qual é necessário apenas um único registo. Uma vez registados, os técnicos obtêm acesso a todos os dados de diagnóstico protegidos através do DAS.

Para aceder aos dados protegidos dos veículos Mercedes-Benz, uma vez criada a Bosch ID, é necessário um passo adicional para a identificação do utilizador. Posteriormente, os dados protegidos passam a estar disponíveis.

Explicações detalhadas e sugestões na central de ajuda SDA

Existem duas formas de aceder ao SDA através do software de oficina Esitronic. Por um lado, os utilizadores podem ativar o acesso no Esitronic logo após iniciar o diagnóstico usando a sua ID Bosch. E, por outro, o Esitronic também informa os utilizadores: uma vez conectado o veículo para diagnóstico, surge uma janela pop-up onde é dada a indicação que o veículo está equipado com um sistema eletrónico protegido. Além disso através de um link, os utilizadores podem aceder à central de ajuda do SDA, que disponibiliza suporte adicional. Contém informações importantes sobre tópicos relacionados com o Secure Diagnostic Access, como por exemplo, perguntas frequentes, imagens e vídeos de instruções.

Um pré-requisito para o uso do Bosch Secure Diagnostic Access é o software de diagnóstico online Esitronic 2.0 e uma licença válida para o diagnóstico da unidade de controlo, bem como uma conexão estável à Internet. Além disso, são também necessários equipamentos de diagnóstico da atual geração de KTS da Bosch, como KTS 590, KTS 560, KTS 350 ou KTS 250. Isso permite que oficinas multimarcas realizem tarefas de diagnóstico ativo em modelos de veículos atuais, garantindo assim a sua competitividade.

 

PALAVRAS-CHAVE