Ver todas

Back

“Acreditamos que 2017 será um ano bastante positivo para a Global Parts”, Manuel Cardoso

12 Janeiro, 2017

Manuel Cardoso, gerente da Global Parts diz que 2016 foi um ano de viragem para a empresa que opera nas peças para veículos pesados, tendo registados fortes crescimentos, apesar das alterações no mercado.

Qual o balanço que faz da actividade da sua empresa em 2016 e quais foram os factos mais marcantes?
2016 foi um ano de viragem na ainda recente história da Global Parts. Ao mesmo tempo que a atividade relacionada com a exportação, para Angola e Moçambique, contraiu, devido aos fortes constrangimentos daqueles mercados, a Global Parts tomou um conjunto de medidas que permitiram um crescimento de 68% no mercado nacional, e de 16% no total da faturação da empresa. Fundamentalmente, reintegrámos 2 comerciais que estavam destacados em Angola, e, em Junho, abrimos o segundo ponto de venda, no Parque Industrial do Seixal. Simultaneamente, celebrámos vários acordos para distribuição de algumas marcas de relevo a acrescer à oferta já ampla de que dispúnhamos.

Que análise faz do mercado de peças ao nível dos veículos pesados?
O mercado das peças de veículos pesados em Portugal tem apresentado nos últimos anos crescimentos anémicos, fruto das condições macroeconómicas do país, o que tem provocado uma pressão muito forte sobre os diversos operadores, e consequentemente alguma erosão das margens e da rentabilidade. Numa análise que efetuamos recentemente concluímos mesmo que de 2014 para 2015 o mercado das peças ‘encolheu’. Uma possível causa pode ser a quebra na exportação, em especial para Angola, que é difícil medir mas que teve um forte impacto em quase todos os operadores nacionais. Por outro lado, as marcas têm vindo a atrair os operadores de transportes com condições especiais para aquisição de viaturas, com a manutenção incluída, o que penaliza o setor independente onde operamos.

Quais as perspectivas para 2017 e futuro, e que factos poderão vir a marca o setor das peças no setor dos pesados?
Acreditamos que 2017 será um ano bastante positivo para a Global Parts, que se tem vindo a dotar de condições para crescer, desde logo, e principalmente, um conjunto de colaboradores com muita experiência no setor, e de reconhecida competência, que garantem um nível de serviço de excelência aos nossos clientes, nos dois pontos de venda, Vialonga e Seixal. Para este ano temos também um plano ambicioso de campanhas de divulgação de algumas marcas que representamos e de outras que vamos incorporar a breve prazo. Não menos importante serão as ações de formação técnica que desenvolveremos para permitir aos nossos clientes acompanharem a evolução dos sistemas e a crescente complexidade dos componentes e das suas viaturas. No mercado independente, onde operamos, é fundamental estarmos preparados, e preparar os nossos clientes, para essa complexidade. 2017 será um ano de reforço das parcerias desenvolvidas com os fabricantes e com os clientes, isso temos como certo.

PALAVRAS-CHAVE