A Liqui Moly destaca, em janeiro, o aditivo anti-cristalização do AdBlue, o novo DEF Aditivo Anti Cristalização K, que beneficia de uma campanha especial durante este mês.
Através de um depósito em separado, o agente redutor AdBlue, também designado Diesel Exhaust Fluid, é injetado de forma doseada na conduta de gases de escape quente. “Aí, a solução evapora. Podem formar-se resíduos porque se forma uma película de líquido na superfície do escape, na qual a água evapora mais depressa do que a ureia se pode decompor”, afirma David Kaiser, diretor de investigação e desenvolvimento da Liqui Moly e responsável pelo desenvolvimento deste produto. “Através do aditivo, a temperatura é reduzida para atingir o chamado efeito de Leidenfrost. Este efeito favorece a decomposição sem resíduos da solução de AdBlue. Graças ao efeito de Leidenfrost, a formação de uma película de líquido na superfície do escape é reduzida”, continua David Kaiser.
Podem surgir resíduos, uma vez que o AdBlue é composto por cerca de dois terços de água desmineralizada e cerca de um terço de ureia. Quando esta substância é aquecida, os compostos orgânicos biureto e tiureto são produzidos através da separação do amoníaco. “Nos tubos ou nas válvulas doseadoras formam-se cristais de ureia. Isto acontece quando a água nos tubos evapora”, explica o diretor de desenvolvimento. Em casos extremos, isto provoca uma obstrução no sistema AdBlue, o que, por sua vez, pode provocar danos na bomba e nos injetores ou uma mensagem de erro no comando do motor. “O tensoativo incluído no aditivo reduz a tensão superficial no AdBlue. Impede a formação de gotas. Assim, não se formam cristais prejudiciais e é possível evitar a formação de depósitos no bico de injeção”, diz David Kaiser.
A sensibilidade ao frio é o segundo ponto fraco da solução aquosa. Para proteger o sistema SCR contra o congelamento do líquido, os fabricantes de veículos utilizam sistemas de aquecimento. No entanto, estes só se ativam quando o motor liga. “A partir de -11,5 °C, o AdBlue congela. Com o nosso aditivo, é possível baixar o ponto de congelação para cerca de -16 °C”, afirma David Kaiser. Uma vez que, muitas vezes, por exemplo, os veículos de construção não têm proteção contra o frio nos estaleiros, o risco de avaria aumenta no inverno. Diversas oficinas e empresas de construção contactaram a Liqui Moly para pedir um produto que resolvesse o problema. O resultado foi o DEF Aditivo Anti Cristalização
No entanto, o aditivo tem apenas um efeito preventivo. A cristalização existente só pode ser removida mecanicamente. Na maioria dos casos, isto acontece com uma substituição dispendiosa de peças. “É por isso que um aconselhamento na prevenção é tão importante”, sublinha o especialista.
O produto em destaque este mês tem a Referência 21838, numa embalagem de 250 ml, com doseador incluindo na tampa. Cada 25 ml de aditivo são suficientes para 10 litros de AdBlue®. Para as oficinas, esta embalagem, que trata até 100 litros de Adblue, deve ser transformada num serviço de prevenção em cada manutenção de um veículo diesel com este sistema, protegendo a viatura do cliente de forma económica, profissional e eficaz.