Ver todas

Back

adVANce é equipamento de série no novo Sprinter

7 Dezembro, 2017

Na forma de uma breve antevisão inicial do novo Sprinter, a divisão Mercedes-Benz Vans apresenta no Campus de Inovação do Sprinter em Estugarda, como o comercial mais vendido se prepara para liderar o segmento de comerciais ligeiros de grandes dimensões para uma nova era. Aqui, a futura iniciativa adVANce, que foi apresentada em 2016, desempenha um papel fundamental.

Os desenvolvimentos, incluindo as novas soluções de conectividade, conferem uma forma mais concreta e serão pela primeira vez produzidos em série com o novo Sprinter na primavera de 2018. A terceira geração, o fundador do segmento, o mais vendido e o porta-estandarte da inovação foi mais uma vez reinventado. A conectividade à Internet, a sua capacidade única de escala, as silenciosas cadeias cinemáticas, as soluções individuais de hardware para o compartimento de carga e a sua combinação com os serviços de partilha e de aluguer, tornam o Sprinter a primeira solução de sistema integrado. A integração destas inovações destina-se exclusivamente a explorar os benefícios do cliente nos setores individuais e será um benefício para o trabalho diário dos gestores de frotas e motoristas.

“O Sprinter é o porta-estandarte da nossa frota de veículos comerciais e define aquilo que nós entendemos como uma solução de sistema integrado. Com abrangentes conhecimentos específicos do setor, um veículo que é precisamente adaptável aos diferentes requisitos de transporte e aos inovadores serviços ligados em rede, acrescenta valor a uma oferta de produto abrangente totalmente integral. O Sprinter é a primeira incorporação desta nova classe de veículo da divisão Mercedes-Benz Vans e visa satisfazer a necessidade de hardware inteligente,” afirma Volker Mornhinweg, diretor da divisão Mercedes-Benz-Vans.

Desde o seu lançamento de mercado em 1995, o Sprinter tem definido o segmento de comerciais ligeiros de grandes dimensões nos mais diversos campos de aplicação. E satisfeito os clientes em mais de 130 países. Com mais de 3.3 milhões de unidades vendidas, até à data, o Sprinter é um dos veículos comerciais mais vendidos e é o comercial ligeiro mais vendido da divisão Mercedes-Benz Vans.

Foco do desenvolvimento: concentração em cinco campos de inovação

A futura iniciativa adVANce significa a transformação da divisão Mercedes-Benz Vans de um fabricante de veículos para um fornecedor de soluções de mobilidade e de transporte totalmente integradas O desenvolvimento dos produtos e dos serviços é formado por cinco áreas de inovação: a digital@vans está relacionada principalmente com a conectividade e a ligação em rede dos veículos. A solutions@vans concentra a sua atenção no desenvolvimento de soluções de hardware para tornar os clientes mais eficientes no dia-a-dia das suas atividades de negócio. A área rental@vans concentra-se nos modelos inovadores de aluguer, enquanto a sharing@vans agrupa novos conceitos no setor dos transportes públicos de passageiros. A eDrive@vans incorpora uma abordagem holística à mobilidade elétrica.

Breve antevisão dos atributos do novo Sprinter

A terceira geração do Sprinter, que será apresentada em Fevereiro de 2018, serve de referência à inovação de toda uma classe de veículos, principalmente em virtude dos seus serviços de ligação em rede totalmente novos. Pela primeira vez, o hardware de ligação à internet é uma peça integral da infraestrutura do veículo. Isto estabelece um pré-requisito essencial para os serviços e soluções inovadores específicos do setor e os seus contínuos desenvolvimentos no futuro.

“A integração na Internet das Coisas abre caminho a inúmeras novas possibilidades no que diz respeito às medidas de otimização de processos e ao aperfeiçoamento da eficiência. Inicialmente iremos oferecer serviços ligados em rede no lançamento de mercado do novo Sprinter e posteriormente iremos expandir e adaptar continuamente o nosso portfólio aos requisitos dos nossos clientes e dos modelos de negócio,” afirma o Dr. Ulf Zillig, gestor do projeto Sprinter na divisão Mercedes-Benz-Vans.

Nova função para a frota nos mercados extremamente competitivos

As mega tendências da digitalização e da urbanização confrontam as empresas e os operadores de frotas com desafios exigentes. O mercado dos serviços de correio, transporte expresso e de encomendas, é caracterizado por rigorosos prazos de entrega, períodos de entrega flexíveis e uma elevada pressão sobre os custos. As entregas fora do horário normal de funcionamento é uma prática comum, por exemplo, no setor do comércio online, enquanto a entrega de bens no próprio dia da encomenda, por exemplo, no setor alimentar, continua a crescer e a conquistar quota de mercado.

Por forma a sobreviver neste ambiente extremamente competitivo, as frotas necessitam mais do que nunca de ser integradas nos processos das empresas. Isto dá origem a uma crescente implementação de aplicações para veículos inteligentes, que são necessários para desempenhar a função cada vez mais importante de assegurar a competitividade e o sucesso das empresas e das correspondentes necessidades de transporte. Os inovadores veículos comerciais estão a ser transformados de puros meios de transporte em plataformas para conceitos de logística. Enquanto os atributos como a fiabilidade e a economia permanecem incorporados na marca Mercedes-Benz Vans, a futura geração de veículos necessita adicionalmente de oferecer novas tecnologias para as mais diversas situações de utilização. As soluções isoladas estão a dar lugar a uma bem concebida solução de sistema integrado.

Aqui, os desenvolvimentos inovadores abrangem a máxima flexibilidade e integração do veículo na infraestrutura informática da empresa e nos sistemas de controlo do inventário. Desta forma é gerado valor para a frota ao longo de toda a cadeia de valor.

Mais informações em www.media.daimler.com e www.mercedes-benz.com

PALAVRAS-CHAVE