O serviço de apoio ao cliente associado aos produtos que comercializa é um dos pontos essenciais da atividade da AIC Germany.
Fundada em 1975 em Hamburgo, na Alemanha, a Jürgen Liebisch – empresa que comercializa a marca AIC – cresceu e tornou-se uma empresa de referência no aftermarket. Atualmente, a AIC comercializa os seus produtos em todo o mundo, e complementa esta oferta com um serviço técnico, destinado a apoiar os seus clientes na resolução de problemas. Atualmente, opera a partir do seu centro logístico em Glinde, perto de Hamburgo. “O nosso objetivo é melhorar continuamente a qualidade e identificar, analisar e reduzir sistematicamente os erros. Fazemos tudo para oferecer aos nossos clientes uma solução de alta qualidade e adequada para as suas necessidades”, indica Kristin Steinhorst, Head of Sales na Jürgen Liebisch.
PRODUTOS
Com um portfólio que abrange mais de 100 grupos de produtos e mais de 13 mil artigos, a empresa pretende, com a marca AIC, criar soluções adaptadas às necessidades do mercado independente de pós-venda. “A nossa principal prioridade é e continua a ser a combinação bem-sucedida de produtos de alta qualidade e preços justos, assegurando que mesmo os veículos mais antigos continuem a poder ser reparados. Acreditamos que é importante reagir com flexibilidade às necessidades do mercado e reconhecer as novas tendências numa fase inicial. Ao fazê-lo, beneficiamos de parcerias de cooperação com a nossa rede internacional de fornecedores e clientes”, explica Evelyn Ackermann. “Para além da nossa própria marca de alta qualidade AICGermany, trabalhamos com fabricantes de equipamento original tais como iwis, Dunlop Airsuspension e Olsa, a fim de podermos servir as necessidades dos nossos clientes, os grossistas de peças, da melhor forma, com soluções de alta qualidade para o pós-venda”, indica Kristin Steinhorst.
DIFERENCIAÇÃO
Kristin Steinhorst indica que a empresa está sempre atenta às necessidades do mercado e dos seus clientes. “O que o mercado precisa, nós temos. Estamos concentrados em resolver os problemas diários das oficinas. Não comercializamos produtos que não sejam necessários. Como um solucionador dinâmico de problemas, respondemos às mudanças no mercado e dispomos de produtos com elevada cobertura de mercado e como uma alternativa de preço”, e acrescenta: “temos quase 50 anos de experiência na indústria automóvel. Somos muito diversificados na nossa gama de produtos e não temos grupos de produtos fixos. Reagimos com flexibilidade às necessidades do mercado, temos produtos únicos e temos peças a pedido das oficinas, temos uma garantia de 5 anos até 75 mil quilómetros em todas as nossas peças. Não só somos fortes na venda da nossa própria marca, mas também somos fortes no apoio aos nossos clientes de marca própria com serviço completo”.
Além do serviço de acompanhamento técnico, a empresa disponibiliza aos seus clientes várias campanhas de marketing e apoio, incluindo em feiras comerciais do setor. “A nossa estratégia passa por uma presença visível no mercado, para mostrarmos as várias gamas de produtos que oferecemos e que o mercado necessita, especialmente peças que são uma novidade no mercado”. A rapidez de entrega dos produtos é outra das estratégias de diferenciação da AIC. “Fazemos tudo o que está ao nosso alcance para entregar as nossas mercadorias tão rapidamente quanto necessário. Trabalhamos com ferramentas especiais para calcular a quantidade certa e o tempo de entrega. Encomendamos tudo com antecedência e mais do que realmente é necessário, por isso temos sempre uma gama elevada de produtos. Por trabalharmos com uma grande variedade de stock, conseguimos uma disponibilidade de produto superior a 90%. Além disso, no caso do mercado português, temos parceiros logísticos fortes que são especializados em transportes para o Sul da Europa”.
PORTUGAL
Em Portugal, a AIC desenvolve o seu negócio há vários anos. “Temos, em Portugal, uma parceria estreita e de confiança com os nossos clientes. Acreditamos que continuaremos a desenvolver a nossa atividade de forma positiva neste mercado nos próximos anos através do nosso contacto próximo com os nossos clientes, ajudando-nos a satisfazer as necessidades do mercado português e a crescer em conjunto”.
Kristin Steinhorst
Head of Sales, Jürgen Liebisch
Quais os próximos desenvolvimentos técnicos dos produtos AIC a curto prazo?
Somos uma empresa inovadora e olhamos positivamente e com confiança para o futuro. Um ponto importante serão, naturalmente, os novos sistemas de acionamento, tais como a eletromobilidade.
O futuro da AIC será comprometido com os veículos elétricos, híbridos, e outras formas de propulsão?
A tendência para os veículos eletrificados está a crescer em todo o mundo e, haverá, definitivamente, várias mudanças. Há já algum tempo que a AIC oferece, no seu programa, peças sobressalentes para a condução alternativa, e estamos constantemente a expandir a oferta deste tipo de produtos, tendo, atualmente, uma das maiores ofertas do mercado de peças de substituição.
Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 86, de novembro de 2022. Consulte aqui a edição.