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Air Liquide e Faurecia desenvolvem sistemas de armazenamento de hidrogénio líquido

15 Outubro, 2021

A Air Liquide e a Faurecia anunciaram um acordo de desenvolvimento para impulsionar o hidrogénio para veículos pesados.

Este acordo de desenvolvimento conjunto tem como objetivo conceber e produzir sistemas de armazenamento de hidrogénio líquido a bordo para a indústria automóvel. Através desta parceria tecnológica, as duas empresas irão acelerar a implantação da mobilidade de veículos pesados com emissões zero.

Particularmente adequado para aplicações de longo curso, o armazenamento de hidrogénio líquido para veículos a pilhas de combustível tem um papel fundamental para acelerar a transição para a neutralidade de carbono. Com esta tecnologia, a quantidade de hidrogénio armazenada é o dobro da quantidade de hidrogénio gasoso. Como consequência, os camiões pesados que operam com hidrogénio líquido têm o dobro da autonomia dos que operam com hidrogénio gasoso, e beneficiam de um tempo de reabastecimento curto e de uma carga útil optimizada.

A parceria irá potenciar as competências complementares das empresas a partir dos seus respectivos negócios principais, o que será fundamental para acelerar o time-to-market da tecnologia. Por um lado, a Air Liquide trará a sua reconhecida competência em toda a cadeia de valor do hidrogénio líquido, incluindo criogenia extrema, tecnologia de armazenamento, interface de reabastecimento e know-how em infra-estruturas. Por outro lado, a Faurecia trará a sua perícia em arquitectura e integração de sistemas, a sua reconhecida perícia em testes e simulação automóvel, o seu know-how industrial automóvel global e a sua pegada, bem como a sua forte intimidade com os fabricantes de veículos.

Até 2030, a produção de veículos a pilhas de combustível poderia representar 2,5 milhões de veículos, dos quais 20% poderiam ser camiões comerciais. Devido à utilização intensiva, até 2030, os veículos pesados poderão representar cerca de 60% do consumo de hidrogénio para os mercados de mobilidade.

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