Pelas palavras de Armando Lima, responsável pelo negócio Tiresur em Portugal, facilmente se percebe que o ano de 2019 foi extremamente positivo para a empresa de origem espanhola, no qual se lançaram as bases, não só para 2020, mas para o futuro da atividade no nosso país.
Qual o balanço que fazem da vossa atividade em 2019?
2019 foi um ano difícil, não só para a Tiresur, como acredito também que para o mercado dos pneus em geral. Em termos de Europool, os dados apontam para um mercado flat em pneus ligeiros e um aumento em pneus pesados de camião. No entanto, se em termos de volume aparentemente as coisas não estiveram assim tão mal, já em termos de margens não se pode dizer o mesmo. Foi notório ao longo do ano, mas em especial no 2º semestre, uma redução significativa das margens brutas de venda. O mercado no geral, apresentou em 2019 uma agressividade comercial mais acentuada que em anos anteriores, provavelmente explicada pela existência de mais operadores e marcas no mercado, mas também pelo facto de nos últimos tempos se notar um claro aumento da procura por produto mais barato, tendo esse efeito obrigado a reduzir-se o “gap” entre marcas premium e marcas quality e budget.
Para quem importa pneus, e tem a representação de varias marcas próprias, como é o nosso caso, acabámos também por sofrer com a desvalorização do euro face ao dólar, assim como pelo facto dos fretes marítimos terem aumentado significativamente face a anos anteriores.
Foi no fundo um ano de adaptação a uma nova realidade, que muito provavelmente na nossa opinião, apresenta uma tendência que se irá manter em 2020. As empresas estão a ser obrigadas a realizar algumas mudanças nas suas estruturas de forma a adaptarem-se a um nível de margens mais reduzido.
Apesar de tudo, creio que o pior já terá passado e uma vez melhor adaptados a esta “nova” realidade, estamos prontos para enfrentar o mercado.
Qual foi o facto mais marcante da vossa empresa em 2019?
Felizmente tivemos vários aspetos positivos ao longo do ano, que podemos destacar. Tais como por exemplo:
– aumentámos o nosso volume de faturação;
– crescemos em termos de carteira de clientes ativos;
– aumentámos as nossas vendas em pneus agrícolas;
– tivemos o ano com melhor índice de imparidades por falta de pagamento de clientes;
– adquirimos um terreno de 24.500m2 para a construção das nossas novas instalações (escritórios e armazém), que vai permitir-nos aumentar significativamente a nossa capacidade de stock, mas também permitir-nos melhorar muito a qualidade do nosso serviço. Este importante investimento, vai permitir-nos também crescer faseadamente, mas acima de tudo de forma sustentável;
– ganhámos a representação exclusiva da marca Triangle também para Portugal (já a tínhamos em Espanha), em pneus ligeiros e mais recentemente em camião e industriais/OTR.
Qual foi na sua opinião o facto mais marcante do vosso setor em termos gerais?
Conforme já tinha indicado em cima, o que mais marcou o setor dos pneus em termos gerais, foi a clara redução de margens e o aparecimento de novos players no mercado, tais como por exemplo alguns grossistas de peças que agora também apostam nos pneus como complemento ao seu core business.
Quais são as perspetivas para 2020? Vai haver novos investimentos?
Estamos muito motivados para 2020, desde logo porque temos prevista a inauguração do nosso novo armazém (em principio no início do 4º trimestre do ano), sendo que a construção já está a avançar a todo o vapor.
Mas também porque iniciámos a comercialização de pneus Industriais/OTR e Camião da Triangle.
Outro aspeto importante, será a consolidação das nossas marcas de pneus agrícolas no mercado, MRL e GTK, que têm crescido bastante nos últimos meses, estando a gozar de uma boa aceitação por parte do mercado.
Por fim, podemos destacar o facto de que neste ano de 2020, vamos dar especial destaque à nossa rede Center’s Auto, tendo apostado na melhoria do Programa de Fidelização, com a introdução do plano anual de formação para todos os associados do grupo, mais e melhores benefícios e rapeis comerciais, assim como uma aposta na valorização da imagem e comunicação da marca Center’s Auto, com o objetivo de aportar mais prestígio e valor à rede.