A Associação Nacional dos Comerciantes de Equipamentos, Peças e Acessórios, ANCERA, apresentou o relatório de atividade correspondente ao 1.º semestre de 2024, que revela um crescimento de 5,6% na atividade de distribuição de peças sobressalentes em Espanha neste período, face ao mesmo período do ano anterior.
Relativamente ao segundo trimestre do ano, o crescimento foi ainda mais significativo, atingindo os 7,7%, ultrapassando assim os 3,3% registados no primeiro trimestre. De referir que o primeiro trimestre de 2024 incluiu a Semana Santa, enquanto em 2023 este feriado ocorreu durante o segundo trimestre. O final do ano surge optimista e em alta face ao trimestre anterior, com uma expectativa de crescimento na ordem dos 5%.
“A atividade do setor apresentou uma melhoria assinalável neste segundo trimestre de 2024, com um aumento de 7,7% face a 2023, o que permitiu no primeiro semestre atingir um crescimento de 5,6%. Estes são números optimistas, tendo em conta que a inflação está a moderar. Além disso, as expectativas para o final do ano são muito animadoras, com a distribuição a estimar mesmo um crescimento de 3% até 2025”, afirmou Nines García de la Fuente, Presidente da ANCERA.
“No entanto, e apesar dos resultados positivos, o sector enfrenta vários desafios, tais como melhorar a rentabilidade, optimizar custos e despesas, gerir a força de trabalho, enfrentar todas as regulamentações que se avizinham e enfrentar a incerteza política e económica”, acrescentou Carlos Martín, secretário-geral.