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ANCERA revela estudo sobre os desafios logísticos no setor das peças

19 Junho, 2024

A ANCERA (Associação Nacional de Comerciantes de Equipamentos, Peças e Acessórios), realizou o seu estudo anual sobre a logística no setor da distribuição de peças multimarcas em Espanha, com a colaboração da CDN Logística.

O relatório revela um aumento de 15% no número médio de referências em stock. Atualmente, o número de referências sem vendas num ano representa 11% do stock, diminuindo consideravelmente em comparação com os 14% do estudo anterior. No entanto, as referências vendidas em mais de 52 unidades representam 13%, um ponto percentual a mais do que em 2023, quando constituíam 12%.

Quanto aos profissionais dedicados à logística, reforçaram-se os papéis de responsáveis de compras, armazém e transporte, atingindo 35,7% do total, o que representa um aumento de 10,7 pontos percentuais em relação a 2023.

O serviço como prioridade

Os distribuidores indicam que o nível de serviço continua a ser a opção mais valorizada pelos seus clientes, mostrando um crescimento notável ao atingir 58,6%. Neste contexto, 64% dos entrevistados planeiam automatizar processos, implementando comércio eletrónico e investindo em novas tecnologias e sistemas logísticos que permitam uma melhoria direta do serviço.

Desafios logísticos

O setor enfrenta vários desafios logísticos, como os altos custos de envio e transporte, que afetam 56% dos inquiridos, representando uma barreira significativa para a eficiência operacional. Além disso, o custo e a gestão de pessoal, bem como o fornecimento de fornecedores, são preocupações críticas para 44%.

“Devemos reconhecer a urgência dos desafios que o nosso setor enfrenta em matéria logística. O elevado investimento em serviço, a gestão de pessoal e o fornecimento, bem como a capacidade de armazenamento e inventário, são áreas chave que requerem soluções imediatas e eficazes. Por exemplo, adotando novas tecnologias e estratégias que fortaleçam a nossa cadeia de abastecimento e assegurem a excelência no serviço ao cliente de forma eficiente”, aponta Nines García de la Fuente, presidente da ANCERA.

“A qualidade dos nossos produtos e serviços é um dos nossos principais ativos como setor, o que se reflete no estudo, onde se destaca que 76% dos distribuidores escolhe o fornecedor por este motivo e onde se reafirma que o que mais valoriza o cliente é o nível de serviço, assim como a atenção personalizada e profissionalizada de especialistas”, afirma Carlos Martín, secretário-geral da ANCERA.

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