A Anteo está agora presente de forma direta em Portugal, com uma oferta de plataformas elevatórias adaptadas a todas as necessidades das frotas.
Criada em 1968, a Anteo dedica-se exclusivamente à produção e comercialização de plataformas elevatórias para veículos comerciais ligeiros e pesados. Anteriormente presente no mercado português através de importadores, a marca decidiu estar agora diretamente no nosso país, no âmbito da sua estratégia de expansão mundial. Depois de ter sido apresentada durante o Salão Nacional do Transporte em 2021, a Anteo iniciou atividade em Portugal no início deste ano, funcionando como uma filial da fábrica, localizada em Itália. “A Anteo está a dinamizar um plano estratégico para expandir o negócio para outros mercados. E decidiu estar presente de forma direta em Portugal pois, normalmente, quando existe um importador, este não se dedica apenas à venda daquele produto. E, no mercado de pesados e comerciais ligeiros, a plataforma representa apenas uma pequena parte do negócio e, por isso, as empresas têm outros negócios para complementar, não dando atenção exclusiva às plataformas elevatórias, que acabam por ser prejudicadas no serviço pós-venda. É por isso que a Anteo está presente para implementar um serviço pós-venda que pretende dar mais apoio e confiança ao cliente ao adquirir este tipo de produto”, explica Pedro Eugénio, Diretor da Anteo Portugal.
“Agora o cliente, sabe que, ao adquirir uma plataforma Anteo, tem uma empresa que dá a cara por esse produto e que responde de forma eficaz e rápida às suas necessidades, sejam relativas a garantia, serviços de manutenção, reparação ou assistência 24 horas. E a nossa função é essa. Não vendemos apenas a solução, mas prestamos um serviço pós-venda completo. Acompanhamos o cliente durante todo o processo depois da compra do produto, percebendo também que tipo de soluções necessita como complemento, potenciando assim a satisfação e a fidelização do cliente. Este tipo de produtos tem, por norma, uma utilização exaustiva, estando sujeitos a muito desgaste no dia-a-dia e, por isso, o cliente precisa de um acompanhamento direto e contínuo por parte da marca. O nosso foco é terum bom serviço pós-venda, porque é o que fideliza o cliente. Se o cliente não se sentir apoiado depois de adquirir um produto, não volta a comprar”. Nesse sentido, a Anteo disponibiliza um serviço de assistência técnica próprio, do Alentejo à zona de Leiria. Para a região norte e para o Algarve, a empresa trabalha com parceiros que realizam este serviço. “Além disso, no caso dos serviços de assistência técnica, realizamos também serviço multimarca. Porque existem frotas que possuem equipamentos de várias marcas, e temos capacidade para prestar um serviço completo a esses clientes”.
SOLUÇÕES
A Anteo disponibiliza várias soluções de plataformas que se adaptam às diversas necessidades das frotas a operar em Portugal. “No mercado português, quase todas as empresas que realizam distribuição alimentar, por exemplo, utilizam este tipo de plataformas. A distribuição das cadeias alimentares necessita de máquinas mais robustas e potentes. Nesta área, temos uma oferta que vai desde os 750 kg até às três toneladas. O produto instalado depende sempre daquilo que o cliente necessita e que a sua atividade requer. Existem outro tipo de atividades que necessitam de modelos retráteis, por exemplo. Há também em Portugal um grande mercado de viaturas comerciais ligeiras que procuram os nossos produtos. No caso deste tipo de viaturas, disponibilizamos a solução mais leve do mercado”, indica Pedro Eugénio. A maioria dos modelos comercializados na Anteo são produtos standard. “Temos uma vasta gama de produtos, para todas as necessidades que possam existir.
A maioria dos produtos são modelos standard, porque já sabemos quais as necessidades do mercado português e temos stock de acordo com isso. Mas cada modelo pode ser facilmente adaptável, porque um determinado produto pode ter várias aplicações, dependendo da viatura. Existe um contacto inicial do carroçador, com uma necessidade de um cliente. Mandamos vir o produto e, dependendo da largura da carroçaria, cortamos à medida do veículo. Mediante as dimensões dos veículos, temos uma ficha técnica com essas medidas, que é preenchido pelo cliente. Se tivermos em stock, a entrega é feita no dia seguinte, e damos auxílio técnico na instalação. Se não houver em stock, a fábrica em Itália envia o produto à medida. Tentamos sempre saber o que o cliente transporta, para sabermos exatamente o que recomendar. Trabalhamos com os carroçadores a nível nacional. Estas empresas, ao adquirirem a solução, têm uma equipa da Anteo para dar resposta a qualquer problema ou questão que surja”. Pedro Eugénio explica que todos os produtos comercializados pela empresa têm um posicionamento premium. “A marca sempre primou pela qualidade e segurança dos seus produtos. Além disso, apostamos na fiabilidade. Nesse sentido, as nossas placas não têm eletrónica, têm apenas uma placa elétrica. Os nossos equipamentos são produzidos para durar o mesmo tempo que o veículo. Temos clientes que mantém a viatura por 10 anos ou mais, e os nossos produtos acompanham a vida útil da viatura, com o mínimo desgaste e manutenção possíveis”.
Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA PESADOS 40, de junho/julho de 2022. Consulte aqui a edição.